TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade no Portfólio Educação Física

Por:   •  21/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade no Portfólio

  1. Os tratamentos destinados às pessoas com deficiência se modificam conforme as diferentes culturas, e se transformou de uma época para outra. Nas culturas antigas, como eram tratadas as pessoas com deficiência e quais fatores eram determinantes para estas questões?

*Nas culturas antigas Nômades, as pessoas com deficiência eram tratadas como incapazes para assegurar a sua própria sobrevivência por meio da caça e da pesca, podendo assim colocar em risco toda a tribo. Essas pessoas eram abandonadas á própria sorte e condenadas á morte aos ataques de animais ferozes.

*Em Esparta, as crianças que nasciam com algum tipo de deficiência física ou mental eram consideradas criaturas subumanas e eram eliminadas por serem frágeis.

*No Cristianismo, por intermédio dos ensinos religiosos as pessoas com deficiência eram considerados filhos de Deus. Sua deficiência era atribuída pela divindade e sua aceitação passa a ser marcada pela tolerância e caridade.

*Na Idade Media, as pessoas que apresentavam problemas psiquiátricos ou deficiência metal eram considerados possuídos por uma presença maligna e bruxarias.

  1. Em relação à Educação Física Adaptada, o que deve ser mantido para que ocorra a integridade das atividades e a maximização do potencial individual?

*Segundo a Contituinção Federal, a integração escolar todo o individuo que apresentada deficiência tem preferência na rede regular de ensino.

-Segundo Miranda (2004), trabalhar com classes heterogêneas que acolhem todas as diferenças trazem inúmeros benefícios ao desenvolvimento das crianças que apresentam ou nãodeficiencias, na medida em que elas têm a oportunidade de vivenciar a importância do valor da troca e da cooperação nas interações humanas. Para que essas diferenças sejam respeitadas é necessário uma nova concepção de escola,de aluno,de ensinar e de aprender.

Não existe nenhum método ideal ou perfeito de Educação Física que se aplique na inclusão, o professor deve estar apto e conhecer e respeitar cada deficiência do individuo. Oferecendo oportunidades para que desenvolvam suas habilidade democraticamente e não seletiva.

-

(3) Quando e como surgiram as primeiras instituições que acolhiam pessoas com deficiência no Brasil?

*No Brasil, as primeiras instituições que acolhiam pessoas com deficiências surgiram durante o governo do Imperador Dom Pedro II em 1854, onde foi criado o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, hoje conhecido como Instituto Benjamin Constant.

*Em 1957, o Imperial Instituto de Surdos e Mudos, hoje Instituto Nacional de Educação para Surdos.

*Em 1945 Foi fundada a Sociedade Pestalozzi do Brasil, onde pessoas com deficiências intelectuais eram confundidas com pessoas com distúrbios mentais e permaneciam internadas em sanatórios e em hospitais psiquiátricos.

*Em 1954, teve origem a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), voltada ao atendimento de pessoas com deficiência intelectuais e mentais.

*Mas foi a partir de 1950, mas especificamente em 1957, que o atendimento educacional ao individuo que apresentavam deficiência foi assumido pelo governo federal em âmbito Nacional, com campanhas voltadas especificamente para esse fim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com