TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Teorias e Metodologia das Praticas Aquáticas

Por:   •  29/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 4

Teoria e Metodologia das Praticas Aquáticas

Tema: Plano de Aula

Formar um plano de aula, apresentando à disciplina de Teoria e Metodologia das Práticas Aquáticas como parte das avaliações semestrais do 1° período noturno do Curso de Educação Física.

Orientador: Leonardo Miglinas Cunha

Vitória – ES

2014

PLANO DE AULA DE NATAÇÃO

Estilo: Nado Crawl.

Faixa etária: de 6 à 8 anos

Duração da aula: 50 minutos

Quantidade de aula por semana: 2 vezes

N° de alunos por aula: 8 alunos

Espaço: Piscina

Objetivos:Conhecer o nado crawl,realizar as partes que compõe o nado. Desenvolver a coordenação motora e a capacidade cardiorrespiratória através das atividades a serem realizadas. Coordenação de perna/braço com início a respiração lateral.

Parte Inicial

Aquecimento - 5 minutos.

Fora da piscina, o aluno será instruído a fazer alguns alongamentos, dando ênfase a musculatura dos braços, pernas, costas e pescoço. Logo em seguida uma corrida em volta da piscina parando algumas vezes para fazer os exercícios proposto pelo professor, como por exemplo, trabalhar na rotação do tronco colocando as mãos na cintura e fazendo circulos com os quadris, entre outros.

Parte Principal

Objetivo – Batimento de pernas com e sem material.

Rotação dos braços com e sem material.

Respiração lateral com material

Duração: 40 minutos

A criança deverá atravessar a piscina de um lado para o outro, realizando batimento de pernas, fazer isso com e sem material, com os braços sempre estendidos a frente,repetindoo exercício diversas vezesconforme a necessidade e o desempenho de cada aluno, se houver necessidade realizar respiração frontal, da mesma forma com auxílio de uma pranchinha (Neste exercício trabalhando somente batimento de pernas).

Agora com os braços estendidos à frente os alunos realizarão a rotação destes membros, acompanhando com batimento de pernas de um lado para o outro da piscina, com os braços alternados (ora um/ora o outro) e repetir o mesmo processo com auxílio da prancha (Neste exercício trabalhar perna e braço alternadamente com respiração frontal).

Para esse momento, a proposta é estimular as crianças a executarem as braçadas até o meio da piscina e pernadas na outra metade. Uma boa alternativa é deixar um espaguete no meio da piscina para que as crianças, ao chegarem nesse material, passem a fazer as pernadas.

Obs.: Procurar sempre fazer com que a aula seja realizada de forma homogênea e organizada, respeitando os limites de cada aluno a cada aula.

Agora que o aluno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com