TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre qualidade de ensino e sistema de formação inicial e continuada de professores

Por:   •  17/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.354 Palavras (6 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 6

Os avanços tecnologicos tem cada vez mas fazendo com os professores tenham que criar um novo metodo de ensino,devido esse grande avanço a escolas tem que fazer reavaliações entre a comunidade e as familias,entre informação e conhecimento, entre as fontes de informação providas pelos meios de comunicação e o trabalho escolar realizado pelo professor.

A educação vem cada vez mais fazendo com o que os alunos sejam amancipados que estudem por si só assim os professores,só estariam ali para tirar duvidas e esclarecer questoes,esse tipo de proposta precisa ser estudada pois alguns hestoriadores não concordam ,com esse tipo de emancipação.

O professor que vai ser formado a partir desse novo metodo de ensino devera se aprofundar mais nesses assuntos,precisa ao mesmo tempo achar a sua indentidade para ser o diferencial das outras instituições de ensino, as escolas precisam estar preparadas para responder questões ligadas a novas exigências de formação postas pelas realidades contemporâneas como a capacitação tecnológica, a diversidade cultural, a alfabetização tecnológica, a superinformação, o relativismo ético, a consciência ecológica.

A formação de professores e o ensino como atividade crítico-reflexiva

Como os professores iriam se adequar nas novas tecnicas de ensino sendo que em seus anos de estudos com um curriculo tam rigido e sem pratica com os futuros professores iriam saber o que fazer em sala se nunca tiveram essa experiencia?

Nos anos 80 alguns paises tiveram reformas educativas com a formação e profissionalização dos professores algumas das reformas foram:

• formação e profissionalização de professores como suporte das reformas educativas;

• recusa do professor técnico em favor do professor reflexivo;

• articulação direta da formação inicial com as demandas práticas das escolas, de modo que os critérios de elaboração do currÍCulo de formação inicial sejam buscados nas experiências de formação continuada;

• adoção da idéia de escola como unidade básica de mudança, ou seja, a formação teria como referência o local de trabalho;

• criação de Centros de Formação (rede de escolas) sob responsabilidade e iniciativa das escolas e dos professores;

• criação de Institutos Superiores de Educação junto ao Instituto de Ciências da Educação, com um Centro de Apoio à formação continuada de professores; entre outras.

Neste mesmo documento falavam sobre a melhoria do salario,melhores condições de trabalho,mas estabilidade na equipe de docentes.

Esse novo curriculo fariam que o professor podesse pensar na sua pratica em como eçe estaria ensinando o determinado assunto e que ele possa estar refletindo sobre essa metodologia utilizada.Uma posição mais ampliada sobre o assunto seria a de que, junto à idéia de os sujeitos da formação inicial e continuada submeterem os problemas da prática docente a uma crítica reflexiva, desenvolvam simultaneamente uma apropriação teórica da realidade em questão. Quero destacar a necessidade da reflexão sobre a prática para a apropriação e produção de teorias, como marco para as melhorias das práticas de ensino.

Sabe-se que os professores tem dificuldade de pensar,de forma que os mesmo devem montar estrategias para pensar em cima do pensar,as universidades vem pensando em como fazer com que os futuros mestres pensem assim

As escolas formadoras precisam formar seres pensantes de forma espitamologica ou seja sujeitos que pensam de forma critica e construtiva, com esse novo avanço tecnologico podemos dizer que estamos diante de um novo conceito,não mais estamo com a visão do professor como um ser para ser treinado mais sim para ser lapidado e estruido a se lapidar com os seus estudos e conceitos proprios.

O que faz pensar e repensar a formação do professor na educação continua é

• busca de respostas aos desafios decorrentes das novas relações entre sociedade e educação, a partir de um referencial crítico de qualidade de ensino. Isto supõe levar em conta os novos paradigmas da produção e do conhecimento, subordinando-os a uma concepção emancipadora de qualidade de ensino . uma concepção de formação do professor crítico-reflexivo, dentro do entendimento de que a prática é a referência da teoria, a teoria o nutriente de uma prática de melhor qualidade.

• utilização da investigação-ação como uma das abordagens metodológicas orientadoras da pesquisa.

Idéias para a reorganização do sistema nacional de formação de professores

Cada vez mais a profissão de professor vem sem desvalorizada em nosso país,tudo isso pois os nossos governantes não estão envestindo em nós professores.

A desprofissionalização vem cada vez decaindo pois os salarios são baixos,precária formação teórico-prática, falta de carreira docente, deficientes condições de trabalho,com toda essa falta de respeito com nossa profissão é inevitavel que haja menos professores em sala,a procura para os cursos de licenciatura vem decaindo cada vez mais.

Não são apenas os professores das redes públicas que estão perdendo o interesse pelo magistério ou deixando a profissão. professore de redes publicas também estão cansados das desvalorização da profissão pois são poucos remunerados e tem que cumprir uma carga horaria muito grande.

Não há soluções milagrosas para esses problemas. Todavia, é provável que alguns deles poderiam ser minimizados se a profissão de professor fosse bem remunerada. Na França, onde os professores com mais tempo de trabalho têm um salário aproximado de 3 mil reais e não há diferença de remuneração entre os que trabalham na educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com