TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Políticas Públicas

Por:   •  23/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO POLÍTICAS PÚBLICAS/ORG.& ADMIN.

Projeto Futebol nos Parques

Graduandos:

Cassiano M.; Ian Matheus; Kassio Alex; Lucas Milek; Renato Bunik; Stanley Matias.

Introdução

  • Problematização

A cidade de Curitiba é conhecida por dispor de vários parques e praças, e esses locais apresentam estruturas onde pode ocorrer a prática de esportes coletivos/individuais (quadras de cimento, quadras de areia, pistas de skate, pistas de caminhada/corrida, entre outros). Muitos desses locais são vistos como mal aproveitados em suas funções principais e são utilizados de maneiras incorretas pela população local e também são bastante conhecidos como ponto de venda e uso de drogas. Além do uso indevido, também ocorre o deterioramento desses locais através do pouco ou da falta de uso para essas práticas esportivas e/ou atividades físicas. Visto que observamos essa ocorrência, procuramos adequar esse projeto para um melhor aproveitamento desses espaços em favor da população, do meio ambiente e do próprio local.

  • Objetivos

Objetivo Geral

Fomentar a prática esportiva de futebol para crianças de colégios públicos em quadras esportivas localizadas em parques da cidade de Curitiba.

Objetivos Específicos

  • Realizar um levantamento de praças e parques em Curitiba com quadras esportivas aptas para a prática desportiva;
  • (Delimitar a ação do projeto em relação aos tipos de quadras esportivas que serão utilizadas (futebol, futsal, sintético, areia...));
  • (Após a delimitação do local, buscar a faixa etária mais recrutada e que possa ter maior aderência ao projeto);
  • Divulgar o projeto através de mídias sociais, faixas próximas ao local escolhido e até mesmo ficar de “plantão” no local divulgando e explicando para a população interessada e através do apoio dos responsáveis;
  • Verificar locais próximos e possíveis para a realização de parcerias para qualificar o projeto (instituições de ensino (escolas, universidades), escolas de iniciação, por exemplo);
  • De acordo com o desenvolvimento do projeto, buscar parcerias em locais próximos ao(s) parque(s) buscando maior abrangência.

Justificativa - GEPLEC 

PARQUES/USO DOS PARQUES

Muitos dos parques situados na cidade de Curitiba são bastante frequentados pela população nos finais de semana, feriados e até mesmo nos dias de semana. Mas, eles são pouco aproveitados em questão de todas as possibilidades que eles abrangem, por exemplo, o uso de quadras de cimento e/ou areia nesses parques para a prática de esportes coletivos com devida organização. De acordo com essas observações, faz-se necessário a criação de um programa/projeto que se utilize dessas quadras para organizar treinamentos e/ou produzir a vivência de esportes, nesse caso, o futebol, para a população que frequenta esses parques.

PERIGO NOS PARQUES

Além desses pontos, vale ressaltar que muitos desses locais com baixa ou até nenhuma utilização são conhecidos como lugares para o uso e venda de drogas, tornando assim, o parque como um local perigoso na visão da população que deixa de frequentar por esse motivo. Através de um estudo de dissertação de REIS, ele pôde verificar que os os fatores ambientais são determinantes para a adesão de atividades físicas nos parques de Curitiba.

ESPORTE TRANSFORMADOR

O esporte pode utilizar melhor os espaços que a população já possui, além de ser uma reação transformadora, pois muitas crianças que poderão participar do projeto esportivo, poderiam também aderir ao uso e venda de drogas e ou marginalização que ocorria nos espaços reservados para práticas esportivas caso o projeto não tenha aprovação e/ou sequência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com