TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Portfólio

Por:   •  12/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

XX

Atividade de Portfólio 

xx
2016

xx - xx  

 Atividade do Portfólio

Trabalho apresentado ao xx como parte das exigências do Ciclo 2 da disciplina Esportes Coletivos: Futebol e Voleibol do curso de Bacharelado em Educação Física.

xx

2016

Questão 1:

O Futebol surgiu a partir de inúmeros jogos com bola, ou seja, não foi simplesmente criado como voleibol. Levou-se séculos para se adequar ao futebol que existe até os dias atuais. Advindo de várias regiões no mundo e em tempos diferentes fica difícil de dizer quando realmente surgiu. Alguns autores citam que a pratica com bola já existia nas civilizações da antiguidade mais precisamente na China com o chamado “TSUTCHU” que se traduz em: golpe na bola com os pés.

O Futebol moderno se deu início do século 19 passando a não ser mais praticado com caráter violento, quando passou a ser utilizado como modalidade esportiva nos colégios da Inglaterra.

Devido à grande número de práticas realizada entre as nações, surgiram as necessidades de organizar de maneira global as regras para que o jogos seguissem um padrão. Coube aos britânicos designar as primeiras regras, manual de conduta, tamanho do espaço onde ocorreriam os jogos (campo), números de jogadores e os gestos permitidos dentro de campo.

Questão 2:

O Futebol chegou no Brasil em 1894 por Charles William Miller, brasileiro que retornou da Inglaterra trazendo consigo uma bola e alguns uniformes. Antes disso, já ouviram relatos da pratica com bola, porém por falta de registros não se tornaram oficiais. O esporte também por um período passou a ser proibido e criticado, alegando ser coisa de vadio e desordeiro.

Retomando a oficial chegada do Futebol por Charles Miller, no princípio era praticado somente pela classe elite de São Paulo e do Rio de Janeiro onde era praticado como modalidade esportiva dentro dos colégios.

Questão 3:

Sim essa afirmação é verdadeira.

No princípio o futebol era praticado somente pela classe elitista podendo citar o Fluminense, clube que era composto por filhos de pais ricos, empregados de alto nível ou jovens chefes de empresa.

Apesar do forte preconceito que prevalecia no esporte, negros e classe de baixo poder aquisitivo faziam também a prática. Pode-se citar Leônidas da Silva e Domingos da Guia eram negros que conseguiram superar a barreira do preconceito devido seus talentos que fizeram a população ter um olhar diferente em questão. Atualmente o futebol consolida jogadores negros e também os que vem de classe baixa, pois dentro do campo as desigualdades sociais não vão além dos talentos, assim abrindo oportunidades para essa população que contribuem para a evolução do esporte.

Questão 4:

No Brasil o futebol tem como principal importância uma contribuição incrível em nossa cultura. Pois existem fatos que contribuem para que isso aconteça como: clima favorável o ano inteiro, a colaboração dos meios de comunicação, o uso das pernas e pés originando movimentos e gingas exclusivas vindos da capoeira, do samba e até das danças indígenas. Também é importante destacar o sentido lúdico do futebol na vida dos brasileiros, como por exemplo, festas de família é normal ter aquela “pelada”, nos finais de semana turma de amigos se reúnem para jogar uma partida, tudo isso se caracterizando como uma brincadeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (110.4 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com