TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Atividades Aquáticas

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

1) Quais são as conceituações de nadar, natação e atividades aquáticas? Qual é o mais adequado para as aulas de Educação Física Escolar? Por quê?

“Nadar seria a ação do ser humano na água, de forma intencional, imóvel ou em movimento, sem depender de artifícios para facilitar sua sustentação”. (BRITO; ARAÚJO JUNIOR, 2004 apud BORGES e LEMOS, CRC.Claretiano,2013, p.28).

“A natação carrega um caráter desportivo de busca, por meio de movimentos técnicos estabelecidos, visando elevados resultados rumo à vitória” (Andries Junior; Pereira; Wassal, 2002 apud BORGES e LEMOS, CRC.Claretiano,2013, p.28).

Segundo Marin (2004) pode-se afirmar que atividades aquáticas são todos os tipos de atividade que se desenvolvem no meio aquático e que podem abranger vários âmbitos. (MARIN, 2004 apud BORGES e LEMOS, CRC.Claretiano,2013, p.28).

O mais adequado para as aulas de Educação Física seria as Atividades Aquáticas pois como já foi mencionado é a que abrange mais âmbitos, possibilitando assim um maior e mais pleno desenvolvimento do indivíduo, seja através do âmbito educativo ou mesmo do âmbito competitivo, ou ainda qualquer outro âmbito.

2) Considerando as relações do ser humano no meio aquático ao longo da história, descreva uma atividade a ser aplicada em uma aula de Educação Física Escolar que possibilite ao aluno refletir sobre sua história de vida aquática.

Depois de uma breve leitura sobre a história do ser humano no meio aquático, será proporcionado aos alunos a atividade recreativa pega-pega na água: uma atividade que funciona como o pega-pega tradicional; o professor escolherá um aluno para ser o pegador e o restante não pode deixar ser pego. Quando alguém for tocado pelo pegador o mesmo também passa a ter a mesma função (a de pegar). Para finalizar a aula, a turma se reunirá em um círculo, em que serão questionados a respeito das semelhanças entre a atividade e a história do ser humano no meio aquático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com