TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aptidão física

Por:   •  2/6/2016  •  Artigo  •  2.327 Palavras (10 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 10

1) Escolha três compostos orgânicos e três inorgânicos e descreva suas características químicas e suas funções na célula animal.

        Compostos orgânicos:

Adrenalina: também é conhecida como epinefrina, é um hormônio secretado por uma molécula das glândulas supra-renais. A adrenalina recebe duas classificações: hormônio e neurotransmissor, mas se tratando das classes orgânicas, ela se caracteriza como Amina (possui a presença de NH2).                                                                No corpo humano ela atua como neurotransmissor agindo sobre o sistema nervoso simpático. Podemos perceber a liberação de adrenalina por meio dos seguintes sintomas: suor, vasoconstrição, aumento dos batimentos cardíacos, dilatação das pupilas e brônquios (aumenta a visão e deixa a respiração ofegante), eleva o nível de açúcar no sangue, entre outros.                                                                        Glicose: é produzida pelos vegetais por meio do processo de fotossíntese, sendo que, posteriormente, suas moléculas se combinam para gerar a celulose e o amido. Tem função de regulador de energia, participa das vias metabólicas, além de ser precursora de outras importantes moléculas além de ser a principal fonte de energia do nosso corpo.                                                                                        Lipídios: são formados por longas cadeias de hidrocarbonetos apolares, portanto, hidrofóbicos e insolúveis em água. No organismo são utilizados como reserva energética, isolantes térmicos, componentes estruturais das membranas celulares etc.

 Compostos inorgânicos:

Água: é considerada o "solvente universal" estando presente também em grande quantidade na maioria das células animais ou vegetais. É formada pela ligação covalente entre dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. Dentre as suas funções destacamos a sua importância no transporte de alimentos, oxigênio e sais minerais, alem disso, todas as reações químicas, transportes de substâncias e comunicações celulares ocorrem por meio da água.

Sódio: é um mineral que ajuda a controlar o volume de líquidos das células e do sangue, regulando a pressão arterial. No corpo humano atua junto com o Potássio na condução nervosa, na contração muscular e equilíbrio de fluídos no organismo.

Potássio: é um elemento de origem mineral estando presente em praticamente todos os tipos de alimentos, sejam de origem animal ou vegetal, embora existam em maior quantidade nos alimentos de origem vegetal. Atua junto com o Sódio na condução nervosa, na contração muscular e equilíbrio de fluídos no organismo.


2) Faça uma pesquisa sobre a importância do pH para o bom funcionamento do corpo humano, explique como funciona o sistema-tampão e qual é seu papel na atividade física.

O potencial hidrogeniônico (pH) é a quantidade de íons H+ presentes em uma solução aquosa. Um ph 7 é classificado como neutro, soluções com um valor abaixo são consideradas ácida e acima básica .                                                                 Manter o pH equilibrado é essencial para garantir uma boa saúde e para a prática de atividades esportivas. Quando metabolizamos o alimento ingerido, resíduos ácidos são gerados e para que o pH fique em um nível saudável no sangue, estes produtos devem ser descartados. O corpo humano possui inúmeras formas para fazer esse serviço: aspiração de dióxido de carbono (CO2) pelos pulmões; nossos rins filtram o sangue e excretam ácido pela urina; a pele transpira ácido para fora do corpo etc. Em um exercício aeróbico, por exemplo, o equilíbrio de acidez do corpo pode ser ultrapassado, alterando o ph do sangue e levando-o a acidose, que tem como efeitos colaterais a obstruções no trato respiratório, pneumonia, enfisema, transtornos neuromusculares entre outros.  Portanto fica evidente a importância do pH para o bom funcionamento do corpo humano.                                                                O sistema tampão são ácidos e bases fracos que limitam as variações do pH de um meio ao qual foram adicionados ácidos ou bases fortes. Exerce uma função de extrema relevância no controle do pH em sistemas químicos e biológicos, e também na regulação do equilíbrio ácido-base. Existem dois tipos de solução-tampão: mistura de ácido fraco com sua base conjugada e mistura de base fraca com seu ácido conjugado.

Na prática de atividades físicas com intensidades altas, ocorre o aumento da contração de íons de hidrogênio devido a maior produção de ácido lático, criando um desafio aos sistemas de controle ácido-básico do nosso organismo, consequentemente o rendimento durante o exercício é prejudicado.

  O praticamente da atividade física pode entrar em acidose (pH baixo) ou acalose (pH alto), nesse ponto faz-se necessário o auxílio dos sistemas tampões para auxiliar no controle do pH. Um tampão resiste a alteração do pH, removendo íons de hidrogênio quando a sua concentração aumenta e liberando íons de hidrogênio quando a sua concentração diminui.

1) Qual é a importância da água para o corpo humano?

A água é um componente essencial de todos os tecidos corpóreos, participando na hidratação e fornecendo eletrólitos necessários para o equilíbrio de nossas funções vitais. Por meio da eliminação do suor ela regula a temperatura corpórea e elimina resíduos metabólicos através da urina, além de facilitar o transporte de nutrientes pelo corpo.

Dentre as suas funções no organismo podemos citar; o transporte de nutrientes para as células e de substâncias tóxicas para fora do corpo, excreção de produtos resultantes do metabolismo, facilita a digestão, lubrifica as articulações e melhora o desempenho muscular, melhora o funcionamento do intestino etc.

2) Qual é a importância da organização estrutural das proteínas, lipídeos e carboidratos para a organização celular?

        As proteínas participam da estrutura dos tecidos, como por exemplo o colágeno (proteína fibrosa de alta resistência, encontrada na ele, nas cartilagens, nos ossos, tendões e ligamentos), a elastina (vasos sanguíneos), actina e miosina (proteínas que participam do mecanismo de contração muscular), queratina (proteína encontrada na pele, no cabelo e nas unhas), albumina ( proteína mais abundante no sangue).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (130 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com