TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DE DOIS INTERVALOS DE REPOUSO ENTRE AS SÉRIES NO TREINAMENTO

Por:   •  9/4/2015  •  Monografia  •  4.965 Palavras (20 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE  PAULISTA – UNIP

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

                                                             DISCIPLINA: MONOGRAFIA

ANALISE DE DOIS INTERVALOS DE REPOUSO ENTRE AS SÉRIES NO TREINAMENTO RESISTIDO VISANDO A HIPERTROFIA MUSCULAR 

                                                                       

                                                                       

                                               Brasília 

                                                                   2008

                                          RAFAEL DA SILVA FIDELIS

ANÁLISE DE DOIS INTERVALOS DE REPOUSO ENTRE AS SÉRIES NO TREINAMENTO RESISTIDO VISANDO A HIPERTROFIA MUSCULAR

                                                                                                                           Projeto de monografia apresentado no curso de Educação física da Universidade Paulista – UNIP como requisito para obtenção de média na disciplina monografia.

 

Orientador: Prof. Guilherme Samy

                                                                       BRASÍLIA

2008

                                                                     Dístico

Dedico este trabalho a meus pais, namorada, todos os professores com quem trabalhei e amigos.

AGRADECIMENTOS

 

Agradeço em primeiro lugar, a Deus, que me iluminou em todo trajeto, aos meus pais, principais apoiadores da minha empreitada acadêmica. Obrigado por dedicarem-se tanto para  tudo isso tornar-se realidade.

A Universidade Paulista Brasília, coordenadores, professores e seus funcionários, e principais companheiros que estiveram ao meu lado nessa caminhada.

Obrigado a todos.

                                                                     

                                                        RESUMO

Palavras Chaves: Exercício resistido; Hipertrofia muscular; Intervalo de repouso.

SUMÁRIO





AGRADECIMENTO
RESUMO              

INTRODUÇÃO

OBJETIVO

REFERENCIAL TEÓRICO  

METODOLOGIA

REVISAO BIBLIOGRAFICA

 

I - INTRODUÇÃO

Atualmente, pode-se constatar que um dos motivos que mais tem levado às pessoas a procurarem uma academia de musculação é o aperfeiçoamento da estética corporal. Com isso, é possível constatar que muitas pessoas buscam um treinamento de musculação visando o ganho de massa muscular (hipertrofia muscular). Hipertrofia muscular é o aumento volumétrico de um músculo devido ao aumento volumétrico das fibras que os constituem GENTIL (2006). Para alcançar este fim, é necessário que se dê atenção específica para os diversos fatores relacionados à intensidade do treinamento, tais como: ter claro o objetivo que se pretende atingir para que se possa prescrever o treinamento adequado para tal meta; estabelecer o número ou a quantidade dos exercícios, o número de séries, o número de treinos na semana; e também fixar o percentual de carga a ser utilizada, a velocidade dos movimentos, a duração dos intervalos de descanso, fazendo com que haja um equilíbrio ou harmonia entre estes fatores.  

Porém, muitos praticantes acabam tratando a musculação como um simples “levantar peso”, realizando treinamentos inadequados, o que pode vir a comprometer a saúde e tornar cada vez mais difícil a obtenção de resultados positivos. Os intervalos de repouso entre as séries constituem um fator muito importante quando se tem por objetivo a hipertrofia muscular. A respeito disso, BOMPA (2000) faz a seguinte consideração: (...) “O intervalo de repouso entre as séries é talvez o componente mais importante do treinamento quando o objetivo é a hipertrofia” (p. 70).

De acordo com FLECK & KRAEMER (1999), recentemente foi demonstrada a influência que os períodos de descanso têm na determinação do estresse do treino e no total de carga que pode ser utilizada. Os intervalos de repouso entre as séries e exercícios influenciam em aspectos como o grau de recuperação de energia ATP-CP, na concentração de lactato no sangue e também podem influenciar fatores como a fadiga e a ansiedade. Os períodos curtos de descanso (1 minuto ou menos) têm sérias implicações psicológicas (talvez pelo maior esforço exigido, mais desconforto e elevação das demandas metabólicas a exemplo da alta produção de lactato) que devem ser levadas em consideração quando se planeja um treinamento.

Deve-se considerar ainda que nos intervalos de descanso o coração bombeia o maior volume de sangue para o músculo exercitado, sendo que um intervalo muito curto de descanso leva à redução da quantidade de sangue que chega ao músculo treinado (impedindo o devido suporte de combustível de oxigênio). Deste modo, o atleta, devido à falta de energia, não terá condições de completar o treinamento BOMPA (2000).

Tendo-se em vista essas considerações, espera-se que os indivíduos submetidos a essas normativas de treinamento consigam alcançar adaptações morfológicas significativas, ou seja, hipertrofia muscular. Muito comumente, os programas de treinamento na musculação são prescritos baseando-se nessas normativas, mas sem o devido controle da sua aplicabilidade para diferentes indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)   pdf (272.7 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com