TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As crianças e os adolescentes podem fazer musculação?

Tese: As crianças e os adolescentes podem fazer musculação?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  Tese  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 2

Crianças e adolescentes podem fazer musculação?

Recentes pesquisas realizadas por médicos e profissionais do esporte apontam que é um mito dizer que a musculação para crianças e adolescentes pode causar danos para a sua formação óssea ou até mesmo causar lesões nas articulações.

As lesões acontecem freqüentemente quando existe um excesso de treino em qualquer modalidade e não apenas na musculação.

Muito se especula também se pegar peso poderia prejudicar o crescimento, porém isso não pode ser provado, pois não existem bases cientificas. A musculação poderia ser relacionada a um maior crescimento em estatura, pois a tendência, ao praticar o esporte, é que os hormônios sexuais, os quais atingem uma grande produção durante a puberdade, na mudança da criança para o jovem, façam com que as epífises ósseas se fechem, alcançando uma maior estatura. Tal situação não seria alcançada caso a pessoa não praticasse a musculação.

O grande problema causado pela prática da modalidade esportiva deve-se a treinos excessivos e pelo uso de drogas, como anabolizantes e anfetaminas e não pela musculação. O adequado é a criança e o adolescente ter sempre o acompanhamento de um médico e um profissional da educação física.

Muitas vezes os adolescentes não têm paciência e acabam recorrendo ao uso de drogas para crescer. As drogas mais usadas são dos tipos esteróides e andrógenos anabolizantes. E contrário que muitos esportistas acreditam, o organismo pode responder de maneira adversa, não dando o resultado esperado, que seria a hipertrofia muscular, mas, sim, ocasionando diferentes problemas de saúde, como hipertensão arterial, aterosclerose, esterilidade, tumores, depressão, entre outros graves problemas. Essa é a maior preocupação dos profissionais da área, o grande uso de drogas relativas à musculação.

É recomendado que as crianças e os adolescentes pratiquem qualquer modalidade esportiva, incluindo a musculação, garantindo tanto uma maior qualidade de vida física, como intelectual, por estimular a produção de substâncias prazerosas e vigorosas ao corpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com