TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Atividades Aquáticas

Por:   •  11/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

A religião vem da cultura das pessoas de suas crenças e princípios, seus costumes envoltos dessa cultura, que mobiliza toda uma sociedade; já a religiosidade é como essas pessoas se envolvem e convivem com essa cultura. Na Espanha, a religião católica é a mais praticada e podemos ver nas manifestações de festas populares como a Semana Santa, e a San Fermin festa tradicional em homenagem ao padroeiro da região (São Firmino), mais a sociedade se divide e convive muito bem com Muçulmanos, Judaicos, Protestantes e Hindus.

Mesmo o Brasil, tendo proibido qualquer apoio ou que impeça a cultura religiosa no país, por diferentes que elas sejam ainda vivemos com intolerâncias religiosas. Para concretizar e conscientizar foi adotado uma data simbólica para do nosso país, contra qualquer tipo de Intolerância Religiosa. No Paraná a religião que mais prevalece é o catolicismo romana com mais da metade da população, seguidos de Protestantismo, espiritas e quase 6% que dizem não ter religião mais que segue os costumes da sociedade. O estado é conhecido pelas rotas de turismo religiosos que o estado oferece sendo alguns deles: Rota do Rosário com 30 cidades na região da Associação dos municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) e a Diocese de Jacarezinho, e Rota da Fé que começa em Campo Mourão passa por Barbosa Ferraz e Lunardelli onde existem santuários dedicados á Santa Rita de Cássia.

Destaco no presente estudo de caso uma das estratégias citadas no Relatório Internacional sobre liberdade religiosa de 2019: Brasil, para um maior inter-religioso ser promovido. No diálogo de Ivanir (ativista, acadêmico, líder religioso afro-brasileiro e um dos cinco premiados na Reunião Ministerial para Avanço da Liberdade Religiosa) com o consulado, este composto com representantes luteranos, umbanda e candomblé, cônsul geral e outros representantes, foi realizada a escritada urgência de combate às ameaças da liberdade religiosa no país, sendo promovido assim, um maior diálogo inter-religioso. Para ilustrar um desafio que ainda afeta a liberdade religiosa no Brasil, saliento um caso exposto no Relatório Internacional onde a administração de uma escola no Ceará retirou uma professora de sala de aula por ensinar a cultura e a história de religiões afrobrasileiras, ficando evidente a restrição à liberdade religiosa, embora as escolas sejam obrigadas a ensinar religião, história e cultura afro-brasileiras.

Aqui na cidade de Barra Bonita em São Paulo, já participei de alguns eventos da minha religião, onde em algum momento do evento surge algumas práticas corporais como brincadeira e jogos, onde o objetivo principal não é uma competição, e sim a prática corporal, mas principalmente a união entre os participantes do evento, criando assim uma relação tanto dentro da religião como no dia-a-dia. Há também eventos como o Corpus Christi onde enfeitamos as ruas da cidade com materiais coloridos formando uma espécie de tapete em cima do asfalto, com várias artes simbolizando o catolicismo, e a Páscoa também, onde encenamos a parte bíblica aberto ao público levando assim um pouco da história e conhecimento sobre Jesus Cristo e a União.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com