TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Portfólio Ciclo da Disciplina de Ergonomia e Ginástica Laboral

Por:   •  31/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CINTIA REGINA PEREIRA CARDOSO

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO

Atividade de Portfólio Ciclo 2 da Disciplina de Ergonomia e Ginástica Laboral.

Profª Carmem Aparecida Malaguti de Barros

Belo Horizonte

2019

1) A Ergonomia possui um caráter multidisciplinar, analisando o trabalho de forma global. Baseado nisso, ela contempla três domínios relacionados com a execução da Tarefa. Descreva-os e diferencie estes domínios.

Ergonomia física: contempla as características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica, que estudam as questões de postura, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, segurança e saúde do trabalhador.

Ergonomia Cognitiva: contempla as características dos processos mentais, percepção, memórias e raciocínio, que estudam a carga mental de trabalho, tomada de decisões e o estresse ocupacional.

Ergonomia Organizacional: contempla as características da otimização dos sistemas sócio-técnicos, estruturas organizacionais, regras e processos, que estudam os processos de trabalho, programação de trabalho em grupo e trabalho cooperativo.

2) Descreva sobre a História do Trabalho e sua relação com o Taylorismo.

Com a revolução industrial no século 18, os trabalhadores viviam em regime de semi escravidão, trabalhando 16 horas por dia e sem férias. Nesse período surgiu então, o movimento da administração científica, que ficou conhecido como Taylorismo, criado pelo engenheiro Frederick Winslow Taylor, que tinha como princípios: 1) encontrar uma melhor maneira, onde o trabalho é governado por leis científicas; 2) Pessoas certas para as tarefas, onde as pessoas eram cientificamente selecionadas para realizarem determinadas tarefas; 3) Supervisão, recompensa e punição, onde a supervisão era essencial para o desenvolvimento de um bom trabalho; 4) Sistema de incentivos salariais, onde os funcionários que produzissem além do nível proposto, receberiam recompensa salarial e punição aos que não atingissem o mínimo exigido cientificamente.

3) Duas correntes se desenvolveram dentro da prática da Ergonomia. Descreva-as e em que aspectos elas se diferenciam, dentro de uma análise ergonômica.

Ergonomia Física (anglo-saxônica) e ergonomia cognitiva (francofônica).

A ergonomia física adota o conceito de adaptação da máquina ao homem, enquanto a ergonomia cognitiva visa a adaptação do trabalho ao homem.

4) Descreva sobre os principais pressupostos da Ergonomia utilizados na sua prática como princípios básicos e a importância destes princípios para a análise ergonômica do trabalho.

A interdisciplinaridade trata da análise das condições de trabalho por diferentes perspectivas, como psicológica, fisiológica, anatômica, técnicas e tecnológicas. A análise de situações reais trata tanto do ponto de vista técnico quanto humano, entendendo as características pessoais dos trabalhadores e as metas que devem cumprir. E, o envolvimento dos sujeitos é feita através da participação do trabalhador no processo de análise ergonômica para implementação de mudanças e melhorias no trabalho.

 5) A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) permite identificar e ajustar as condições de trabalho que possam trazer prejuízos a saúde do trabalhador. Baseado no protocolo de identificação de fatores de riscos dos postos de trabalho, elaborada pelo grupo Ergo & Ação e SimuCad da UFSCAR, cite os 14 itens que são analisados em uma situação de trabalho, registre e analise por meio de foto, uma situação real de trabalho na posição sentada. Analise os seguintes itens:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (304.9 Kb)   docx (180.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com