TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de dois métodos de treinamento nos parâmetros de força de indivíduos ativos fisicamente

Por:   •  27/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.301 Palavras (14 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

EFEITOS DE DOIS MÉTODOS DE TREINAMENTO NOS PARÂMETROS DE FORÇA DE INDIVÍDUOS ATIVOS FISICAMENTE

AUTOR: Lucas Pereira da Silva¹

                       Tiago Henrique Rosa Nunes¹

ORIENTADOR: Dtdo. FÁBIO ANTÔNIO TENÓRIO DE MELO ²

BRASÍLIA - DF

2017

_________________________

¹Alunos da Graduação em Educação Física do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal

²Professor Doutorando em Exercício Físico e Saúde do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal.  

LUCAS PEREIRA DA SILVA

TIAGO HENRIQUE ROSA NUNES

EFEITOS DE DOIS MÉTODOS DE TREINAMENTO NOS PARÂMETROS DE FORÇA DE INDIVÍDUOS ATIVOS FISICAMENTE

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de graduação em Educação Física do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciado em Educação Física.

Orientador: Dtdo. Fábio Antônio Tenório de Melo.

Brasília – DF

2017


EFEITOS DE DOIS MÉTODOS DE TREINAMENTO NOS PARÂMETROS DE FORÇA DE INDIVÍDUOS ATIVOS FISICAMENTE

Lucas Pereira da Silva

Thiago Henrique Rosa Nunes

RESUMO

O treinamento de força vem, há anos, sendo utilizado como estratégia na prescrição de exercícios físicos. Esse tipo de treinamento tem se demonstrado como o mais eficiente para o aumento da força. A presente pesquisa teve como objetivo analisar e comparar a resposta do método Drop-set frente ao treinamento tradicional nos parâmetros de força de indivíduos treinados. Para isso, foram analisados 6 adultos fisicamente ativos do sexo masculino, não portadores de restrições, com média de idade ±22 anos. Todos praticantes de musculação na academia Easy-Fit do Guará/DF. Pôde-se concluir que o grupo que utilizou o método Drop-set como parâmetro de treinamento, obtiveram melhores resultados estatísticos quanto comparado ao treinamento tradicional na musculatura do bíceps braquial.

Palavras Chaves: Treinamento de força. Hipertrofia. Drop-set.

ABSTRACT

Strength training has been used for years as a strategy in prescribing physical exercises. This type of training has been shown to be the most effective for increasing strength. The present research had as objective to analyze and compare the response of the Drop-set method in front of the traditional training in the strength parameters of trained individuals. For this, 6 physically active male adults, with no restrictions, were analyzed with mean age ± 22 years. All bodybuilders in the Guará/DF Easy-Fit gym. It could be concluded that the group that used the Drop-set method as a training parameter, obtained better statistical results compared to the traditional training in the brachial biceps musculature.

Keywords: Strength training. Hypertrophy. Drop-set.

1. INTRODUÇÃO

O treinamento de força (TF) vem, há anos, sendo utilizado como estratégia na prescrição de exercícios físicos. Esse tipo de treinamento tem se demonstrado como o mais eficiente para o aumento da força (SANTOS, 2010).

Mayheret al. (2005), afirma que é utilizado para o aumento da performance, melhora da qualidade de vida e estética. É praticado por muitos indivíduos com diferentes objetivos, como aumento da massa muscular (hipertrofia), melhora da condição física geral, aumento da performance esportiva, da potência ou resistência muscular.

Em algumas literaturas é conhecido como Treinamento com Sobrecarga, Treinamento Resistido, Treinamento com Pesos e o nome comercialmente conhecido “Musculação”. Todas estas modalidades são variações e possuem como objetivo central o aumento do recrutamento das unidades musculares, portanto, o corpo fará solicitação de maior quantidade de fibras musculares para que a resistência imposta ao mesmo seja vencida (SANTOS, 2010).

Cada propósito exige o uso de diferentes intensidades, número de repetições, de séries, intervalos entre séries e exercícios, e períodos de recuperação entre as sessões de treino (UCHIDA et al, 2012)

A musculação vem sendo atualmente uma das modalidades de exercício mais praticadas no mundo, dada à quantidade de benefícios e sua grande procura se faz em grande parte por fins estéticos. O corpo esculpido e aparentemente saudável é quase uma imposição social (FILOMENO, 2016).

A hipertrofia aumento do diâmetro do músculo, esse aumento pode ser metabólico (sarcoplasmática) ou tensional (miofibrilar). Isso ocorre devido há estímulos, gerando mais força para suportar cargas maiores. Fica óbvio que a hipertrofia muscular ajuda no ganho de força, sem falar da tão sonhada estética (SANTIAGO, 2016).

Vários são os princípios metodológicos utilizados no TF que buscam atender a demanda de vários tipos de público. Os iniciantes, que são considerados aqueles que estão realizando as atividades a pelo menos 3 meses, os intermediários, que são aqueles que se mantém no treinamento ininterruptamente por até 6 meses, e por fim os treinados,         que são aqueles indivíduos que estão no treinamento a mais de 1 ano (SCHUTZ, 2012).

Praticantes avançados da musculação para obtenção máxima dos resultados que o esporte pode possibilitar se utilizam dos métodos de intensificação de treino. Tais métodos em sua maioria eram empíricos, comumente criados e utilizados por fisiculturistas desde a década de 40. Sendo que o Drop-set é uma técnica simples na qual você faz uma série de um exercício até a falha, ou quase até a falha, ai tira um pouco do peso e faz mais uma série, novamente até a falha, sem intervalos. De acordo com a Enciclopédia do fisiculturismo moderno do Arnold, o método do Drop-set foi “descoberto” em 1947 por Henry Atkins. Hoje muito deles a ciência trouxe a tona como fortes evidencias de realmente provocar aumentos no tamanho da celular (SCALDAFERRI, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (169.4 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com