TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagens Administrativas- Clássica/Cientifica

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 5

                         CENTRO UNIVERSITARIO CLARETIANO

Abordagens Administrativas- Clássica/Cientifica, Relações Humanas e Comportamental, Estrutural e Burocrática

        

        

                                            Feira de Santana 2015    

O que pude perceber e me chamou mas a atenção foi à definição de “homo economicus”, onde o beneficio financeira é o único e verdadeiro fator motivador para a ato da máxima eficiência na abordagem Clássica/Cientifica.O objetivo deste trabalho é conhecer sobre o conceito do Homo Economicus, que para a Teoria da Administração Científica, é o homem cujo todas as suas atitudes dentro da organização são motivadas financeiramente.Dentro da visão temática de processos administrativos vamos estudá-lo, ele é fundamental para a administração. De acordo com essa teoria vamos compreender os processosadministrativos, como o pagamento por produção que foi implantado por Taylor, para que as produtividades das empresas aumentassem. Destacando também, um breve trexo do filme “Tempos Modernos”, comparandocom o tema proposto, “Homo Economicus”. Dessa maneira, as empresas são organizadas dentro dos princípios de divisão do trabalho tendo o objetivo a eficiência, organização de tarefas semelhantes em departamentos, centralizando as decisões, nas tarefas do humano e do pessoal, recusa da criatividade e instauração da lógica da cadência.

Nesse caso não tem como não chamar atenção, com essa abordagem administrativa Clássica/Cientifica, portanto a mesma só traz o lucro e sendo assim, seu objetivo é a organização e o controle das atividades dos seus subordinados, apenas para  obter o máximo de produtividade.A origem da Abordagem Clássica da Administração está nas conseqüências geradas pela revolução industrial, basicamente no crescimento acelerado e desorganizado das empresas, exigindo uma substituição do empirismo e da improvisação, e a necessidade de aumentar a eficiência e competência das organizações no sentido de obter melhor rendimento possível dos seus recursos e fazer face à concorrência e competição que se avolumavam entre as empresas. Investindo e se preocupando em treinamentos, especialização e supervisão, percebemos também que as pessoas não tem valor nessa abordagem, a valorização fica toda para a mão de obra.

Já a escola das Relações Humanas, essas teorias criaram novas perspetivas para a administração, visto que buscavam conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos. Até então, o trabalhador era tratado pela Teoria clássica , e de uma forma muito mecânica.  veio se colocar a Clássica/Cientifica, pois na Relações Humanas o ser humano passa a ser notado e tratado com dignidade e respeito humano, com seus objetivos e necessidades individuais de inserção social. Diferentemente da Clássica/Cientifica, onde ele era visto apenas como uma extensão de de lucros e beneficios.

Na abordagem das Relações Humanas, veio em busca de mostrar  a tendência à desumanização do trabalho, criada pela divisão da ação do trabalhador por parte da abordagem Clássica. Essa escola humana se preocupa com os sentimentos dos indivíduos, com a integração social, com a integração social, com a satisfação deles no trabalho e suas relações interpessoais. No entanto, esses e outros aspectos fizeram com que surgisse a importância de uma liderança que facilitasse a relação das pessoas no grupo e que se concentrassem nas necessidades pessoais, coisas que não aconteciam na escola Clássica.

A escola comportamental se preocupava com problemas ligados à eficiência, buscando assim, novas variáveis para solução dos problemas, como motivação, tensão social e necessidades individuais. Essa escola também, não acreditava e nem aceitava a ideia de que a satisfação no trabalho era suficiente para gerar a eficiência.

Mesmo a abordagem Comportamental sendo decorrente das Relações Humanas e enfatize o comportamento humano, ela leva em consideração o contexto de organização de uma maneira mais ampla, compreendendo a influência desse comportamento na organização como um todo, e também as perspectivas das pessoas diante das organizações. Essa abordagem na educação aconselha que o administrador domine os mecanismos motivacionais, e adote determinado perfil de administrador para poder dirigir adequadamente as pessoas à sua volta.

A teoria Estrutural e Burocrática faz parte da abordagem estruturalista mais ampla, essa abordagem baseia-se no conceito de estrutura, sendo entendida como um todo e não como uma simples soma de partes. Sendo assim, a totalidade, a interdependência das partes e o fato de o todo ser maior do que a soma das partes, são as características do estruturalismo.

Sendo Weber o primeiro teórico da abordagem Burocrática, acreditava ele que a burocracia era a organização por excelência e que, tanto pela organização quanto pela previsibilidade do seu funcionamento, seria possível obter a maior eficiência da instituição. Entendendo como vantagens, racionalidade dos meios para se atingir metas, cargos com responsabilidades bem definidas, decisões rápidas via tramitação de ordens e papéis, uniformidade de rotinas e regulamentos que colaboram para a redução de erros e custos, critérios de seleção profissional apenas por competência técnica (aspecto que garante a continuidade do sistema burocrático e evita o nepotismo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (116.4 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com