TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Gestão de Pessoas - Efeitos de Treinamento nos Desempenhos Individual e Organizacional

Por:   •  19/4/2018  •  Resenha  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA¹

FREITAS, Isa Aparecida e BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Gestão de Pessoas: Efeitos de Treinamento nos Desempenhos Individual e Organizacional. Brasília: artigo recebido em 29/10/2003 e aprovado em 19/04/2004.

O artigo “Efeitos de Treinamento nos Desempenhos Individual e Organizacional” de Isa Aparecida de Freitas e Jairo Eduardo Borges-Andrade, objetivou demonstrar desenvolvimento de um método para identificar os efeitos provocados por um treinamento nos desempenhos dos indivíduos e da organização. Esse estudo foi realizado no Banco do Brasil, com a participação de 218 profissionais que fizeram MBA em Marketing. Sendo que, os dados que constituíram o método de avaliação foram coletados por meio de entrevistas e questionário.

Desde muito tempo existe uma preocupação por parte de pesquisadores em elaborar um método capaz sinalizar os resultados obtidos através treinamentos empresariais. Existem vários estudos que tentaram satisfazer essa necessidade, como os de: Donald Kirkpartrick (1976), Jack Phillips (1997), Noe e Schmitt (1986), Rouillier e Goldstein (1993), Abbad (1999), Sallorenzo (2000), Lacerda e Abbad (2003), Meneses e Abbad (2003) e o próprio Borges-Andrade (1982) também formulou uma teoria a respeito do tema. Hoje, essas teorias não são consideradas muito eficientes. Contudo, a busca por métodos adequados de avaliação não terminou. Diversos teóricos continuam perseverando na busca de metodologias apropriadas às necessidades de avaliação dos treinamentos nas empresas.

O teórico Jairo Eduardo Borges-Andrade e a coautora do artigo, Isa Aparecida de Freitas, para elaborar um processo de avaliação eficiente, tiveram como base de estudo o programa de treinamento do BB MBA Marketing do Banco do Brasil, no qual, observaram o resultado das pesquisas feitas com os funcionários da área de marketing. As pesquisas mostraram que a grande maioria dos funcionários que responderam os questionários passou a utilizar, no ambiente de trabalho, os conhecimentos e técnicas assimiladas no curso de treinamento proporcionado pela empresa.

O resultado da pesquisa mostrou que o impacto percebido do treinamento foi avaliado entre bom e ótimo, para a maioria dos desempenhos individuais e

organizacionais. No geral, a grande maioria dos que responderam os questionários relatou que aplicava as aprendizagens adquiridas no curso em certas ocasiões de trabalho. Houve, também, funcionários que não utilizaram os conteúdos aprendidos, pois o trabalho não exige tal conhecimento. O artigo utilizou apenas os resultados dos funcionários que aplicaram a aprendizagem no trabalho.

A metodologia utilizada na pesquisa foi tida como adequada para o reconhecimento das melhorias nos desempenhos organizacionais, compreendidos como os mais afetados pelo treinamento. O estudo foi centrado na busca da contribuição do treinamento para a empresa. Na investigação, foram usadas

análises do material didático, das “notas” para a contratação do treinamento, e quatro entrevistas com representantes das principais unidades do banco, que teve como objetivo apurar as mudanças que houveram nas unidades.

Houve, também, uma avaliação referente aos impactos do treinamento na organização, que ocorreu no primeiro semestre de 2002. Para que os efeitos do

treinamento pudessem ser observados, houve um tempo de intervalo, que variou de um a cinco anos. Essa avaliação foi feita pelos próprios funcionários, que se avaliaram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com