TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES AQUÁTICAS COMO CONTEÚDO DA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  3/7/2018  •  Resenha  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADES AQUÁTICAS COMO CONTEÚDO DA ÁREA DE
EDUCAÇÃO FÍSICA

MARÍN, A.  M Bacharel em Educação Física. Treinador Superior De Natação e Diretor Técnico do Clube Natação Lorca - Lorca (Murcia).

Hoje em dia são muitos os centros educativos que incluem dentro da área de Educação Física sessões no meio aquático. A escola tem consciência da precisão de incorporar a cultura e à educação aqueles conhecimentos, habilidades, destrezas e capacidades que relacionadas com o corpo e o movimento possam contribuir ao desenvolvimento da pessoa e à melhora de sua qualidade de vida. Pensando nisto os esportes aquáticos tem muito a contribuir.

Mas para que este recurso seja usado se torna muito importante conhecer as verdadeiras características do meio aquático com a fim de utilizá-lo como veículo para o desenvolvimento e aplicação dos blocos de conteúdos inclusos no currículo, um currículo aberto e flexível que vai permitir-nos adaptá-lo ao próprio contexto do centro e da sala de aula. 

Muitos hoje se preocupam com o corpo a saúde e neste sentindo a educação física entra como um benefício. Devemos apresentar aos alunos uma ampla de atividades que lhes permitam poder eleger as que mais se adaptam a suas necessidades, interesses e gostos.

O conceito de atividades aquáticas foi impresso recentemente em
nossa sociedade, pois ao longo de história a água foi entendida sob diferentes
concepções, das quais a mais conhecida foi o termo de natação. A partir da definição dada anteriormente, segundo o qual o termo de atividades aquáticas inclui todo tipo de programas que se desenvolvem no meio aquático, vamos estabelecer uma classificação atendendo a um critério: a finalidade ou orientação de ditos programas ou atividades. Desta maneira, e a modo de proposta, podemos distinguir vários âmbitos: utilitário, educativo, desportivo ou competitivo, higiênico ou de saúde, terapêutico e recreativo.

Uma das principais vantagens do meio aquático, contribuir ao desenvolvimento as capacidades físicas básicas (força, velocidade, resistência e flexibilidade), também em relação às qualidades motrizes: coordenação, equilíbrio, agilidade e habilidades básicas. desenvolvimento motor dos alunos, Desenvolvimento das funções intelectuais: análise, entendimento, decisão, memória.

Dentre os principais objetivos primários, encontra-se conhecer e valorizar o próprio corpo e suas possibilidades motrizes no meio aquático realizando de forma autônoma atividades físico-desportivas que exijam um nível de esforço,
habilidade ou destreza conforme com elas, pondo a ênfase no esforço. Conhecer e valorizar os efeitos benéficos e prejudiciais que a realização de atividades aquáticas tem sobre a saúde, bem como a aquisição de hábitos, alimentação e exercício físico. Realizar atividades no meio natural de forma criativa e
responsável, conhecendo o valor do meio natural e a importância
de contribuir a sua proteção e melhora.

Tendo como alguns objetivos secundários conhecer e valorizar os efeitos benéficos, riscos e contraindicações que a prática de atividade física aquática tem para a melhora da saúde individual e coletiva, incrementar suas possibilidades de rendimento motor mediante o acondicionamento e melhora das capacidades físicas e o aperfeiçoamento de suas funções de ajuste, domínio e controle corporal no meio aquático. Conhecer e valorizar os efeitos benéficos e prejudiciais que a realização de atividades aquáticas tem sobre a saúde, bem como a aquisição de hábitos, alimentação e exercício físico. Dentro desta proposta deverá ser de Caráter aberto de forma que a participação não se estabeleça por níveis de habilidade ou outros critérios discriminadores. Que possam negociar-se ou modificar-se as condições de jogo. Por exemplo, que as regras não estejam preestabelecidas de forma estrita e poderão mudar-se ou adaptar-se para favorecer uma maior e mais igualitária participação. Pode usar deslocamentos, saltos, giros, lançamentos e recepções como meio para o
desenvolvimento das habilidades psicomotoras: lateralidade, percepção espacial e temporária, coordenação dinâmica geral, ritmo, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (96.1 Kb)   docx (949.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com