TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO

Por:   •  6/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.897 Palavras (12 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR

CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO

JOYCE- ELLE TAYSA  ARAUJO DE AMORIM

R.A 8052052

NEUROANATOMIA

BATATAIS/SP

2019

JOYCE- ELLE TAYSA  ARAUJO DE AMORIM

R.A 8052052

NEUROANATOMIA

Atividade sobre Sistema Nervoso, do Curso de Educação Física – Bacharelado do Centro Universitário Claretiano –EAD, como parte dos requisitos necessários para a aprovação na disciplina de Neuroanatomia

Aluno (a): Joyce- Elle Taysa Araujo de Amorim

R.A 8052052

Professor (a) /Tutor (a) a Distância: Prof. Me. Edson Donizetti Verri.

BATATAIS/SP

2019

 ATIVIDADE DE PORTFÓLIO

1º) Fundamentado no estudo das leituras indicadas, responda as questões a seguir:

1) Dê a classificação anatômica e funcional do sistema nervoso.

        O sistema nervoso é responsável por todas as áreas e reações do nosso corpo. Dotado por uma estrutura bastante complexa, que age em função de estímulos recebidos tanto do meio ambiente quanto de nossos órgãos internos. Sua classificação é feita de acordo com a função de cada órgão. Sendo assim, sistema nervoso é dividido em: Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico.
1. Sistema Nervoso Central- consiste no encéfalo e na medula espinhal, ambos são recobertos pelas meninges (dura-máter, aracnoide e pia-máter) e se encontram no crânio e eixo central do corpo humano (coluna vertebral), respectivamente. O Encéfalo é subdividido em três partes: Cérebro, Cerebelo e Tronco encefálico.
2. Sistema Nervoso Periférico- é formado pelo conjunto de nervos que estão espalhados pelo corpo. Os nervos são classificados de acordo com a origem, podendo ser cranianos( que partem do encéfalo) e raquidianos  que partem da medula espinhal).    

        Desta forma, ele se divide em: sistema Nervoso Somático e Sistema Nervoso Autônomo.
2.1. Sistema Nervoso Somático - consiste nas regiões do sistema nervoso responsáveis por respostas voluntárias e atividades voluntárias do corpo.
2.2. Sistema Nervoso Autonômico - responsável pelas respostas involuntárias, viscerais do corpo, como aumento da pressão e da frequência cardíaca, assim como a respiração. Divide-se em simpático e parassimpático.

2) Conceitue o que são as substâncias branca e cinzenta do sistema nervoso.

        A substância branca, se refere a um conjunto de células com funções de apoio, sustentação, isolamento elétrico ou nutrição dos neurônios  e gânglios.

        No Sistema nervoso central, os feixes de axônios na substância branca são chamados de tratos ou fascículos dependendo do formato e tamanho. Já no Sistema nervoso periférico os feixes de axônios são chamados de nervos. Passam por tratos nervosos que exigem velocidade de transmissão, com menor perda energética e maior suporte (como neurônios relacionados a movimento, sensação, associação das várias áreas do córtex cerebral, tronco encefálico, cerebelo  e medula espinhal).

        A Substância cinzenta é um importante componente do sistema nervoso central, consistindo de corpos de células nervosas, células da glia (astroglia e oligodendrócitos), capilares, oxônio e dendritos. A substância cinzenta contém o corpo celular do neurônio, em contraste com a substância branca, a qual não contém e, em sua maioria, contém tratos de axônios mielíticos.

        A substância cinzenta é composta de corpos celulares de neurônios, e é responsável por interpretar os impulsos nervosos das regiões do corpo até o encéfalo, produzir impulsos e coordenar atividades musculares e reflexos. A substância cinzenta inclui regiões do cérebro envolvidas no controle muscular, percepção sensorial - como visão e audição, memória, emoções e fala. 

3) O que são os neurônios e quais suas células de sustentação e proteção?

        Os Neurônios são a unidade estrutural e funcional do sistema nervoso que é especializada para a comunicação rápida. Tem a função básica de receber, processar e enviar informações.

        Suas células nervosas (Células Glias),  ocupam os espaços entre os neurônios e tem como função sustentação, revestimento ou isolamento e modulação da atividade neural.

        Assim, podemos dizer  que os Neurônios são células altamente excitáveis que se comunicam entre si ou com outras células efetuadoras, usando basicamente uma linguagem elétrica. Por sua maioria, os neurônios possuem três regiões responsáveis por funções especializadas: corpo celular, dendritos e axônios.

        As células de sustentação e proteção são os dendritos, as células em estrelas, e outras células leucocitárias.

4) Defina nervos, gânglio nervoso, núcleos nervosos e tratos nervosos.

        Os nervos ou troncos nervosos são feixes de fibras nervosas no Sistema Nervoso Periférico. São divididos em nervos sensitivos, motores e mistos.

-nervos sensitivos: possuem fibras sensitivas, o impulso vai dos órgãos sensitivos para o Sistema Nervoso Central.

-nervos motores: possuem fibras nervosas motoras. O impulso vai do Sistema Nervoso Central, até os órgãos efetuadores.

-nervos mistos: possuem tanto fibras nervosas motoras quanto sensitivas.
        Os gânglios são aglomerados de corpos de neurônios no Sistema Nervoso Periférico. Existem gânglios sensitivos e motores. Os gânglios sensitivos são divididos em craniospinais, autônomo e parassimpático. Os motores em simpáticos e parassimpáticos.

-gânglios sensitivos:
*craniospinais: fazem parte os gânglios da raiz dorsal e os gânglios craniais.
*autônomos: fazem parte os gânglios paravertebrais e os pré-vertebrais.
*parassimpático: também chamados gânglios terminais, estão nas paredes ou perto dos órgãos. Na parede eles são chamados gânglios intramurais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (156.5 Kb)   docx (51.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com