TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Portfólio Ciclo Disciplina de Psicologia da Educação

Por:   •  7/5/2023  •  Relatório de pesquisa  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Portfólio Ciclo 2

Atividade de Portfólio Ciclo 2 da Disciplina de Psicologia da Educação, professora Cristiane Regina Tozzo do curso de Licenciatura em Educação Física.

 

Batatais

2023

Psicanálise

   Nesta abordagem os conceitos de transferência e contratransferência podem ser usados na educação, já que o ato de aprender envolve a relação afetiva professor-aluno, onde através da transferência o professor recebe tudo aquilo que as figuras de afeto representam para o aluno que quando de maneira positiva acarretará em sentimentos de respeito, amor e autoridade e em contratransferência positiva o professor estabelecerá uma relação cooperativa e de ensino-aprendizagem com o aluno.

   Um exemplo prático é o acolhimento e não julgamento de alunos que são previamente estereotipados como bagunceiros e em sua bagagem trazem um conceito negativo de aluno- professor, ao professor trata-lo com respeito e confiança a atitude do aluno tende a ser uma transferência positiva de sentimentos, levando a melhora da aderência ao conteúdo estudado.

Behaviorismo

   Nesta abordagem as consequências são fundamentais na determinação do comportamento, eles negavam os eventos mentais e abordavam o comportamento pois o mesmo é mensurável. Segundo Skinner, o comportamento era aprendido em virtude das consequências que ele provocava, ou seja, uma recompensa ou uma correção.

    Um exemplo disso é um aluno que se comporta mal em sala de aula e é enviado para a orientação onde por estar ocupada a orientadora permite que o aluno use o computador para jogos e brincadeiras, isso acarretará em um reforço positivo do seu comportamento em sala e poderá repeti-lo para voltar a brincar no computador.

Referências

Campos, Juliane Aparecida de Paula Perez Psicologia da educação / Juliane Aparecida de Paula Perez Campos ... [et al.]. – Batatais,SP : Claretiano, 2013. Unidades 1 e 2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (75.4 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com