TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Aquática

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 2

Interatividade no Fórum

Objetivo • Identificar os benefícios advindos da prática da atividade física no ambiente aquático.

Descrição da interatividade

De acordo com os conteúdos estudados na Unidade 1, discuta com seus colegas, na ferramenta Fórum, as seguintes questões:

  1. Por que os efeitos dos exercícios físicos realizados no ambiente aquático são diferentes dos efeitos dos exercícios físicos realizados no ambiente terrestre?

*Você deverá fazer, pelo menos, cinco interações, escritas de forma clara e pontual, procurando envolver suas reflexões e pensamentos sobre o estudo desta unidade; também poderá relatar se possível, algumas vivências pessoais.

A atividade física realizada no ambiente aquático tem diferentes efeitos em relação a atividades em ambiente terrestre, pois existe uma grande variedade de gasto energético em atividades semelhantes na terra e na água, podendo ser igual, maior ou menor que na terra, dependendo da atividade, profundidade de imersão e velocidade do movimento. Durante o exercício, de leve a moderada intensidade na água, a maior parte da energia usada para sustentar a atividade física é tirada pelo metabolismo aeróbico. Em consequência das diferentes propriedades físicas da água, os fatores que determinam o custo energético do exercício em ambiente aquático são diferentes daqueles em terra, pois, a força de flutuação reduz o peso do corpo, reduzindo o gasto energético, eliminando o gasto de energia necessário para deslocar o corpo contra a gravidade. Por outro lado, a resistência da água aumenta o gasto energético necessário para realizar movimentos e deslocamentos. Assim, o desgaste de energia na água depende menos da energia utilizada para superar o empuxo, tornado-se dependente do tamanho e posição do corpo, da velocidade e direção do movimento. A atividade aquática é bastante ampla, podendo ser praticada para muitos fins, sendo assim, podemos citar: o condicionamento físico em geral (força, flexibilidade, resistência cardiorrespiratória, resistência anaeróbica e equilíbrio).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com