TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade didática

Por:   •  14/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Fundamentos Pedagógicos dos Esportes

Tarefa: atividade 1 do portfólio

Nome: Priscilla Bertoldo dos Santos Barbosa

RA: 8015879

Turma: DGEFL1601CRTA4O

Parecer do Tutor:

1º - definir esportes 

Esporte é um fenômeno cultural e social, pois influencia e sofre influência da sociedade, estando presente na vida familiar, educação, politica e até mesmo na economia, com a venda de diversos produtos relacionados ao esporte. Sua diferenciação com o jogo é bastante discutida e realmente causa confusão no momento da classificação de determinadas atividades. Nesse sentido acredito que a melhor definição é: o esporte sendo uma atividade física sujeita a determinados regulamentos (regras), organização e que geralmente visa a competição entre praticantes, ou seja, diferencia-se do jogo exatamente por ter grande organização e necessidade de seguir regras.

2º explicar as diferenças dos conceitos: "esporte na escola" e "esporte da escola"

Esporte na escola: reproduz na escola o Esporte de rendimento, restringindo, desta forma as práticas educacionais, ou seja, são realizadas práticas esportivas, com muita repetição, seguindo as mesmas regras do esporte de alto rendimento e muitas vezes com o objetivo de buscar talentos.

Esporte da escola: o conteúdo é repensado, com o obtivo de ajudar na formação dos alunos, através de componentes presentes no Esporte, como exemplo o trabalho em equipe, o entendimento de “ganhar” e “perder”, no Esporte na escola não é necessário seguir regras exatas como no Esporte de rendimento, são realizadas variações do Esporte através de jogos.

3º descrever uma aula em que seja possível observar a aplicação do conceito do esporte da escola

INTRODUÇÃO (15 minutos)

Aquecimento: Em um espaço amplo, os alunos fazem uma brincadeira de pega-pega, chamada popularmente de “mãe ajuda”, onde existe um primeiro pegador que pode se voluntariar e quem ele pega ajuda a pegar os demais. Continuando o aquecimento os alunos realizam outra brincadeira chamada de “alerta”, com uma bola de voleibol o professor inicia jogando a bola para cima e falando o nome de um dos alunos, este aluno chamado tem que pegar a bola e falar: alerta!, então os alunos tem que ficar parados e dando três passos o aluno que pegou a bola tenta acertar algum dos alunos com a bola, e se acertar o aluno atingido tem de iniciar a brincadeira novamente (jogando a bola para cima), e se não acertar o mesmo aluno joga a bola para cima novamente.

        

PARTE PRINCIPAL (20 minutos)

Ainda na formação em circulo o professor ensina fundamentos do voleibol:  manchete e toque, então os alunos começam a  jogar a bola um para o outro através de toque ou manchete, após se estipulam regras em que só podem usar toques, só manchetes, um toque e uma manchete. Em um segundo momento, formando duas fileiras os alunos tocam bola em duplas e vão alternado as duplas, sempre com a orientação de tentarem usar o toque e a manchete, mas se for possível.

PARTE FINAL (25 minutos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (305.4 Kb)   docx (255.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com