TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO FÍSICA E PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO COM ÊNFASE EM ACADEMIAS

Por:   •  25/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.371 Palavras (10 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 10

RESENHA INSTITUTO BRASILEIRO DE FORMAÇÃO - IBF

Nome:

Curso: AVALIAÇÃO FÍSICA E PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO COM ÊNFASE EM ACADEMIAS

Disciplina: Atividade Física e Prescrição de Exercícios

Avaliação Física

THOMAS, Jerry R. Métodos de pesquisa em atividade física / Jerry R. Thomas, Jack K. Nelson, Stephen J. Silverman: tradução Ricardo Demétrio de Souza Petersen – 6ª ed. –  Porto Alegre: Artmed, 2012

A obra internacionalmente reconhecida por sua abordagem acessível e bem-humorada, Métodos de pesquisa em atividade física apresenta um amplo panorama dos métodos e processos de pesquisa para estudantes das áreas voltadas às ciências do exercício, bem como para aqueles dedicados às áreas de reabilitação.

Com a publicação da sexta edição, mais 25 anos se passaram desde que a primeira foi publicada em 1985, estando prestes a completar 34 anos nos dias atuais. Com toda essa longevidade, muitos leitores devem ter aprendido muito sobre métodos de pesquisa em atividade física e se divertido um pouco com as histórias engraçadas, os casos e as ilustrações incluídas na obra com o objetivo de animar a leitura.

A publicação tem 478 páginas e está dividida em quatro partes, além de um apêndice que inclui tabelas estatísticas, a Parte I contempla uma visão geral do processo de pesquisa, incluindo o desenvolvimento do problema, a utilização da literatura, a preparação do plano de pesquisa e o entendimento de questões éticas em pesquisa e escrita. A Parte II contempla a introdução de questões de estatística e medidas em pesquisas, incluindo descrições estatísticas, poder, relações entre variáveis, diferenças entre grupos, procedimentos não paramétricos e questões sobre medidas na pesquisa. A Parte III contempla a apresentação de vários tipos ou abordagens de pesquisa, inclusive os métodos: histórico, filosófico, síntese de pesquisa, survey, descritivo, epidemiológico, experimental, qualitativo e mistos. Finalmente na Parte IV oferta vasto conhecimento para completar o processo de pesquisa, incluindo redação e discussão dos resultados, organização de artigos científicos, elaboração de boas figuras e tabelas e apresentação da pesquisa tanto na forma oral como na escrita.

O conteúdo da primeira parte, onde são delineados com uma visão geral do processo de pesquisa, pode-se afirmar através de Tuckman, 1978, que o objetivo da pesquisa é determinar como as coisas são em comparação ao que deveriam ser, sendo certo que para alcançar essa meta, empregamos meios cuidadosos e sistemáticos para solucionar problemas, respeitando o fato de que a pesquisa envolve características peculiares. Onde levantam-se questões e desenvolvem-se métodos para tentar resolvê-las, havendo maneiras diferentes (métodos de pesquisa) de tratar problemas, às vezes, a natureza do problema dita o método.

O método científico de solução de problemas foi contrastado com métodos “não científicos”, pelos quais as pessoas adquirem informações. Vários modelos foram discutidos para enfatizar que não há apenas um modo de tratar problemas, ao cabo que se identificou os cinco tipos de pesquisa principais no estudo de atividade física: analítica, descritiva, experimental, qualitativa e modelos e métodos mistos.

As etapas da pesquisa da literatura incluem a redação do enunciado do problema, a consulta de fontes secundárias, a determinação das palavras-chave, a busca de fontes preliminares para facilitar a localização das fontes primárias, a leitura e o registro da literatura e a redação da revisão. Outra questão abordada foi a diferença entre tese e artigo científico, culminando em que um é mais detalhado e o outro é sintético, além do aspecto financeiro, por conta dos custos da publicação e a brevidade, entretanto, autores de artigos de revistas científicas não precisam explicar em detalhes o procedimento que usaram para desenvolver o problema. A extensão varia bastante e, algumas revistas insistem na brevidade das introduções.

Ter uma visão geral do método do estudo de pesquisa, identificando suas principais partes: participantes, instrumentos ou aparato, procedimentos, delineamento e análise são principal propósito que é eliminar hipóteses alternativas ou rivais e barrar as explicações dos resultados, exceto aquela que o pesquisador pretende avaliar. O princípio MAXICON mostra como fazer isso, maximize as fontes de variância verdadeiras ou planejadas; minimize as fontes de variância não planejadas ou de erro e controle todas as fontes de variação extrínsecas.

Entre os pontos levantados na discussão da má conduta científica estão o plágio, a fabricação e a falsificação de dados, a não publicação de dados, os problemas em sua coleta, os temas relacionados com armazenamento e retenção, as controvérsias sobre direitos autorais e práticas de publicação. Debateu-se questões de direitos autorais em pesquisas e publicações, apresentando o modelo usado com maior frequência para lidar com a má́ conduta científica e algumas das sanções internas e externas impostas a indivíduos cujo procedimento acadêmico foi considerado incorreto. Por fim, a ética e procedimentos do uso de participantes humanos e animais.

Na segunda parte da obra foram apresentados os conceitos de estatística e de mensuração em pesquisas, dedicando maior atenção a técnicas estatísticas básicas do que a métodos mais complexos. Enfatizando mais os conceitos da área do que a derivação de fórmulas ou cálculos extensos. Como a compreensão do funcionamento das técnicas estatísticas básicas ajuda a entender procedimentos mais avançados, fornecendo os procedimentos computacionais para a maioria dessas estatísticas e desses exemplos de uso. Descrevendo os tipos diferentes de procedimentos de amostragem e resumimos os conceitos básicos da descrição de dados, como os de distribuição, medição da tendência central e medição da variação. A estatística pode revelar duas coisas sobre os dados: a significância e o significado. Os conceitos de probabilidade, dimensão do efeito e o mais importante a extensão da força. Finalmente, de modo sucinto, técnicas multivariadas de correlação: canônica, análise fatorial e modelagem estrutural.

As técnicas de estatísticas de comparação de efeitos de tratamentos sobre determinados grupos, como métodos de treinamento ou amostras diferentes. A comparação mais simples é aquela entre dois grupos: o teste t. Em seguida, descrevemos a análise de variância como meio de testar a significância das diferenças entre dois ou mais grupos. Também discutiu a análise fatorial da variância, pela qual são comparadas duas ou mais variáveis independentes. Uma vez que, em nosso meio, é comum o uso de medidas repetidas, descrevemos como elas devem ser analisadas. Além disso, fornecemos uma visão geral das técnicas multivariadas nessa área, incluindo as análises discriminante e multivariada da variância. Em seguida, informações sobre técnicas não paramétricas de análise de dados. Esses são procedimentos em que os dados não correspondem a uma ou mais das suposições básicas das técnicas paramétricas, a revisão dos temas da mensuração que se aplicam dando enfoque a validade e a confiabilidade das variáveis dependentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (76.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com