TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Danças Folclóricas na Educação Física

Por:   •  2/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.103 Palavras (13 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

DA MATA, Sabrina Gomes: Danças Folclóricas na educação física: forma de manifestação cultural. 2017. 10 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Tucuruí, 2017.

RESUMO

O presente projeto se propôs investigar e desenvolver aspectos da dança folclórica do ponto de vista educacional, como processo histórico e complexo. Tratando a dança folclórica como recurso metodológico importante para a construção do conhecimento. O projeto desenvolveu-se em uma Escola da Rede Estadual de Ensino Médio de Tucuruí, nas séries dos 1° anos de ensino médio que encontram-se professores de áreas. Os sujeitos focais da pesquisa foram oito, sendo seis professores de área de educação física: 01 Coordenador e 01 Diretor. Neste sentido, a problemática é o diálogo do assunto entre aluno-professor, sobre a importância da identidade cultural a ser aborda a dança folclórica no ambiente escolar. Em termos metodológicos, vincula a pesquisa e a pratica do projeto no final da data proposto. Como resultados encontrados podemos destacar: que a dança folclórica no contexto escolar está sendo trabalhada de forma fragmentada e buscando promover o resgate e a compreensão da cultura; A dança folclórica é tratada na escola como “modismo” mês de junho. Incentivar assim a importância de trabalhar a dança folclórica como tema-conteúdo. Os professores, necessitam a buscar novos posicionamentos e procedimentos baseados em concepções e práticas pedagógicas mais evoluídas. Numerosos e complexos são os desafios existentes. Mas, diante deles, nossa atitude deve ser de luta, para buscar as parcerias, trocar ideias e reunir experiências, não havendo nunca um ponto final.

Palavras-chave: Dança, Dança Folclórica, Contexto Escolar, manifestação cultural, identidade cultural.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        1

1.1        danças folclóricas na educação física como forma de manifestação cultural        1

1.2        JUSTIFICATIVA        2

1.3        projeto foi direcionado ao ensino médio        2

1.4        PROBLEMATIZAÇÃO        3

1.5        OBJETIVOS        3

2        REFERENCIAL TEÓRICO        4

3        METODOLOGIA        6

4        TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO.        9

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

6        REFERÊNCIAS        11

  1. INTRODUÇÃO

As danças sempre foram um importante componente cultural da humanidade. O folclore brasileiro é rico em danças que representam nossas tradições e a cultura de uma determinada região. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras. O Brasil é um país de misturas de raças, isso é ótimo para trabalhar assim suas manifestações culturais, no qual possibilita desenvolver as questões referentes ao folclore desde suas raízes e suas criações culturais, pois, cada região apresenta características diversas, como o seu modo de falar, suas comidas e principalmente suas danças

Manifestar é se expor, defender um ideal diante a sociedade e a busca incansavelmente de construir sua história, essa característica era inerente dos seres humanos, mas com o passar dos tempos as tecnologias estar ocasionando um retrocesso cultural, em um mundo que interpreta a globalização não como auxiliadora.

Contudo, para que posamos trabalhar o incentivo da busca da interação entre raças, cultura e política, precisamos resgatar assim o folclore, imperdível e importante pois é uma área que possibilita a identificação das culturas, suas experiências na vida coletiva, seu modo de sentir, pesar e agir, interligando as transformações do meio social, e a dança estar firmada na história por suas possibilidades de aceitação, criação e expressão. As danças folclóricas é uma ponte para a criatividade, podendo esbanjar de movimentos livres e únicos.  

Tratando a escola como uma instituição social com propósito educativo, tem um compromisso de intervir efetivamente para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária. Para tanto, é necessário assumir a valorização da cultura de sua própria comunidade e, ao mesmo tempo, ultrapassar os seus limites, no que diz respeito aos conhecimentos socialmente relevantes da cultura brasileira no âmbito nacional e regional.

  1. danças folclóricas na educação física como forma de manifestação cultural

A dança é uma atividade que acompanha o homem desde seus primórdios assumindo no decorrer dos tempos vários sentidos em forma de organização social dos povos primitivos até o sentido cultural e o artístico, podemos dizer assim que a dança é uma arte expressiva e abstrata, sendo individual ou coletiva fazendo assim o ser humano despertar e envolver seus sentimentos e expressões em um ritmo.

Mostrando assim, que a necessidade do homem resgatar os valores culturais e tradições sendo o folclore a melhor forma de levar ao conhecimento da continuidade e a construção de uma memória coletiva, e isto é fundamental para a formação da identidade cultural. Fazendo assim do projeto ser construtivista ao cultural, buscando conhecer nossas culturas que é rica.      

  1. JUSTIFICATIVA

Este estudo foi destisnado a escola, alunos, professores... Como forma de projeto educativo e informativo, teórico e prático para que não deixem morrer nossa cultura tanto nacional quanto regional e que futuramente o projeto cresça pra comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (189 Kb)   docx (39.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com