TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anabolizantes - O Culto do Corpo Perfeito

Por:   •  29/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.885 Palavras (16 Páginas)  •  778 Visualizações

Página 1 de 16

          CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM – CEULS ULBRA[pic 1]

ASSOCIAÇAO  EVANGÉLICA LUTERANA DO BRASIL - AELBRA

Portaria 1.992 de 19/12/2006 publicada no D.O.U  em 20/12/2006

                ANA MARIA RODRIGUES DE SOUSA

        JONATHAN FIGUEIRA

        JOSÉ RONILDO DE SOUSA E SILVA

                MAIANA TAPAJÓS BRANCHES

ANABOLIZANTES: O CULTO DO CORPO PERFEITO

Santarém- PA

2016

ANA MARIA RODRIGUES DE SOUSA

                                    JONATHAN FIGUEIRA

                                    JOSÉ RONILDO DE SOUSA E SILVA

                                     MAIANA TAPAJÓS BRANCHES

ANABOLIZANTES: O CULTO DO CORPO PERFEITO

                                                                                                     Projeto elaborado como requisito a obtenção da aprovação semestral na disciplina de Fisiologia do Exercício I, do curso de Educação Física do Centro Universitário Luterano de Santarém.

                                                                                              Orientador: Manuel Elbio Aquino

Santarém-PA

2016

Introdução

Uma das facetas que tem caracterizado a sociedade de consumo contemporânea é a crescente importância atribuída à aparência corporal. Nas últimas décadas, o corpo tornou se alvo de uma atenção redobrada com a proliferação de técnicas de cuidado e gerenciamento dos corpos, tais como dietas, musculação e cirurgias estéticas. Homens e mulheres investem cada vez mais tempo, energia e recursos financeiros no consumo de bens e serviços destinados à construção e manutenção do invólucro corporal. Por outro lado, alguns estudos mostram que em paralelo ao culto ao corpo tem aumentado a insatisfação das pessoas com seus corpos, assim como o consumo das chamadas "drogas da imagem corporal", entre as quais se incluem os esteroides anabólicos androgênicos ou anabolizantes (IRIART, CHAVES e ORLEANS, 2009).

        Os esteroides andrógenos anabólicos (EAA) ou anabolizantes são substâncias naturais, sintéticas ou semi-sintéticas, quimicamente relacionadas ao hormônio sexual masculino, a testosterona. Esse hormônio exerce diversos efeitos no individuo, inclusive o de aumentar a massa muscular e o peso corpóreo (FRIZON, MACEDO e YONAMINE, 2005). O aumento da massa muscular, aumento da concentração de hemoglobina e hematócrito, aumento da retenção de nitrogênio, aumento da deposição de cálcio nos ossos e a diminuição das reservas adiposas são alguns dos efeitos anabólicos produzidos (FERREIRA, FERREIRA, et al., 2007). A principal preocupação em relação ao aumento da frequência do uso de EAA entre adolescentes e praticantes de atividade física em geral se deve a grande quantidade de efeitos adversos que essas substâncias podem causar, nos mais diversos órgãos e sistemas, provocando danos reversíveis e irreversíveis tanto em homens quanto em mulheres, podendo causar até a morte (FERREIRA, FERREIRA, et al., 2007)

O presente trabalho faz parte da disciplina Fisiologia do Exercício I, do curso de Educação Física da Instituição de Ensino CEULS ULBRA, que será desenvolvido com as turmas de 9° ano, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa Izabel, situada no bairro da Nova Republica, no dia 20 de abril de 2016. O objetivo deste projeto é informar os alunos a respeito do maleficio que elas podem causar. Será dividida em partes como pesquisa, apresentação, pequenos vídeos e culminância de uma palestra.

Justificativa

Este assunto é um problema causador de grande preocupação em nossa sociedade, pois hoje de forma abusiva, está presente no imaginário coletivo que e possível  aumentar o rendimento e a forma física junto com a aparência. Assim se faz necessários debates e questionamentos que ajudem a encontrar soluções que atenuem ou erradiquem as causas desse uso indiscriminado muitas vezes em adolescentes. Acredita-se que com a prevenção e o conhecimento poderemos evitar uso indevido e generalizado dessas drogas. Usaremos as estratégias onde desenvolveremos ações conjuntas para sensibilizar e buscar a participação de todos. Esperamos obter resultados positivos quanto a abordagem e os assuntos em grupos. Assim deveremos inicialmente realizar as pesquisas com os alunos do 9º ano desta Escola. Com certeza, com ações coletivas, parte destas situações será minimizada. Através de informações cientificas, mostraremos as consequências maléficas dessas drogas no ser humano. 

Objetivo Geral

  • Conscientizar sobre os efeitos negativos das drogas, mostrando que elas causam dependência física e psíquica além de diversas doenças.

Objetivos Específicos

  • Despertar o interesse dos alunos, na busca ou ações coletivas preventivas contra o uso dessas drogas;
  • Oportunizar o debate e reflexões em torno dos fatores sociais, familiares, econômicos que influem no uso abusivo das drogas para atingir o corpo perfeito;
  • Incentivar a erradicação do uso de drogas na sociedade já que há a comercialização indiscriminada destes tipos de produtos. 

Metodologia

A metodologia deste projeto será embasada nos pressupostos da pesquisa participante, de cunho qualitativo. Podendo ser dividida em duas etapas, na primeira será um levantamento bibliográfico e a segunda etapa será realizada palestras aos alunos e a comunidade escolar, procurando mostrar as consequências maléficas dessas drogas no ser humano e sua extensão na sociedade.

Referencial Teórico

3.1 CULTO AO CORPO E SOCIEDADE DE CONSUMO

A história da imagem corporal iniciou-se no século XVI, na França, com o médico e cirurgião Ambroise Paré, que percebeu a existência do membro fantasma, caracterizando-o como a alucinação de que um membro ausente. Três séculos depois, Weir Mitchell, da Filadélfia (EUA), demonstrou que a imagem corporal (sem se referir ao termo, “imagem corporal”) pode ser mudada sob tratamento ou em condições experimentais (BARROS, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (185.2 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com