TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de composição corporal em atleta de voleibol sentado

Por:   •  23/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.667 Palavras (7 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 7

Técnicas e padronizações da Avaliação da Gordura corporal por Dobras Cutâneas

Introdução dos métodos

Para a análise da composição corporal "pode-se fracionar o corpo humano em dois, três, quatro ou cinco componentes. Sendo o fracionamento de dois componentes, massa corporal magra (MCM) e massa gorda (MG), o mais utilizado pelo meio científico" (NETO, 1999, p. 42).

Para o fracionamento corporal podem ser empregados métodos diretos (análise química de cadáveres), indiretos (hidrometria, espectrometria, densitometria, impedância biolétrica, ressonância nuclear magnética, ultra-sonografia, interactância infravermelho, condutividade elétrica corporal, análise de ativação de nêutrons, análise da absorção de photons),  e aqueles conhecidos como duplamente indireto (perimetria e dobras cutâneas)

O método das dobras cutâneas "tem sido bastante utilizado no estudo da composição corporal, com objetivo de predizer a gordura corporal relativa (GCR) e a MG, através de equações de regressão". (BURGUER, MACHADO, 2005, p. 42)

 Este método está baseado na relação entre gordura subcutânea, gordura interna e densidade corporal. A utilização do método de dobras cutâneas "apresenta outras vantagens, além de não ser um método invasivo, ele tem um baixo custo operacional, aplicabilidade em grandes grupos, rapidez e facilidade na aquisição das medidas". (SICHIERI, FONSECA, LOPES, 1999, p. 42)

Porém, sua realização requer um preparo ou seja um treinamento prolongado e adequado para que se obtenham resultados confiaveis.

Uma importante limitação na utilização do método de dobras cutâneas é a dificuldade de padronização dos avaliadores em relação aos pontos de medidas, e dos procedimentos adotados para a realização da medida, uma vez que o equipamento parece determinar um percentual muito pequeno na variação da medida.

A confiabilidade do método

Utilizando-se de cadáveres, foi observado um "coeficiente de correlação igual a 0,84 entre leituras por compassos e a espessura do tecido subcutâneo medido diretamente através de uma incisão realizada no mesmo lugar onde se colocou o compasso". (LEE, NG CK, 1965, p.42)

Conseqüentemente devemos ter o conhecimento que os valores obtidos apesar de serem bastante válidos, apresentam interferências pela participação de outros tecidos, resultando portanto apenas em valores aproximados e não na quantidade real de gordura subcutânea. Devemos levar em consideração também o modo de como a dobra é destacada e o tipo de compasso utilizado.

Nos "indivíduos muito musculosos e obesos, a dobra tem uma característica triangular, com os lados não paralelos na base da dobra, em função da gordura subcutânea não ser facilmente separada do músculo". (JACKSON, POLLOCK, 1985, p. 42)

A confiabilidade das medidas de dobras cutâneas serão muitas das vezes afetadas por a habilidade do avaliador, tipo do compasso utilizado, diferença na quantidade de gordura localizada no tecido adiposo, diferença na espessura da pele, compressibilidade do tecido adiposo, destacamento da dobra e nível de hidratação.

Equipamentos para a realização da medida

Para a realização das medidas de dobras cutâneas é necessário um equipamento denominado de compasso de dobras cutâneas. No mercado existem variados tipos e modelos e preços. De acordo com Whitehead (1990, p.43) "somente poucos têm uma aceitação no meio científico internacional, dentre eles o Harpenden (inglês) e o Lange (norte-americano), em função de sua precisão e alta confiabilidade nas medidas". No Brasil os compassos de dobras cutâneas mais utilizados são o Cescorf (fabricação nacional), que é similar ao  Harpenden e o Lange .

Procedimentos para a realização da medida de dobra cutânea

As altas correlações com os métodos indiretos e seu baixo custo operacional foram os principais motivos da grande utilização deste método. Porém a aplicação deste método de maneira eficiente requer que o avaliador siga alguns procedimentos com o objetivo de minimizar os erros de medida, os procedimentos são:

Todas as medidas devem ser realizadas no lado direito do corpo; identificar e marcar com uma caneta ou lápis apropriado o local da medida; o pinçamento da dobra cutânea deve ser feito com a mão esquerda e com os dedos polegar e indicador a ±1 cm acima do local marcado da medida; colocar as hastes do compasso perpendicular à dobra, ±1 cm abaixo do local pinçado, e soltar lentamente as hastes do compasso; as hastes do compasso não deveram passa do ponto pinçado pelos dedos; manter a dobra pressionada enquanto à medida é realizada; fazer à leitura no compasso ±3 segundos após a pressão ter sido aplicada na dobra; afastar as hastes do compasso para removê-lo e fecha-las lentamente; ler o mostrador em sua escala mais próxima; realizar no mínimo duas medidas para cada local, caso os valores diferenciem em mais de 10%, realizar novas medidas; realizar as medidas em uma ordem rotativa, em vez de leituras consecutivas; realizar as medidas sob a pele seca e sem loções; não medir as dobras imediatamente após o exercício; evitar usar compassos de plástico caso se trate de um avaliador inexperiente; treinar com outros avaliadores e comparar seus resultados.

Localização da medida de dobra cutânea

As medidas devem ser realizadas em várias regiões para se obter um termo médio da sua gordura corporal total.  A distribuição dos pontos de dobras cutâneas pelo corpo se justifica pelo fato da distribuição do tecido adiposo subcutâneo não apresentar uniformemente em termos de quantidade por todo o corpo, "existindo a necessidade do emprego de medidas realizadas em diferentes locais para se obter uma visão mais significativa do tecido gorduroso". (HEYWARD, STOLARCZYK, 2000, p.43)

A exata localização de cada ponto de medida de dobra cutânea é extremamente importante, pois, a sua distribuição o leva a índices que pode atingir erros  até duas vezes mais do que os erros intra-avaliadores.

Agora, segue abaixo os pontos anatômicos onde são medidas as dobras cutâneas:

Bíceps: É determinada no sentido do eixo longitudinal do braço, na sua face anterior, na altura da maior circunferência aparente do ventre muscular do bíceps, estando o avaliado na posição ortostática e membro superior em repouso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (91.3 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com