TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da importância da educação física no ensino e desenvolvimento de crianças na série inicial da escola pública Vicente de Fonte.

Pesquisas Acadêmicas: Análise da importância da educação física no ensino e desenvolvimento de crianças na série inicial da escola pública Vicente de Fonte.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.319 Palavras (6 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 6

TEMA: A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DA ESCOLA ESTADUAL

VICENTE DE FONTES.

 OBJETIVOS

GERAL

• Promover um encontro de reflexão e conhecimento sobre a importância das práticas de educação física orientadas pelos professores no ambiente escolar das séries iniciais do Ensino Fundamental.

ESPECIFICOS

• Analisar a importância da educação física na aprendizagem e desenvolvimento das crianças das séries iniciais da Escola Estadual Vicente de Fontes.

• Discutir sobre os jogos e brincadeiras como um apoio pedagógico e recurso a ser utilizado no cotidiano da sala de aula.

 JUSTIFICATIVA

A escolha do tema deste projeto “a importância da prática de educação física nas séries iniciais da Escola Estadual Vicente de Fontes” surgiu a partir de conversas e observações com a equipe de gestão sobre à falta de um espaço adequado para as práticas de atividades físicas, e isso faz com que os alunos e professores fiquem sem as experiências de práticas lúdicas e interativas na escola. Porém, sabemos que essas práticas têm em vista o aprendizado e o desenvolvimento das crianças de forma mais prazerosa e interativa. A prática de educação física pela criança pode ser um fator de grande contribuição para os processos de aprendizagem das mesmas, e sua ação pedagógica possui especificidades e objetivos específicos.

Esse projeto tende a fazer com que se compreenda a relevância do movimento corporal, e do brincar na construção do desenvolvimento da criança durante a infância, incentivando a gestão, os professores e equipe pedagógica no resgate de atividades e brincadeiras que busquem o desenvolvimento e o convívio, a coordenação motora, o raciocínio lógico, e a capacidade de construção dos alunos.

Não há como falar em educação para crianças sem lembrar-se do lúdico no processo pedagógico, e isso está diretamente ligado ao ensino de educação física, pois através dela podemos trabalhar a cultura do movimento, conhecimento corporal, ginástica, atividades rítmicas e expressivas, dança, brincadeiras, jogos e capoeira. As crianças estão em uma fase de descobertas, construção de conhecimento e formação de sua própria identidade, vivem no mundo da fantasia construído por elas, estão em constantes transformações e necessitam de um espaço onde possam correr, pular, dançar, saltitar, andar, brincar e aprender a interagir com outras pessoas, e produzir autoconhecimento. Além de proporcionar momentos de prazer estimulam a aprendizagem, tais experiências facilitam o desenvolvimento e a assimilação da realidade, e este recurso pode ser abordado através de jogos e brincadeiras que tenham significado e objetivos definidos pelos educadores em seus planos de aula, e isto pode ocorrer dentro e fora da sala de aula, de forma segura.

A escola não deve esquecer sua seriedade e deixar os alunos brincarem o dia todo, porém não pode ser tão severa a ponto de deixar apenas o intervalo para a criança socializar-se com os colegas, é interessante que ela adentre no universo infantil e para isso se faz necessário que o professor crie estratégias e condições para que isso aconteça.

 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O projeto de intervenção está fundamentado nos teóricos Silva e Neira que deram importantes contribuições em relação às teorias sobre educação física, e o uso do jogo por professores. O uso de práticas de educação física na educação constitui um dos recursos de grande relevância no processo de ensino aprendizagem.

De acordo com Piccoli (2005), citado por Silva (2007) a Educação Física Escolar é um elemento do processo educacional formal, que possibilita o desenvolvimento global de crianças e adolescentes através da prática educativa de exercícios ginásticos, jogos, esportes, dança e luta.

Porém, ainda existem escolas que pensam na atividade de educação física apenas para gastar a energia das crianças, onde vão apenas correr e praticar algum esporte, e não como um componente curricular capaz de proporcionar desenvolvimento e aprendizado.

