TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EFEITO DE SEIS SEMANAS DE TREINAMENTO RESISTIDO NA COMPOSIÇÃO CORPORAL, MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS E CAPACIDADES FÍSICAS DE UM SUJEITO IDOSO

Por:   •  8/11/2017  •  Artigo  •  2.677 Palavras (11 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 11



EFEITO DE SEIS SEMANAS DE TREINAMENTO RESISTIDO NA COMPOSIÇÃO CORPORAL, MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS E CAPACIDADES FÍSICAS DE UM SUJEITO IDOSO.

José Luan dos santos¹, André Evaristo², Daniel Maciel Crespilho³.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo avaliar o efeito de seis semanas de treinamento resistido na composição corporal, medidas antropométricas e capacidades físicas de um sujeito idoso. Nessa etapa da vida ocorre um declínio natural nas funções dos órgãos e dos sistemas do organismo humano, acarretando a uma queda da taxa metabólica, perda de massa muscular e conseqüentemente perda de força, entre outros fatores.

Foram utilizados os protocolos do IMC, CC, IRCQ para avaliar a composição corporal, utilizado fita métrica para aferir as medidas antropométricas e utilizado os protocolos dos testes de flexibilidade no banco de Wells, resistência abdominal de 1 minuto, teste de pressão manual com dinamômetro e o teste de prancha abdominal de 1 minuto para avaliar as capacidades físicas.

Pode-se concluir que não houve variações significativas entre a melhora na composição corporal e perímetros corporais do idoso. Porém houve melhora significativa nas capacidades físicas.

Palavras-chave: treinamento resistido, idoso.

Abstract

The present study aims to evaluate the effect of six weeks of resistance training on body composition, anthropometric measures and physical abilities of an elderly subject. At this stage of life there is a natural decline in the functions of the organs and systems of the human organism, leading to a decrease in metabolic rate, loss of muscle mass and consequently loss of strength, among other factors.

We used the protocols of the IMC, CC, IRCQ to evaluate the body composition, metric tape was used to measure the anthropometric measurements and the protocols of the flexibility tests were used in the Wells bench, abdominal resistance of 1 minute, manual pressure test with dynamometer and the 1-minute abdominal plank test to assess physical abilities.

It can be concluded that there were no significant variations between the improvement in body composition and body perimeters of the elderly. However, there was a significant improvement in physical abilities.



Keyword: resisted training, elderly.

INTRODUÇÃO

A Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu como idoso todo aquele com um limite de 65 anos ou mais de idade para os indivíduos de países desenvolvidos e 60 anos ou mais de idade para indivíduos de países subdesenvolvidos.

“A qualidade de vida e o envelhecimento saudável requerem uma compreensão mais abrangente e adequada de um conjunto de fatores que compõem o dia a dia do idoso” (MENDES, 2005).

O exercício físico sistematizado constitui intervenção capaz de retardar o declínio da aptidão física que acompanha o envelhecimento. Indivíduos que envelhecem praticando atividades físicas apresentam menores declínios na aptidão aeróbia quando comparados aos fisicamente inativos (GUIDO, 2010).

Os exercícios resistidos no treinamento de idosos e visto como um meio de aumentar à massa a aptidão e a força muscular, com isso retarda o progresso da sarcopenia e repercutindo positivamente no desempenho funcional de idoso (ASSUMPÇÃO, 2008). Os estudos com pessoas idosas têm documentado a importância dos efeitos dos exercícios resistidos para melhorar a qualidade de vida por meio do alívio de dores articulares, maior independência funcional, melhora da autoestima e também melhora na sua saúde (CHODZKO, 2009).

 Dessa forma o objetivo foi avaliar o efeito de seis semanas de treinamento resistido na composição corporal, medidas antropométricas e capacidades físicas de um sujeito idoso.

METODOLOGIA

Tipo de estudo

O presente estudo como um estudo de caso experimental segundo Thomas e Nelson (2002), com seu livro métodos de pesquisa em atividade física, nos explica que a pesquisa experimental manipula as variáveis na intenção de estabelecer uma relação de causa-efeito.

Amostra

Participou do presente estudo um individuo idoso de 68 anos, aposentado, realiza atividades física há mais de meio ano, no projeto de Vida Ativa da Unimed, vinculada a Faculdade  Estácio de Sá da cidade de Ourinhos-SP, praticante da musculação da terceira idade, com uma frequência de 2x na semanacom objetivos de melhora no seu nível de força e resistência muscular.

O sujeito em questão apresenta diabetes mellitus tipo 2, onde a produção de insulina é normal, mas os tecidos do corpo se tornam resistentes à sua ação, o que acaba impedindo a absorção da glicose pelo organismo e gerando o aumento da taxa de açúcar na corrente sanguínea (WILD, 2004). E também o individuo apresenta umalesãoóssea no tornozelo devido a acidente.

Instrumentos 

Foram avaliados antes e após seis semanas de treinamento resistido na composição corporal, medidas antropométricas e capacidades físicas de um sujeito idoso.

Para a realização da composição corporal foi utilizado o protocolo do índice de massa corporal (IMC) que segundo organização mundial de saúde (OMS) é um dos indicadores usados pela para verificação do estado nutricional, calculado a partir da seguinte fórmula: peso atual (kg) / estatura (m)2.

 Foi utilizado também o protocolo de circunferência de cintura (CC) que segundo OMS estabelece como ponto de corte para risco cardiovascular aumentado medida de circunferência abdominal igual ou superior a 94 cm em homens e 80 cm em mulheres.

E outro protocolo utilizado segundo Heyward (2000) foi o IRCQ (relação cintura-quadril), este recomenda medir a circunferência da cintura no ponto mais estreito do tronco e a circunferência do quadril no nível da extensão máxima dos glúteos.

Também foram coletadas as seguintes medidas antropométricas, pescoço, ombro, tórax, braço, antebraço, abdominal, cintura, quadril, perna e panturrilha. Para realizar este procedimento foi utilizada a fita métrica, seguindo protocolo Heyward e Stolarczyk (2000).

A técnica utilizada para a aferição da estatura segundo Heyward e Stolarczyk (2000) seguiu o seguinte posicionamento: peso igualmente distribuído nas duas pernas; braços relaxados ao lado do corpo com as mãos voltadas para as coxas; calcanhares unidos e tocando a haste vertical de medida; cabeça na posição neutra e olhos fixos, deste modo foi verificado a estatura do sujeito utilizando dois pontos como referência, calcanhar e ponto mais alto da cabeça.

Para a aferição da massa corporal foi utilizado o protocolo descrito a seguir: peso igualmente distribuído nas duas pernas, roupas leves e descalço, a calibragem verificada no momento, o individuo subir de costas na balança, cabeça na posição neutra e olhos fixos (Heyward & Stolarczyk, 2000)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (229.5 Kb)   docx (183.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com