TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Atividades Aquáticas

Por:   •  24/11/2020  •  Seminário  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO SUDOESTE PAULISTA

Instituição Chaddad de Ensino S/C Ltda.

EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO

JESSICA PEDROSO CAMARGO

NADO CRAWL: SEQUENCIA PEDAGÓGICA, EXERCÍCIOS EDUCATIVOS.

Avaré – SP

2020

JESSICA PEDROSO CAMARGO

NADO CRAWL: SEQUENCIA PEDAGÓGICA, EXERCÍCIOS EDUCATIVOS.

Trabalho apresentado à disciplina de  Metodologia, Teoria e Prática das Atividades Aquáticas para obtenção de nota no Primeiro semestre de 2020.

Prof. Mestre Luiz Carlos Alves

Avaré -SP

2020

NADO CRAWL - APRENDIZAGEM

PERNADA

1 - Os alunos deverão sentar na borda da piscina com os pés dentro d’água, movimentando os pés conforme orientado pelo professor.

2 - Após, os alunos dentro da água em decúbito ventral e segurando a borda da piscina realizarão as pernadas.

3 - Com os braços estendidos e com o auxilio de uma prancha os alunos deverão realizar as pernadas até o outro lado da piscina.

BRAÇADA

1 - Os alunos com os braços estendidos para frente e as mãos apoiadas na borda da piscina, deverão executar o movimento de braçada conforme orientado pelo professor, primeiro com o braço direito e depois com o esquerdo, alternando.

2 - Os alunos deverão realizar a mesma atividade acima só que com auxilio de uma prancha e em movimentação na água.

Duran (1996) destaca que a assimilação do movimento técnico deve acontecer de modo significativo, se relacionando com a realidade concreta da criança. Para isso, o professor deve criar situações que remetam as crianças à atividade cultural infantil, ou seja, utilizar o componente lúdico da cultura (o brincar, faz-de-conta) para que esta encontre significado em seu ato motor.

Seguem então, algumas propostas de brincadeiras e jogos que estimulam a realização dos movimentos necessários para o nado crawl. Brincadeiras pensadas de modo a entrar com a criança no seu mundo imaginário, onde ela se sente mais confortável e feliz, para então conseguir dela a maior satisfação e empenho possíveis.

Jogo 1 - Brincando de foguetes (SANTIAGO, 2005)

Objetivo: Melhorar a sustentação corporal promovida pela pernada do nado crawl.

Descrição: Imagina-se com as crianças um cenário espacial, onde elas são foguetes. O professor "enche os tanques" dos foguetes e, para testar se estão todos cheios, pede para as crianças baterem a perna, que simbolizará o motor da nave. Com o bater das pernas, as crianças farão viagens pelo espaço, e dirão o que encontraram.

Após a vivência, o professor deve questionar seus alunos sobre os resultados da atividade. Algumas crianças naturalmente se esforçarão mais que as outras, e terão resultados diferentes. Cabe aqui uma discussão sobre a relação força x movimento que influenciam na eficiência da pernada.

Nível: iniciante e intermediário.

Jogo 2 - Roda gigante (SANTIAGO,2005)

Objetivo: iniciar o movimento do nado crawl, estimulando a amplitude da braçada

Descrição: A criança coloca o rosto na água, e realiza a pernada de crawl. O professor ajuda a fazer o movimento da braçada de crawl, e conta para a criança que seus braços serão uma roda gigante. Para que a roda gigante seja legal, o aluno deve esticar bastante os braços em cima e em baixo.

A função do professor nesta atividade será a de questionar o aluno sobre a força aplicada na braçada. Quanto mais amplo o movimento, ele necessitará mais força, e deve perceber os benefícios disso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com