TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFERENTES MÉTODOS DE TREINAMENTO DE FORÇA E SEUS EFEITOS NO DE-SEMPENHO DE NADADORES

Por:   •  23/6/2021  •  Artigo  •  7.373 Palavras (30 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1]

FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ATIVIDADES AQUATICAS

Trabalho de Conclusão de Curso

Pós-graduação em Atividades Aquáticas

MARLON LIMA DOS SANTOS

Rio de janeiro, 15 de abril de 2021

DIFERENTES MÉTODOS DE TREINAMENTO DE FORÇA E SEUS EFEITOS NO DESEMPENHO DE NADADORES. 

DIFFERENT METHODS OF STRENGTH TRAINING AND ITS EFFECTS ON SWIMMERS 'PERFORMANCE.

Dos Santos, Lima Marlon[1]

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão de estudos sobre diferentes tipos de treinamento de força para nadadores. Foi realizada uma busca nas plataformas PUBMED, GOOGLE ACADEMICO E SCIELO, por artigos que apresentassem estudos sobre o tema utilizando as seguintes palavras chaves: treinamento de força, natação e nadadores. Se faz necessária a apresentação de alguns tipos de força que são utilizados durante os períodos de preparação que são a força isométrica, força isocinética e força pliométrica. O palmar é um equipamento bastante usado e tem se mostrado bem eficiente nos treinamentos. Outro equipamento utilizado para treinamento dentro da água é o parachute, que tem como objetivo o aumento do arrasto durante o nado. São bastante utilizados os treinamentos de força mais tradicionais como musculação, treinos com pesos livres e vem sendo utilizado também o levantamento de peso olímpico com objetivo de ganho de força geral, e de potência. Outro método usado é o nado amarrado, esse tem o objetivo de gerar a força com os movimentos específicos realizados dentro da água. Contudo faz-se necessário e é importante observar qual o tipo ideal de treinamento de força de acordo com a realidade, o nível e o objetivo de cada nadador.

PALAVRAS-CHAVE: treinamento pliométrico, potência, resistência, palmar.

ABSTRACT

This article aims to present a review of studies on different types of strength training for swimmers. A search was made on the PUBMED, GOOGLE ACADEMICO AND SCIELO platforms, for articles that presented studies on the topic using the following keywords: strength training, swimming and swimmers. It is necessary to present some types of strength that are used during the preparation periods which are isometric strength, isokinetic strength and plyometric strength. The palm is a widely used equipment and has been shown to be very efficient in training. Another equipment used for training in the water is the parachute, which aims to increase drag during swimming. More traditional strength training is used, such as weight training, free weight training, and Olympic weight lifting has also been used in order to gain general strength and power. Another method used is the tied swim, this one has the objective of generating the force with the specific movements carried out in the water. However, it is necessary and it is important to observe the ideal type of strength training according to the reality, the level and the goal of each swimmer.

KEY WORDS: plyometric training, power, resistance, hand paddles.

  1. INTRODUÇÃO

        Nos últimos anos a força muscular é considerada muito importante para a preparação física dos nadadores, passando a fazer parte dos programas de treinamentos de natação, visando a melhoria do desempenho. O treinamento físico realizado regularmente e supervisionado, produz adaptações intracelulares fundamentais para a força muscular, resultando no aumento da massa muscular, da força máxima, da potência e resistência muscular. O treinamento físico passou a ser parte integrante dos programas de treinamento de natação competitiva, e ao passar do tempo surgiram muitas variações nos métodos de aplicação. Os benefícios do treinamento físico dependem de vários fatores, tais como, escolha dos exercícios, execução e planejamento de sua aplicação. (Pires et al., 2014).

        A transferência de força muscular já bem discutida no cenário esportivo competitivo, na natação inclusive. Desta forma, pode se dizer que o aumento da força do nadador possibilita o mesmo a utilizar menor nível de força para transpor a resistência da água e consequentemente realizar os movimentos de forma mais rápida. (GIANONI, 2011)

        A força e potência muscular podem ser fatores muito importantes para um melhor desempenho de nadadores. Estudos colocam que há uma grande relação entre potência e velocidade, mostrando que níveis altos de potência se transformam em velocidade positiva de deslocamento. desta maneira treinar a força tem como objetivo complementar a sobrecarga dos músculos utilizados durante o nado, buscando o aumento da potência. (Swaine, 2000; Sharp et al., 1982). Utiliza-se o treinamento de força na natação, com o objetivo de causar sobrecarga nos músculos utilizados na realização do nado, buscando aumentar a potência do atleta. E esse treinamento de força pode ser aplicado dentro e/ou fora d’água (Augusto Carvalho Barbosa et al., 2007).

O início da adaptação ao treinamento de força tem como objetivo a ativação dos músculos e a produção força, superando as cargas nas sessões de exercícios, causando desta maneira as adaptações fisiológicas, ligadas à ativação das unidades motoras. Ocorrerão ainda adaptações cardiovasculares e do sistema nervoso, de acordo com as suas especificidades (Rödel, 2011). Sendo assim o treinamento de força pode ser uma alternativa importante para a melhoria da resistência aeróbica nas modalidades cíclicas (Augusto Carvalho Barbosa et al., 2007). Segundo, (Augusto C. Barbosa et al., 2020) ter capacidade de produção de força propulsiva tem influência direta no desempenho do nadador. E sugere o uso de palmares no treinamento resistido dentro da água.

        Ser capaz de gerar força de propulsão, vencendo a resistência causada pela água, é muito importante para o melhor desempenho de um nadador. É possível observar essa melhora com o desenvolvimento de capacidades como o padrão técnico e qualidades físicas, com isso obtendo melhoras em propriedades como arrasto e propulsão adquirindo assim um melhor desempenho (D. S. Bocalini et al., 2010). Alguns estudos mostram que existe informações controversas a respeito do treinamento não-específico e sua transferência para o desempenho dentro da água, não gerando melhora significativa em distâncias curtas. (Jensen, 1963).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.6 Kb)   pdf (270.3 Kb)   docx (73.2 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com