Constata-se que a visão de muitas pessoas em relação à Educação Física ainda é errada, uma vez que esta disciplina é muito mais do que jogar esportes ou atividades com bola, ou ainda não entendem que nos esportes ou atividades, encontram-se muito mais do que a busca pelo movimento perfeito ou o fazer apenas pelo fazer, a Educação Física enquanto componente curricular da Educação Básica, é uma das disciplinas que os alunos mais gostam, no entanto, ocupa um grau de importância relativamente baixo entre eles. (ROLIM, 2004). Isso é justificável, de acordo com Silva (2007), quando analisamos o fato de, na opinião dos alunos, ela raramente apresentar relação com a vida fora da escola ou com os conteúdos abordados em outras disciplinas.

A escola deve favorecer este processo, e mais do que isso, garantir à criança a descoberta do movimento como elemento firmado no seu desenvolvimento.

“Assim, ao brincar, jogar, imitar e criar ritmos e movimentos, as crianças também se apropriam do repertório da cultura corporal na qual estão inseridas. Neste sentido, as instituições educacionais devem favorecer um ambiente físico e social onde a criança se sinta estimulada e segura para arriscar-se e vencer desafios. Quanto mais rico e desafiador for o ambiente (do ponto de vista dos movimentos), mais ele lhe possibilitará a ampliação de conhecimentos sobre si mesma, dos outros e do meio em que vive.” (NEIRA, 2003, P. 115)

A Educação Física é uma disciplina que traz significantes contribuições para o desenvolvimento integral da criança. As experiências e atividades prazerosas podem proporcionar aos alunos situações onde possam atuar com objetos, interagir com os demais participantes e com possíveis circunstâncias que os preparará para viver em sociedade. Permite também que as crianças operem sobre o meio físico e manifestam sentimentos, pensamentos e emoções; logo, a educação física possui objetivos e competências que podem e devem contribuir para a qualidade da educação das crianças. A educação física através de brincadeiras e jogos, são meios que a criança utiliza para se relacionar com o ambiente físico e social de onde vive, e cabe ao professor despertar sua curiosidade e ampliar seus conhecimentos e suas habilidades, e assim, pretendo mostrar a importância do uso de tais práticas com professores das séries iniciais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Vicente de Fontes.

 METODOLOGIA

• A atividade de intervenção será realizada com a equipe da gestão e os professores das séries iniciais do turno matutino, o método utilizado será uma oficina durante o turno da noite, e contará com uma carga horária de 4 horas, dividido em etapas.

• O primeiro momento será a parte teórica com slides onde conterá uma introdução e explicação, sobre o tema e a importância de ser abordado na sala de aula.

• No segundo momento vai ser mostrado um vídeo, com um profissional da educação física falando sobre a importância das práticas de educação física para os professores e alunos, e mostrando algumas brincadeiras que mediada pelos professores podem facilitar aspectos tanto no emocional, quanto no cognitivo, cultural, físico afetivo, e social. Seguiremos com um debate sobre os pontos importantes vistos no vídeo, e os benefícios que podem trazer para os participantes em geral.

• Concluiremos com uma dinâmica onde haverá uma divisão de grupos que deverá elaborar um plano de aula onde nele esteja inserido um momento lúdico, jogo ou brincadeira com movimento corporal, que possa se realizar dentro da sala de aula, (visto que a escola não disponibiliza de espaço para essas práticas) e os objetivos alcançados com tais experiências.

 RECURSOS DIDÁTICOS

• Vídeos retirados do youtube sobre jogos cooperativos, circuitos em sala de aula, educação física na educação infantil, e treinamento funcional para crianças.

https://www.youtube.com/watch?v=D0prqBD9V2c

https://www.youtube.com/watch?v=9zzygTuYWSc.

• Apresentação de Slides. ;

• Data show e pendrive.

 CRONOGRAMA

• 1º momento: Início da oficina com a apresentação do conteúdo através de slides com a importância das atividades de educação física para os alunos e professores que atuam na sala de aula.

• 2º momento: Segunda parte da oficina, apresentação de vídeos com algumas práticas feitas com crianças.

• 3° momento: dinâmica em grupo e elaboração de planos de aula.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

SILVA, M.S. e KRUG, H.N. A formação inicial de professores de educação física e de pedagogia: um olhar sobre a preparação para atuação nos anos iniciais do ensino fundamental. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Ano 13, n° 123, Agosto de 2008. http://www.efdeportes.com/efd123/a-formacao-inicial-de-professores-de-educacao-fisica-e-de-pedagogia.htm

NEIRA, M.G. Educação física: desenvolvendo competências. São Paulo: Phorte, 2003.

...

Baixar como  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »