TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps - Enade2010

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.028 Palavras (33 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 33

UNIVERSIDADE PAULISTA

Luana Maria Fernandes

APS - Atividade Pratica Supervisionada

Relatório referente às questões do Enade 2010.

        

Campinas

2015

Luana Maria Fernandes – B75ADD-0

APS - Atividade Pratica Supervisionada

Relatório referente às questões do Enade 2010.

Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - APS- apresentado à Faculdade de Educação Física da Universidade Paulista - UNIP para obtenção do título de Bacharel.

CAMPINAS

2015

SUMÁRIO

1. Equipes multidisciplinares - área da saúde............................................................01

2. Princípios Biológicos do Treinamento Esportivo ...................................................03

3. Educação Física e inclusão social.........................................................................06

4. .Salto em distância.................................................................................................08

5. Avaliação de vida saudável....................................................................................11

6. Cerebelo e manutenção da postura.......................................................................14

7. Treinamento resistido.............................................................................................17

8. Sobrecarga na coluna na posição sentada............................................................19

9. Atividade Física e a terceira idade.........................................................................22 10. Espírito olímpico….....................................……...................................................25

11. O profissional de educação física nos núcleos de apoio à Saúde da Família...27

  1. Equipes multidisciplinares - área da saúde

   A equipe multidisciplinar é formada por um grupo de profissionais de uma área qualquer que trabalham em conjunto a fim de chegar a um objetivo comum. Na área da saúde a equipe multidisciplinar pode ser formada por médicos, educador físico, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais que se reúnem para decidir quais serão os objetivos para um determinado paciente, que pode ser, por exemplo, comer sozinho. Desta maneira, cada um profissional vai fazer o que estiver dentro de sua área de formação para alcançar este objetivo em comum.

  O profissional de Educação física deve avaliar as condições físicas dos pacientes e elaborar programas de atividades acessíveis. As atividades propostas para o melhoramento das condições dos pacientes que se encontram no ambiente hospitalar podem ser muito variadas, englobando atividades físicas voltadas para a recreação, trabalhos culturais e artísticos, leitura de livros, pinturas e artesanato, dramatizações, entre outros recursos. No entanto, muito mais que variedade para o desenvolvimento de atividades recreativas em um hospital é necessário sensibilidade, criatividade e flexibilidade do profissional atuante. O trabalho é muito complexo e envolve grandes incertezas, quando se trata de enfermidades, já que o quadro clínico dos pacientes nem sempre é estável e as demandas são individuais

Segundo Sikilero, Morselli e Duarte (1997, p.60), deve-se levar em consideração o estado geral do paciente hospitalizada, já que, conforme os autores as: “[...] condições clínicas do paciente exigem flexibilidade na programação de atividades diárias. Um programa de recreação tem de ser variado para oportunizar o paciente a diversas atividades. O oferecimento deve ser amplo, como amplo é o interesse das diversas faixas etárias.”.

  O uso excessivo de medicamentos, aliado ao conflito psicológico do paciente, exige a implantação de um método recreacionista eficaz, para que a saúde nos níveis físico e psíquico desses pacientes possa ser preservada e reabilitada. A família também é alvo da enfermidade do paciente e pode atuar diretamente na melhoria e recuperação do enfermo (DRUMMOND; PINTO; SCHALL, 2003).

  No que concerne à implementação da recreação hospitalar, algumas incógnitas ficam ainda como desafios as serem elucidados, como as questões sobre o que realmente faz efeito com esta prática, como se dá a aplicação do elemento lúdico nestes espaços terapêuticos, que metodologias são mais adequadas e, especialmente, qual o papel do profissional de Educação Física junto à equipe multidisciplinar.

Referências bibliográficas

  • DRUMMOND, I, PINTO, J. A. e SCHALL, V. T. O Espaço Lúdico como possibilidade de intervenção no tratamento da criança portadora do HIV/AIDS, 2003. Disponível em: http://www.foro2003.sld.cu/recursos/ver. php/Drum mond%20Cordeiro?id=488. Acesso em 27/10/2015
  • Tua Saúde Equipe Multidisciplinar. Disponível em: http://www.tuasaude.com/equipe-multidisciplinar/. Acesso em 27/10/2015
  • SIKILERO, R.; MORSELLI R.; DUARTE, G. A. Recreação: uma proposta terapêutica. In CECCIM, R. B.; CARVALHO, P. R. (Org.) Criança hospitalizada – atenção integral como escuta à vida. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1997.

  1. Princípios Biológicos do treinamento Esportivo

  Para Tubino os cinco princípios do Treinamento Esportivo são: O Princípio da Individualidade Biológica, O Princípio da Adaptação, O Princípio da Sobrecarga, O Princípio da Continuidade, O Princípio da Interdependência Volume-Intensidade (TUBINO, 1984). Segundo Tubino: “Antes de passar ao estudo de cada princípio, é importante enfatizar que os 5 princípios se inter-relacionam em todas as suas aplicações.

   De acordo com Tubino, “chama-se individualidade biológica o fenômeno que explica a variabilidade entre elementos da mesma espécie, o que faz que com que não existam pessoas iguais entre si.” (TUBINO, 1984, p. 100). Cada ser humano possui uma estrutura e formação física e psíquica própria, neste sentido, o treinamento individual tem melhores resultados, pois obedeceriam as características e necessidades do indivíduo. Grupos homogêneos também facilitam o treinamento desportivo. Cabe ao treinador verificar as potencialidades, necessidades e fraquezas de seu atleta para o treinamento ter um real desenvolvimento. Há vários meios para isso, além da experiência do treinador, que conta muito, os testes específicos são primordiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56 Kb)   pdf (274.6 Kb)   docx (779.7 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com