TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Inclusão

Por:   •  23/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 4

Primeiro exemplo de atividade de inclusão:

Na maioria das escolas há um enfrentamento e precariedade de inclusão para alunos com deficiência, seja ela física ou mental, quando nos referimos á escola, o que se observa de acordo com os as leituras, é que o aluno com deficiência fica excluído das práticas esportivas escolares, isso porque o educador físico não tem um respaldo de incluí-los, pois não se sente habilitado, se preocupando em agravar a condição física dos mesmos. O que podemos observar é que essa aula deve ser extremamente aguardada, pois se trata de um momento pedagógico, não somente de alegria e diversão, mas também de socialização. Quando ocorre esse tipo de exclusão, aumenta-se a patente “diferença”. Os demais alunos também perdem, porque é nesse exato momento que interagir, se tornaria uma ferramenta da aprendizagem.

Antes de qualquer escola propor uma atividade de inclusão a um determinado grupo de alunos especiais, é preciso ter em mente qual a atividade física que como um todo possa potencializar sua estrutura tanto física como psicológica, o profissional antes de tudo tem que conhecer o grupo de alunos e analisar uma forma de integrá-los aos demais.

Característica da atividade

 Escolhemos um grupo de crianças com deficiência cerebral para participarem de um exercício físico com outros alunos normais. a proposta é que cada um esteja em um círculo, sentados um ao lado do outro, como ferramenta para o exercício utilizaremos uma bola colorida e macia de diversos tamanhos.

Cada aluno tem a proposta de passar uma bola para outro em movimentos alternados, podendo levantar os braços e arremessar ou rolando a bola pelo chão. O objetivo dessa atividade seria aguçar a atenção auditiva, o tato e o equilíbrio dos alunos, trabalhando assim uma coordenação motora.

Segundo exemplo de atividade de integração

De acordo com as leituras realizadas o principio da integração norteia que a escola possa gerar meios para que crianças com necessidades especiais, possam se desafiar e conhecer estímulos do corpo, através de atividades que não as exclua das demais crianças. E fazer com que essa educação integrada possa capacitar e socializar ainda mais crianças com deficiência. Antes dessa ideologia a integração nos induz a acreditar que nós podemos escolher quais pessoas devem estar nas escolas, em parques, igrejas, empresas, etc. E que para essas a sociedade já vem fazendo um papel de integração, inserindo calçadas e espaços adaptados em bibliotecas, bares, restaurantes, lojas, dentre outros, como se esses pequenos ajustes fossem uma forma de “inserção” na sociedade. No critério escolar uma criança com deficiência mental, só poderia ser aceita, caso obtivesse um desempenho para acompanhar a turma, consequentemente logo seria devolvida para o seio familiar.

Característica de atividade inclusiva

Formando um grupo de alunos regulares com outros alunos com baixa visão ou cegos. Nesta atividade também utilizaremos como instrumento de exercício bola, bonecos, e objetos de diversas formas. Os alunos normais estarão com os olhos vendados por uma faixa, experimentando assim a mesma sensação dos demais deficientes visuais, podendo sentir as mesmas dificuldades do grupo. Cada um em fila indiana, utilizará o tato para descobrir as características de cada objeto. Essa seria não somente uma forma de inclusão para os alunos, como também de capacitação para o próprio educador, que ao se deparar com as diversidades de alunos, saber lidar e compreender o real sentido da inclusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com