TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFERENTES MÉTODOS DE TREINAMENTO DE FORÇA E SEUS EFEITOS NO DE-SEMPENHO DE NADADORES.

Por:   •  30/6/2021  •  Artigo  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

        A força e potência muscular podem ser fatores muito importantes para um melhor desempenho de nadadores. Estudos colocam que há uma grande relação entre potência e velocidade, mostrando que níveis altos de potência transformam-se em velocidade de deslocamento de forma positiva. Desta forma o treinamento de força é aplicado com o objetivo de complementar a sobrecarga aos músculos utilizados durante o nado, com o intuito de ganhar mais potência. (Barbosa & Andries Júnior, 2006)

        Nos últimos anos a força muscular é considerada muito importante para a preparação física dos nadadores, passando a fazer parte dos programas de treinamentos de natação, visando a melhoria do desempenho. O treinamento físico realizado regularmente e supervisionado, produz adaptações intracelulares fundamentais para a força muscular, resultando no aumento da massa muscular, da força máxima, da potência e resistência muscular. O treinamento físico passou a ser parte integrante dos programas de treinamento de natação competitiva, e ao passar do tempo surgiram muitas variações nos métodos de aplicação. Os benefícios do treinamento físico dependem  ⁠de vários fatores, tais como, escolha dos exercícios, execução e planejamento de sua aplicação.(PIRES; FIGUEIRA JÚNIOR; MIRANDA, 2014)

         

        Treinamento de força é praticado em muitos esporte, visando a melhora do desempenho e a prevenção de lesões, desta forma de ser aplicado de forma especifica dentro dos requisitos de cada esporte. Na natação, o desempenho, principalmente em provas curtas o fator força na água pode ser fundamentalmente decisivo. Treinadores de natação aplicam o treinamento de força e condicionamento também fora da água, e como não há benefícios específicos esclarecidos na literatura, sugere-se que exista uma transferência da força ganha em terra através da interação de vários parâmetros como força ( em terra e na água) e a biomecânica. Desta forma alguns treinadores pensam que o treinamento de força pode ser negativo à capacidade do nadador, e gerar o aumento da força de arrasto devido ao aumento da massa muscular e diminuição da flexibilidade. (Amaro & Marinho, 2017)

        O desempenho da natação não pode ser melhorado apenas através de treinamento na água específico do esporte, mas também por meios de treinamento em terra seca, ou seja, treinamento de força (Crowley et al., 2018; Potdevin et al., 2011). Estudos mostraram que o treinamento de pliometria, é um tipo de treinamento bastante utilizado e eficaz para melhoria da força muscular, bem como as especificidades no desempenho da natação.(SAMMOUD et al., 2019)

        

REFERÊNCIAS

COSSENZA, C. E.; DANTAS, E. Efeito do treinamento de força sobre a flexibilidade. Fitness & Performance Journal, v. 1, n. 2, p. 29–41, 2002.

MARO, N. U. N. O. M. A.; ARINHO, D. A. A. M. E d -l s c p a g s. v. 31, n. 9, p. 2447–2454, 2017.

PIRES, G. P.; FIGUEIRA JÚNIOR, A.; MIRANDA, M. L. J. Treinamento de Força para Nadadores Competitivos: Uma Revisão Sistemática Acerca dos Métodos e dos Resultados na Força Muscular e Desempenho na Natação. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 22, n. 2, p. 148–162, 2014.

SAMMOUD, S. et al. The effects of plyometric jump training on jumping and swimming performances in prepubertal male swimmers. Journal of Sports Science and Medicine, v. 18, n. 4, p. 805–811, 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com