TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adaptação Física Geral e Stresses

Por:   •  23/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]                                                        [pic 2]

[pic 3]

GILBERTO DA SILVA

R.A. 1171014

CICLO DE APRENDIZAGEM 2

PORTFÓLIO 7ª SEMANA – ATIVIDADE 1

PREPARAÇÃO FÍSICA GERAL

[pic 4]

CURITIBA

2018

Objetivos

• Compreender o conceito de cada princípio científico do treinamento e identifica-los durante a preparação física geral.

• Refletir sobre a relação os princípios científicos do treinamento em quaisquer modalidades de preparação física e entender cada um deles dentro do processo de elaboração da preparação física geral.

• Analisar as diferentes particularidades descritas em cada princípio e conseguir empregá-los durante o processo de preparação física.

Descrição da atividade

Leia atentamente os enunciados das atividades e responda as duas questões:

Após os estudos realizados até o momento, pudemos criar subsídios para análise sobre a Preparação Física. Já na primeira unidade, tivemos a oportunidade de conhecer os Princípios de Treinamento (Princípio da Individualidade Biológica, Princípio da Adaptação, Princípio da Sobrecarga, Princípio da Interdependência Volume-Intensidade, Princípio da Continuidade, Princípio da Variabilidade, Princípio da Saúde).  

Desta forma, notamos a integração e a importância de estudá-los em nossa formação profissional. Um dos princípios bastante discutido é o Princípio da Adaptação, que nos intriga se pensarmos que um dos motivos do homem sobreviver é justamente a adaptação. Assim, para que exista esta adaptação podemos dizer que "este princípio do Treinamento Esportivo está intimamente ligado ao fenômeno do estresse", ou seja, a quebra da homeostase.

1) Devido a importância de conhecer o fenômeno do estresse (ou dos fatores estressores) e da regulação da homeostase, explique os estresses físico, bioquímico e mental, dando um exemplo de cada um.

Pudemos notar por nossos estudos que o exercício físico é um agente extressor.

Um dos primeiros estudos sobre estresse foi realizado em 1936, pelo pesquisador canadense Hans Selye. Ele submeteu cobaias a estímulos estressores e observou um padrão específico na resposta comportamental e física dos animais. Selye descreveu os sintomas do estresse como a Síndrome Geral de Adaptação, composto de três fases sucessivas (SÍNDROME DA ADAPTAÇÃO GERAL (SAG). Disponível em: . Acesso em: 25 jul.  2017.

2) Assim é imprescindível para o educador físico entender este fenômeno. Por isso, nesta questão pedimos que você cite e explique as três fases da Síndrome de Adaptação Geral (Alarme, Resistência e Exaustão)

Não esqueça de elaborar uma capa para sua atividade e referenciar as bibliografias que utilizar para realizar sua atividade. Fique muito atento aos trabalhos idênticos entre alunos e copiados da internet, pois em ambos os casos a atividade será zerada. Poste sua atividade no Portfólio.

As respostas deste trabalho tiveram como fonte principal Bucioli (2016).

Introdução

Bucioli (2016), no capítulo dedicado ao Princípio da Adaptação (Princípios de Treinamento), cita Tubino (2003) que relaciona este princípio de treinamento (Adaptação) à quebra da homeostase (equilíbrio interno do organismo), profundamente relacionado com o fenômeno do estresse.

Um pouco mais a frente, Bucioli (2016) cita também Dantas (2003) que associa o Principio da Adaptação ao conceito de homeostase que deve ser entendido como o estado de equilíbrio instável, mantido entre os sistemas constitutivos do organismo vivo e sua relação com o meio ambiente, ou seja, o equilíbrio homeostático é modificado por qualquer alteração ambiental.

Ainda para Tubino (2003), citado por Bucioli (2016) para qualquer alteração (estímulo) ambiental haverá uma resposta ou alteração no equilíbrio homeostático.

Estudos de diversos autores, conforme citado por Bucioli (2016, p.30) mostram que os estímulos podem ser dados pelo calor, exercícios físicos, emoções, infecções, etc. Estes estudos permitiram que Tubino (2003) concluísse que todos os estímulos atuantes sobre o organismo podem tornar-se fatores estressantes. Desta forma e com base nos estudos de Von Euler (1969), conforme citado por Bucioli (2016), classificou-se o estresse de acordo com a origem de seus estressores em estresse físico, estresse bioquímico e estresse mental.

1) Explique os estresses físico, bioquímico e mental, dando um exemplo de cada um.

Estresse físico

Pode ser provocado por agentes de natureza física. O estresse físico pode ser desencadeado pela temperatura, pela umidade ou pelo esforço físico.

Lembrando que os estresses como citado na introdução são necessários e causam adaptações no organismo de acordo com o princípio da adaptação, poderíamos citar um exemplo de estresse físico causado pelo esforço físico excessivo.

No caso de excesso de treinamento numa modalidade, o que seria um estresse não benéfico, o estresse poderá ser observado ou investigado a partir de uma lesão que o atleta apresente. Lesões em joelhos e tornozelos em jogadores de tênis, por exemplo, poderiam ser enquadradas como lesão por estresse físico.

