TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA REGULAR ATRAVÉS DE BIOIMPEDÂNCIA ELÉTRICA

Por:   •  13/12/2015  •  Artigo  •  5.395 Palavras (22 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 22

FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL

CURSO DE FISIOTERAPIA

JOSÉ EMANNUEL ALVES TORRES DE ARAÚJO

ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA REGULAR ATRAVÉS DE BIOIMPEDÂNCIA ELÉTRICA NA CIDADE DE TERESINA-PI

                                                      TERESINA

2015

JOSE EMANNUEL ALVES TORRES DE ARAÚJO

ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA REGULAR ATRAVÉS DE BIOIMPEDÂNCIA ELÉTRICA NA CIDADE DE TERESINA-PI

Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Fundamentos da Pesquisa Científica.

Orientador: Prof. Msc Jonas Moura de Araújo.

TERESINA

2015

ARAUJO, J .E.A.T. Análise da composição corporal de praticantes de atividade física regular através de bioimpedância elétrica, 2015. 12p. Projeto de pesquisa orientado pelo professor Jonas Moura de Araújo (Graduação em Fisioterapia) – Faculdade Integral Diferencial, Teresina, 2015.

 

RESUMO

 

O presente estudo tem como objetivo analisar a composição corporal de praticantes de atividade física regular através de bioimpedância elétrica (BIA). A presente pesquisa é um estudo de abordagem quantitativa, de caráter exploratório e descritivo, a ser elaborado a partir de dados adquiridos durante a avaliação da composição corporal dos indivíduos envolvidos no estudo. A avaliação da composição corporal será descrita a partir da do peso, altura, IMC, massa magra muscular, massa gorda, percentual de gordura corporal, taxa metabólica basal  e relação cintura-quadril. Os dados serão agrupados em tabelas e será feito cálculos estatísticos nos grupos e a correlação entre eles, através do software Microsoft Excel 2010 e SPSS for Windows. Os resultados serão expostos em gráficos e tabelas.

Palavras-chave: Composição corporal, Bioimpedância elétrica, Percentual de gordura corporal.

        

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

1.1 Problema de Pesquisa        

1.2 Hipóteses        

1.3 Objetivos        

1.3.1 Objetivo geral:        

1.3.2 Objetivos específicos:        6

1.4 Justificativa        

2 REFERENCIAL TEÓRICO        

3 METODOLOGIA        

3.1 Procedimentos Éticos        

3.2 Métodos da Pesquisa        

3.3 Sujeitos e Universo da Pesquisa        13

3.4 Coleta de Dados        

3.5 Organização e Análise dos Dados        

4 RESULTADOS ESPERADOS        

5 BENEFÍCIOS DA PESQUISA        

6 CUSTOS        

7 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES        

REFERÊNCIAS        

APÊNDICE A        

APÊNDICE B        



  1 INTRODUÇÃO

 O papel da avaliação da composição corporal tem recebido importância cada vez maior devido ao impacto que as alterações dos componentes corporais provocam na saúde humana. A gordura corporal em excesso tem participação direta no surgimento de várias doenças e o tratamento desses agravos determina elevados custos financeiros para o sistema de saúde, além de causar danos à qualidade de vida da população atingida (BAHIA; ARAÚJO, 2014).

Os fatores de risco mais importantes para a morbimortalidade relacionada às doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT) são: hipertensão arterial sistêmica, hipercolesterolemia, ingestão insuficiente de frutas, hortaliças e leguminosas, sobrepeso ou obesidade, inatividade física e tabagismo. Cinco desses fatores de risco estão relacionados à alimentação e à atividade física e três deles têm grande impacto no aparecimento da Síndrome Metabólica (SM)     (DIRETRIZ BRASILEIRA SOBRE TRATAMENTO DA SINDROME METABÓLICA, 2011).

Indivíduos com elevado índice de massa corporal (IMC) estão mais propensos a desenvolver hipertensão arterial, diabetes mellitus tipo 2, doença coronária, insuficiência cardíaca, embolia pulmonar, acidente vascular encefálico, asma, doença biliar, câncer de mama, colorretal, renal, prostático, ovariano, endometrial, pancreático e esofágico (GUH et al., 2009).

Além do IMC, existem outros métodos comumente utilizados na avaliação da composição corporal em nível populacional, dentre eles a Bioimpedância Elétrica (BIA). Este método se caracteriza por ser não invasivo, rápido na aquisição das informações, prático, baixo custo, e avaliar os componentes corporais, a distribuição dos fluidos nos espaços intra e extracelulares, bem como a qualidade, o tamanho e a integridade celular (EICKEMBERG et al., 2011).

Essa técnica fundamenta-se no princípio de que os tecidos corporais oferecem diferentes oposições à passagem da corrente elétrica. Através das medidas da impedância (Z), resistência (R) e reactância (Xc) dos tecidos, é possível discriminar a composição corporal de um indivíduo (KYLE et al., 2004).

A informação sobre a composição corporal é de grande interesse em relação à regulação energética, hidratação, podendo variar em virtude de influências biológicas como idade, sexo e estado de saúde (WILMORE; COSTILL, 2010). Sabe-se que indivíduos fisicamente ativos e atletas possuem maior conteúdo mineral ósseo, densidade mineral óssea e tecido muscular esquelético (CARBUHN et al., 2010). Dessa forma, há a necessidade de conhecer a composição corporal dos praticantes dos diferentes tipos de atividades físicas como jogadores de futebol, halterofilistas, tenistas,corredores e lutadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com