TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conflitos Adolescentes - A imagem do corpo perfeito ditada pela mídia

Por:   •  19/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 4

1. Introdução

O termo belo para algumaspessoas podem significar algo de se admirar, mas em outros casos se torna feio. Sendo assim, apesar da mídia tentar estipular a opinião das pessoas, não há um único conceito de beleza. O culto ao corpo está presente em todas as sociedades, mas a maneira como ele se realiza se diversifica em cada grupo, ou seja, este “padrão de beleza” éinfluenciado de maneira diferente de acordo com os fatores socioculturais.

No período da adolescência, uma serie de transformaçõesocorrem no nosso corpo, caracterizando mudanças físicas e psicossociais. Nesta fase, alguns jovens podem se sentir inseguros, desconfiados eneuróticos, ficando muitas vezes confusos com os padrões de beleza proposto pela sociedade, fazendo com que uma revolta com seu eu interior seja criada, causando vários conflitos. Devido à imaturidade e até mesmo a falta de auto-estima os adolescentes apresentam uma insatisfação com o seu corpo e, com isso uma facilidade maior de serem influenciados pelos padrões da sociedade.

Em seus estudos, Knobel(1981) observa que o adolescente vivencia “desequilíbrios e instabilidades extremas” com expressões psicopatológicas de conduta, mas que podem ser analisadas como aceitáveis para o seu momento evolutivo, pois constitui vivências necessárias para se atingir a maturidade. Reúne sob a denominação de “síndrome normal da adolescência” ou “normal anormalidade da adolescência” ao conjunto de sinais e sintomas que caracterizam esta fase da vida.

Aberastury (1981) desenvolve sua teoria e afirma que as transformações psicológicas desta etapa da vida têm relação com as mudanças corporais oriundas da puberdade. Sendo esta fase, uma revolução cercada de mitos e dúvidas, e a autora o compara com processos de luto que precisam ser elaborados e superados pelo adolescente. São estes: luto pelo corpo infantil, o luto pela identidade infantil e luto pelos pais da infância.

Sendo assim, existe realmente um padrão exato do que é belo? De qual é a imagem ideal? A constante busca por esta imagem perfeitamente bela é um assunto de extrema importância na atualidade. Com isto, ocorre um aumento de recursos para alcançar tal objetivo, mesmo que estatisticamente o resultado cause danos à saúde física e emocional do sujeito.

Outro assunto polêmico e gerador de inúmeras discussões são as fortes influências da mídia em determinar um padrão de beleza. A mídia ao longo do tempo criou um “padrão de beleza” onde apresenta um indivíduo magnífico, com um corpo escultural, sem nenhuma expressão do tempo. Sem dúvida é muito gratificante sentir-se bem consigo mesmo, com o corpo, e com a vida social e profissional, mas na prática não é bem assim. Infelizmente o que se vê hoje em dia, são indivíduos insatisfeitos com sua imagem e atrativos físicos.

Nos tempos atuais muitos se submetem a vários tipos de tratamentos, desde os mais simples, como cosméticos, até as cirurgias mais radicais. Tudo isso para ficarem de acordo com os “padrões de beleza”. Esses indivíduos não medem esforços, despesas e riscos físicos e psíquicos envolvidos no processo do culto à beleza. As pessoas cometem esses riscos, poisnecessitam permanentemente do reconhecimento e da admiração do outro, porém o excesso não é desejável.

Pesquisas avaliando a insatisfação em relação à imagem corporal são poucas na bibliografia médica no Brasil. O importante seria estimular novas pesquisas e estudos sobre ainsatisfação corporal em crianças e adolescentes, tendo como objetivo principal as causas e conseqüênciasque levam esses jovens a mudanças trágicas em seus corpos, evitando-se, assim, possíveis riscos à saúde física e mental de nossas crianças e jovens.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com