Estresse bioquímico

Bucioli (2016) explica que este estresse pode ser causado pelo consumo excessivo de quaisquer agentes farmacológicos de natureza química, tais como analgésicos, anestésicos, calmantes, estimulantes, tóxicos, drogas em geral. Citado por Bucioli (2013), Dantas (2003, p. 49) aponta outros fatores bioquímicos estressantes, como a insulina, que provoca hipoglicemia; ácidos e bases, que podem provocar acidose e alcalose, sucessivamente; hormônios que agem conforme suas características específicas; álcool, que provoca diversos efeitos, entre eles a vasodilatação geral; cigarro (fumo), que provoca alterações sobre os sistemas respiratório, circulatório e digestivo.

Creio que seja possível enquadrar como estresse bioquímico os casos de doping para aumentar a performance nos esportes. No Brasil tivemos os casos de Daiane Silva e Cesar Cielo que fizeram uso de diuréticos (furosemida) e o mais famoso caso é do norte americano Lance Armstrong que fez uso de múltiplos produtos farmacológicos.

Estresse mental

Talvez o de mais difícil controle, o estresse mental tem origem na mente e está relacionado a fatores como ansiedade, depressão, angústia, preocupações, ou por outros fatores oriundos do córtex cerebral, segundo Dantas (2003), citado por Bucioli (2016).

A ansiedade parece ser um dos tipos mais comuns de estresse mental nos atletas de auto rendimento. Vejo com frequência atletas de vários esportes que são excelentes nos treinamentos, mas na hora da competição ficam apáticos e não rendem, enquanto outros que não são os favoritos crescem muito. Em esportes individuais como atletismo e judô isto é muito frequente.

2) Explique as três fases da Síndrome de Adaptação Geral (Alarme, Resistência e Exaustão)

De acordo com Tubino (2003), citado por Bucioli (2016), quando estimulamos o organismo imediatamente surgem mecanismos de compensação em resposta às necessidades fisiológicas. Desta forma após constatar que existe uma relação entre adaptação aos estímulos e o fenômeno do estresse é necessário enfatizar que o estresse ou síndrome da adaptação geral (SAG) é a reação do organismo aos estímulos que provocam adaptações ou danos ao mesmo (SELYE, 1956).

 A SAG é dividida em três fases que podem se suceder até que o agente estressante, na sua ação sobre o organismo, atinja o limite da capacidade fisiológica de compensação do mesmo, segundo Tubino (2003) citado por Bucioli (2016, p.33).

1ª fase: Reação de Alarme (ou alerta ou excitação)

Caracteriza-se, segundo Tubino (2003) e Dantas (2003) citados por Bucioli (2016), pela mobilização de mecanismos causadores de desconforto que, para proteger a vida ou o organismo, nos colocam em “estado de alerta”.

Segundo os autores já citados, esta fase pode ainda ser subdividida em choque e contrachoque sendo o choque a resposta inicial do organismo a estímulos aos quais não está adaptado, e pode provocar, por exemplo, a diminuição da pressão sanguínea, enquanto o contrachoque, neste caso, ocasionaria uma inversão de situação, isto é, um aumento da pressão sanguínea.

No artigo disponível em https://www.portaleducacao.com.br com o título Síndrome da Adaptação Geral (SAG), citando Rocha (2000) os autores descrevem a fase de alerta como sendo aquela que ocorre quando o indivíduo entra em contato com seu agende estressor e o seu corpo perde o equilíbrio. Alguns sintomas como mãos e/ou pés frios; boca seca; tensão e dor muscular, por exemplo, na região dos ombros; taquicardia; respiração ofegante e entusiasmo súbito, entre outros são característicos desta fase.

2ª fase: Resistência

Fase caracterizada pela adaptação. É nesta fase o organismo obtém o desenvolvimento adequado dos canais específicos de defesa, ele está resistindo à ação do agente estressor inicial. Esta é a fase que mais interessa ao Treinamento Desportivo, segundo Tubino (2003) citado por Bucioli (2016).

Também no artigo disponível em https://www.portaleducacao.com.br com o título Síndrome da Adaptação Geral (SAG), citando Rocha (2000) os autores descrevem que nesta fase o corpo tenta voltar ao seu equilíbrio, podendo adaptar-se ao problema ou eliminar o problema. Alguns sintomas como problemas com memória, sensação desgaste físico constante, mudança de apetite, tonturas, sensibilidade ou irritabilidade excessiva e desejo sexual diminuído, entre outros são característicos desta fase.

3ª fase: Exaustão

Tubino e Danas (2003) citados por Bucioli (2016) descrevem esta fase como sendo aquela que provoca danos temporários ou permanentes.

É o momento caracterizado pela disseminação das reações, em consequência da saturação dos canais apropriados de defesa, apresentando o que os autores classificam como "presença do colapso", que pode levar inclusive à morte.

Ainda, usando referência ao artigo disponível em https://www.portaleducacao.com.br com o título Síndrome da Adaptação Geral (SAG), citando Rocha (2000) os autores comentam que nesta fase podem haver diversos comprometimentos físicos em forma de doença  e, que após a fase de exaustão, pode ser observado o surgimento de diversas doenças sérias, como úlcera, hipertensão arterial, artrites e lesões miocárdicas.


REFERÊNCIA

BUCIOLI, S. A. Preparação Física Geral. Batatais: Claretiano, 2016. Unidade 1.

E-REFERÊNCIA

SÍNDROME DA ADAPTAÇÃO GERAL (SAG). Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/sindrome-da-adaptacao-geral-sag/28257. Acessado em 12 mar.2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (218.4 Kb)   docx (73.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com