TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO ADMINISTRATIVA CIENTÍFICA

Tese: GESTÃO ADMINISTRATIVA CIENTÍFICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Tese  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA

A origem da Abordagem Clássica da Administração esta nas conseqüências geradas pela Revolução Industrial, basicamente no crescimento acelerado e desorganizado das empresas, exigindo uma substituição do empirismo e da improvisação trazendo para o seu interior as bases de estudos científicos.

A Escola de Administração cientifica surge com o americano Frederick Winslow Taylor, a partir da segunda metade do século XlX.

Segundo Taylor, o principal objetivo da administração deve ser assegurar o Maximo de prosperidade ao patrão e, ao mesmo tempo. O Maximo de prosperidade ao empregado.

Taylor deu inicio as suas experiências e estudos a partir do trabalho do operário e, logo mais, foi generalista em suas conclusões para a Administração geral. A sua teoria teve uma trajetória inversa (de baixo para cima, e das partes para o todo).

Para ele, a administração tinha que ser tratada como ciência. Desta forma, ele buscava ter um maior rendimento do serviço do operariado da época, a qual era desqualificado e tratado com desleixo pelas empresas. Não havia, à época, interesse em qualificar o trabalhador, diante de um enorme e supostamente inesgotável “exército industrial de reserva”. O estudo de “tempos e movimentos” mostrou que um “ exercito” industrial desqualificado significava baixa produtividade e lucros decrescentes, forçando as empresas a contratarem mais operários.

A administração Cientifica foi vista como uma tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração até então, a fim de alcançar elevada eficiência industrial, sendo que os principais métodos científicos aplicáveis aos problemas da Administração são a observação e a mensuração. Taylor provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial de sua época.

Sua preocupação foi de tentar eliminar os desperdícios e das perdas sofridas pelas indústrias americanas e aumentar os níveis de produtividade através da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.

Taylor pretendia definir princípios científicos para a Administração das empresas.

Tinha por objetivo resolver os problemas que resultam das relações entre os operários, como conseqüência, modifica- se as relações humanas dentro da empresa, o bom operário não discute as ordens, nem as instruções, faz o que lhe mandam fazer. A gerência planeja e o operário apenas executa as ordens e tarefas que lhe são determinadas.

Foi em 1895, que Taylor apresentou á sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos um estudo experimental chamado “Notas sobre as correias”e dando continuidade as suas reflexões em torno do que seria a “ administração por eficiência “ publicou um segundo estudo de nome: “ um sistema de gratificação por peça”, onde apresentava um sistema de gratificação e administração dos operários. Em 1903, publicou seu livro denominado “administração de Oficinas”, onde se preocupava exclusivamente com as técnicas de racionalização do trabalho operário, por meios de Estudo de Tempos e Movimentos.

Para Taylor, as bases de aplicação da Administração Científica (Chiavenato, 2006) são:

1. Estudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com