TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade do Portfólio

Por:   •  11/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade do Portfólio

1) Cite as conceituações de nadar, natação e atividades aquáticas. Qual dessas manifestações é a mais adequada para as aulas de Educação Física Escolar? Justifique sua resposta.

Nadar: Mover-se na água ou sustentar-se sobre ela, usando recursos do próprio corpo, ou seja, todo e qualquer movimento realizado na água, sem caráter de competição esportiva.

Natação: Formas diversificadas de manifestação do sujeito na água, utilizando movimentos técnicos, com movimentos de pernas e braços pré-estabelecidos, com caráter desportivo.

Atividades Aquáticas: Não se resumem ao nado e a natação. São todas as atividades que se desenvolvem no meio aquático abrangendo vários âmbitos:

  • Âmbito Utilitário: Envolve as escolas de natação para aprendizado.
  • Âmbito Educativo: Natação com objetivo de educação.
  • Âmbito Desportivo/Competitivo: Natação para competições, normalmente realizadas por atletas.
  • Âmbito da Saúde: Para pessoas normalmente com problemas de saúde onde são indicadas por médicos. Ex: hidroginástica.
  • Âmbito Terapêutico: Realizadas por indicação médica para recuperação de lesões, problemas respiratórios, alterações posturais, para gestantes eoutros.
  • Âmbito Recreativo: Banho livre e recreação.

A mais adequada para as aulas de Educação Física na escola são as atividades aquáticas, pois na maioria, para não dizer todas, as escolas públicas não possuem instalações adequadas para a prática e o intuito das aulas é dar oportunidade para a formação técnica e para a vida, necessitando de outros locais para a vivência das atividades através de projetos e parcerias no âmbito educativo, com visitas em clubes e lagos facilitando o ensino.

2) Considerando a construção história das relações do Homem com o meio aquático, descreva uma atividade a ser aplicada em uma aula de Educação Física Escolar que estimule os alunos a refletir sobre a construção histórica das atividades aquáticas, identificando a função da atividade aquática vivenciada.

Plano de Aula

Conteúdo: Meio Aquático

Objetivo:

Proporcionar o conhecimento aos alunos do homem com o meio aquático e a construção com a história das atividades aquáticas;

Estabelecer relações entre a construção histórica e os dias atuais

Público Alvo: Ensino Fundamental Anos Iniciais

Atividade Proposta:

Iniciar a aula com perguntas sobre atividades relacionadas com o meio aquático para saber o que os alunos entendem e sabem sobre o assunto;

A partir desse breve conhecimento, introduzir como e quando tudo começou, falando sobre a construção histórica dessas atividades.

Solicitar que os alunos faça uma comparação de como era e como essas atividades são realizadas nos dias atuais;

Após o surgimento de dúvidas, promover discussões sobre o assunto.

Apresentar os tipos de atividades aquáticas, destacando as mais populares e as menos conhecidas e solicitar que os mesmos façam duplas para realizar qualquer movimento, desde que sejam ao mesmo tempo, indicando a forma de como é no nado sincronizado.

Avaliação: Avaliação deve ser contínua tendo como principal objetivo a aprendizagem dos alunos sobre o assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (308.8 Kb)   docx (256.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com