TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Variáveis do Treinamento

Por:   •  21/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.454 Palavras (26 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1]

UNIVERSIDADE UNIAN OSASCO

José Fernandes                                   RA: 5650961274

Sueli Oliveira da Silva                          RA: 5212955357

Priscila Zimeri Gimenes fontes            RA: 1569218986

Variáveis do treinamento.

Manipulação das variáveis do treinamento de força.

Diferentes respostas das variáveis do treinamento de força.

                                                                                                                     

                                                                                  Trabalho  As variáveis do treinamento de força

                                                                                  Atividade    Prática    Supervisionada   (ATPs)   a

                                                                                  Universidade  Unian.  Requisito   do   Curso   de

                                                                                  Graduação    em   Licenciatura   e   Bacharelado  

                                                                                  em   Educação  Física.

                                                                                  Professora: .

Conceito das variáveis do treinamento de força

A contração muscular pode ser representada como uma força que é superada quando se executa um exercício. O treinamento de força, sempre foi importante para muitos esportes, pois, é considerado uma forma de se conseguir a hipertrofia muscular. É importante saber que, para cada tipo de modalidade esportiva, existe um treino diferente, tendo em vista que cada um terá o seu objetivo a ser alcançado.

É necess

1 INTRODUÇÃO

No mundo todo a população está envelhecendo. Segundo dados do IBGE, calcula-se que, entre os anos de 1996 a 2025, a porcentagem de idosos aumentará em 200% nos países que se encontram em desenvolvimento. O Brasil está entre esses países pois já apresenta um aumento de 4% para 9% em 60 anos, o que corresponde a aproximadamente 15 milhões de idosos e que em 2025, será o sexto país com um maior percentual de população idosa, com aproximadamente 33 milhões de indivíduos sexagenários.

O envelhecimento humano pode ser marcado como um processo sucessivo de remodelação e perda progressiva das capacidades fisiológicas e neurológicas. Além do que, o envelhecimento está correlacionado com os fatores ambientais o sedentarismo e a genética, que acaba resultando na morte, (Raso, 2007).

Para Palácios (2004), o envelhecimento está associado a vários fatores e não somente no organismo ou à uma doença. Dessa forma o envelhecimento não está relacionado só a fatores internos do organismo, mas, também a fatores externos relacionados ao ambiente.

Dados coletados por Hughes et al, através de estudo longitudinal, mostrou que com o envelhecimento a diminuição da massa magra chega a 2%, e a massa gorda a um aumento de 7,5% por década. Dessa forma o processo de envelhecimento causa a diminuição no tamanho e/ou no número de fibras musculares, o que resulta na sarcopenia.

São muitos os autores que indicam um aumento significativo de incapacidade e dependência funcional em idosos, particularmente do sexo feminino. Mesmo em idosos saudáveis a redução da massa muscular é prevista quando entra no processo de envelhecimento.

Por outro lado, o exercício físico é visto como uma forma para retardar este processo de envelhecimento. Dentre os exercícios, o treinamento de força (TF), tem sido utilizado como intervenção primária para contrabalancear os efeitos deletérios do envelhecimento humano.

Portanto os objetivos do presente estudo é identificar os benefícios do treinamento de força (TF), para indivíduos idosos.

Para isso, essa pesquisa será conduzida através de revisão de literatura, por meio de portal eletrônico, bem como livros disponíveis na biblioteca da Universidade Anhanguera, Campus Osasco.

2 ENVELHECIMENTO E A APTIDÃO FÍSICA

Conforme a idade cronológica das pessoas vai aumentando, elas se tornam menos ativa tendo suas capacidades físicas reduzidas que levam a mudanças psicológicas, como, sentimento de velhice, estresse, depressão. Junto a diminuição maior da atividade física que como consequência, ocasiona a aparição de doenças, que, colaboram para deteriorar o processo de envelhecimento. Quando a pessoa deixa de usar as suas funções fisiológicas os problemas podem ser maiores. A maioria dos efeitos do envelhecimento, de acordo com. Para KURODA e ISRAELL, na maioria das vezes as consequências que o indivíduo sofre com o envelhecimento é pelo fato de deixar de ser ativo, e não procurar se adaptar ao processo de senescência, e não por causa de doenças crônicas. De forma geral as causas do envelhecimento têm uma amplitude muito maior quando relacionado à aptidão física.

De acordo com Fleck e Figueira Júnior (2003), o treinamento de força (TF), passou por um importante progresso nos últimos 50 anos. Antes executado por um baixo público da sociedade, acabou se tornando conhecido entre uma ampla camada da população devido aos muitos benefícios que propicia ao fitness e à saúde. Para Fiatone et al. (1990) e Katch e McArdle (1996) o indivíduo com idade avançada pode ter uma melhoria na qualidade de vida, como uma melhora no aspecto funcional e aumento da mobilidade por meio dos resultados obtido através treinamento de força.

Conforme GHORAYB e BARROS (1999), os idosos tem uma perda de flexibilidade, equilíbrio e força muscular, acentuada pela falta de atividade física que acarreta, limitações em no seu dia-a-dia. O aumento de força pode ser notado quando realizado com o treinamento mais intenso, comparado com o treino de média e baixa intensidade. Fiatarone et al ,1990, Fleck &Kramer,1999.

Segundo KATCH e McARDLE (1996), afirmam que com a prática de exercícios físicos regulares podemos manter a saúde dos ossos por toda a vida. Para SANTARÉM, 1999; SHARKEY, 1998, o treinamento de força é uma atividade segura e   serve como prevenção da osteoporose, nesse treinamento é possível mensurar a força utilizada a amplitude da realização do movimento e a velocidade imprimida a cada execução, sem risco de quedas ou fraturas. Conforme FLECK e KRAEMER (1999), o exercício físico deve proporcionar sensação de prazer e bem-estar sendo adequado a limitação de cada indivíduo, sem provocar nenhum tipo de desconforto, e promovendo a sociabilidade de forma a ter uma melhoria na qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.3 Kb)   pdf (310.4 Kb)   docx (54.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com