TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Portfólio

Por:   •  18/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  765 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR

CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO

ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA.

BATATAIS/SP – 2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR

CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO

PORTFÓLIO SOBRE

Atividade sobre:

(ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA), do Curso de Educação Física – Bacharelado do Centro Universitário Claretiano – EAD, como parte dos requisitos necessários para a aprovação na disciplina.

Aluno (a):

R.A.:

Professor (a) /Tutor (a) a Distância:

BATATAIS/SP – 2017 ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA.

Atividade no portfólio :

Conforme estudamos: "Scheler (1989) classifica os valores em:

Úteis: conveniente, inconveniente [...] Vitais: forte, fraco [...] Lógicos: verdade, falsidade [...] Estéticos: belo, feio [...] Éticos: justo injusto [...] Religiosos: profano, sacro [...]" (DANIEL; SCOPINHO, 2013, p. 183). Também estudamos que: "O que dá sentido à existência é a capacidade espiritual que possibilita lutar por uma causa nobre, um ideal, uma ilusão" (DANIEL; SCOPINHO, 2013, p. 171).

Contudo, somos confrontados com as necessidades biológicas, como comer e beber, e igualmente com o sistema econômico capitalista dentro do qual podemos suprir essas necessidades. Assim, muitas vezes os valores econômicos são postos à frente em nossas prioridades, a fim de garantir a nossa sobrevivência física, enquanto os valores espirituais e, portanto, metafísicos são deixados em segundo plano, apesar de serem estes que atribuem sentido pleno à vida. O resultado desta situação é que atribuímos diversos valores que não são espirituais às coisas e situações que passam pela nossa vida, de modo que podemos estar cada vez mais esvaziados de sentido de existência.

Posto isso, para a realização desta atividade, você deve assistir à sequência de encerramento do filme O grande ditador (Chaplin, 1940 – disponível com legendas em português em <https://www.youtube.com/watch?v=3OmQDzIi3v0> e na versão dublada em português em <https://www.youtube.com/watch?v=6yUnNYlpFy8>. Acessos em: 2 dez. 2015), em que o personagem Barbeiro / Carlitos faz um discurso humanista.

Após assistir ao filme e estudar o conteúdo indicado, você deverá descrever quais são os valores espirituais que o discurso relaciona. Da mesma maneira, faça uma lista dos desafios humanos que o discurso descreve e que, mesmo hoje, mais de 70 anos após o lançamento do filme, ainda precisam ser superados pela humanidade.

De acordo com material estudado, percebemos como os valores espirituais são de suma importância para compreensão do discurso analisado. Todo o sentimento demonstrado não só nas palavras expressadas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com