TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRÁTICAS MULTIDISCIPLINARES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Por:   •  25/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

EDUCAÇÃO FÍSICA-BACHARELADO

                 

DANIELA ROSA DA LUZ

DANIELA DIAS SCHAEFFER

MURILO MESQUITA

PRÁTICAS MULTIDISCIPLINARES

DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

TORRES, RS

SETEMBRO DE 2018

[pic 2]

EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO

DANIELA ROSA DA LUZ

DANIELA DIAS SCHAEFFER

MURILO MESQUITA

ACESSIBILIDADE DE CADEIRANTES AO SEGUNDO PISO DO GINÁSIO ULBRA TORRES.

TORRES, RS

SETEMBRO DE 2018

  1. INTRODUÇÃO 

Deficiência física é a alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação, ou ausência de membros, paralisia cerebral e membros com deformidade congênita adquirida.

Dentre todas essas deficiências encontram-se os que fazem uso de cadeira de rodas para uso de sua locomoção. O cadeirante tem a capacidade de realizar boa parte das tarefas diárias, porém a maior preocupação é com relação à acessibilidade aos locais, embora exista uma lei NBR 9050 que garante acesso do cadeirante, ainda existem lugares que não dispõem de acessibilidade adequada.

Há 24,5 milhões de portadores de deficiência no Brasil, e uma grande parte desta população é cadeirante. Dos 6,2% de pessoas com necessidades especiais, apenas 0,4% do total estão matriculados em instituições do ensino superior. Embora todas as ações afirmativas por parte do governo federal não resolvem todos os problemas dos PNE que desejam frequentar universidades, mesmo com a vaga conquistada, a luta desses estudantes continua para que seus direitos sejam assegurados por lei.

O ambiente construído não leva em conta a diversidade de usuários nos espaços públicos e suas limitações, mas deveria promover independência de acesso a eles. Segundo Guimarães (2002), a acessibilidade é “fruto de decisões e de um posicionamento intelectual baseado na compreensão global de problemas que atingem a todos e, para os quais, estão todos despreparados”.

  1. JUSTIFICATIVA

No decorrer dos anos as pessoas que utilizam cadeira de rodas estão cada vez mais inclusos na sociedade e conquistando seu espaço no meio social. Assegurados por lei, eles tem direito de andar livremente, ter livre acesso aos ambientes de lazer, de trabalho, para estudar e praticar esportes, porém ainda há muito que ser melhorado. O foco desse estudo foi analisar a acessibilidade de cadeirantes ao segundo piso do Ginásio Ulbra Torres, onde o mesmo possuiu salas de aula, utilizadas por diferentes cursos.

  1. OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Analisar as condições de acesso dos cadeirantes ao segundo piso do Ginásio Ulbra Torres.

3.2 OBJETIVO ESPECÍFICO 

  • Analisar a acessibilidade de cadeirantes ao segundo piso do Ginásio Ulbra Torres.
  • Verificar se portas, corredores e acesso estão dentro das normas de acessibilidade.
  • Sugerir construção de rampa de acesso, plataforma elevatória ou elevador.
  • Sugerir adequação de portas, corredores e acessos dentro das normas.
  • Sugerir construção de um banheiro adaptado para cadeirantes.

  1. METODOLOGIA

O método desta pesquisa compreende inicialmente a observação do acesso para cadeirantes ao segundo piso do Ginásio Ulbra Torres. Foi abordada a existência de deficientes físicos, às condições de acesso do deficiente físico, nos quais se abordou o acesso ao prédio e seu interior, circulação interna; acesso por rampas e escadas; espaços das salas de aula, características dos mobiliários presentes, instalações sanitárias quanto à localização, lavatórios, tipo de piso e existência de barras de apoio, bem como suas características e a existência de bebedouros adaptados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (90.7 Kb)   docx (40.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com