TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DO PORTIFÓLIO

Por:   •  29/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

        

BRUNO TOREZAN - RA 1142687

ATIVIDADE DO PORTIFÓLIO

                                                                

                                                        

BELO HORIZONTE

2015

BRUNO TOREZAN - RA 1142687

 ATIVIDADE DO PORTIFÓLIO

Trabalho apresentado ao professor Alexandre Marcucci Miotto como parte das exigências do ciclo 2 da disciplina Anatomia do Aparelho Neuromotor do curso de bacharelado  em educação física à Distancia.

BELO HORIZONTE

2015

  1. O que é a posição anatômica e qual sua importância para a disciplina de Anatomia do Aparelho Neuromotor?

      Todas as discussões sobre o corpo humano, suas movimentações, postura e direção dos movimentos estão relacionadas com a posição anatômica onde corpo deve ficar ereto, membros superiores esticados ao lado do corpo e palmas das mãos voltadas para frente. O olhar em direção do horizonte e os pés e a cabeça para frente. Agora que já definimos o que é a posição anatômica podemos descrever sua importância para a Anatomia do Aparelho Neuromotor. É esta a posição que anatomistas descrevem textos sobre as estruturas anatômicas do corpo dai a importância de sempre ter uma posição de referencia para que assim a compreensão dos textos e movimentos sejam sempre entendidos.

  1. Quais são os movimentos (ou movimentação) que ocorrem nos eixos anatômicos do corpo humano?

      Os movimentos que ocorrem nos eixos anatômicos do nosso corpo são flexão-extensão, abdução-adução e rotação medial e lateral.

  1. Dê a classificação anatômica e funcional do ombro, cotovelo e punho.

Classificação anatômica e funcional do ombro:

      O ombro é formado por três articulações verdadeiras e duas funcionais. Onde as verdadeiras são: Articulação Esternoclavicular, Articulação Acromioclavicular e a Articulação Glenoumeral. E as funcionais são: articulação subdeltoide e articulação escapulotorácica.

Articulação Esternoclavicular: Classificação anatômica sinovial plana e sua classificação funcional é deslizante. É responsável pela união do esterno com a extremidade external da clavícula, ou seja, uni o esqueleto axial ao esqueleto apendicular.

Articulação Acromioclavicular: Classificação anatômica sinovial plana e sua classificação funcional é deslizante. É responsável pela união do acrômio escapular e a extremidade acromial da clavícula.

Articulação Glenoumeral: Classificação anatômica sinovial esferoide e sua classificação funcional triaxial, pois possuem três eixos anatômicos que permitem movimentos de flexão-extensão, abdução-adução, rotação medial e lateral.

Classificação anatômica e funcional do cotovelo:

        O cotovelo é formado por três articulações que são elas: Úmero-ulnar, articulação entre a tróclea do úmero e a incisura troclear da ulna, classificada anatomicamente como dobradiça ou gínglimo; úmero-radil, articulação entre o capítulo do úmero e a superfície côncava superior da cabeça do rádio cuja sua classificação anatômica é sinovial e por ultimo radio-ulnar próximal que é uma articulação entre a cabeça do rádio e a incisura radial da ulna cuja classificação anatômica é sinovial.

Classificação anatômica e funcional do punho:

        O punho é formado por duas articulações que são elas: Radio-ulnar distal, que forma a ligação entre a cabeça da ulna e a incisura ulnar da extremidade inferior do rádio, cuja sua classificação anatômica é uma juntura trocoide que possibilita os movimentos de supinação e pronação do antrebraço. E a articulação rádio cárpica, cuja classificação anatômica é uma juntura sinovial condilar e sua classificação funcional é biaxial possibilitando os movimentos de flexão-extensão e abdução e adução.

  1. Cite os músculos que formam o manguito rotador e a ação desses músculos.

      O manguito rotador que exerce a função de estabilização da articulação glenomeral, ou seja, manter a cabeça do úmero pressionada e estabilizada contra a cavidade glenóide, fortalecendo a cápsula articular e protegendo a cabeça do úmero contra deslocamentos indesejáveis nas direções anteriores, superiores e posteriores.  O manguito é formado pelos seguintes músculos:

Supra espinal que exerce ações de abdução do ombro;

Infra espinal que exerce ações de rotação externa do ombro;

Redondo menor que também exerce ações de rotação externa do ombro;

Subescapular que exerce ações de rotação interna do ombro.

  1. O que é um músculo biarticular e monoarticular? Cite exemplo.

        Essa nomenclatura mono e biarticular é a forma utilizada para classificar os músculos que atravessam uma ou duas articulações. Como exemplo de musculo monoarticular, temos o bíceps braquial que atravessa apenas a articulação do cotovelo. Já o tríceps é um musculo biarticular, pois atravessa a articulação do ombro e também do cotovelo. Porém apenas a cabeça longa do tríceps atravessa essas articulações, e as cabeças lateral e medial atravessam apenas a articulação do cotovelo, mas mesmo assim o tríceps em sua totalidade é um musculo biarticular.  

  1. O que é um músculo agonista e antagonista? Dê exemplo.

       Como exemplo vamos utilizar o movimento muito utilizado dentro das academias é a flexão do cotovelo ou mais conhecido como rosca direta. Quando executamos esse movimento o bíceps é o musculo agonista, pois é o principal agente dessa execução. Já o tríceps é antagonista pois está oposto ao movimento do bíceps.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (223.1 Kb)   docx (50.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com