TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Aquáticas

Por:   •  11/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.306 Palavras (6 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

NOME DO ALUNO – RA

ATIVIDADE 11ª SEMANA

"Recordações de sua Escola e Novas Propostas para Atividades Aquáticas"

                                                                

Centro Universitário Claretiano

Licenciatura em Educação Física

Atividades Aquáticas

Tutora Raquel Daffre de Arroxellas

NOME DO POLO

2017

[pic 3][pic 4]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Curso: Licenciatura em Educação Física

Disciplina: Atividades Aquáticas

Tutor: Raquel Daffre de Arroxellas

R.A.: 1182313

Aluno: Jéssica de Kássia J. Rosa

Turma: DGEFL1502VITAOS

ORIENTAÇÕES PARA A ATIVIDADE

A atividade deve seguir obrigatoriamente a seguinte formatação: margens esquerda e superior: 3,0 cm/margens direita e inferior: 2,0 cm; fonte Times New Roman, tamanho 12; espaçamento entre linhas de 1,5.

Atividades com plágio não zerão aceitas (veja os critérios de correção no quadro síntese, disponível na ferramenta material).

ATIVIDADE

A formação do professor envolve tanto a incorporação e domínio dos conhecimentos pedagógicos, como também a compreensão da influência da história escolar vivida. Dessa forma, não se pode negar ou desconsiderar que, as experiências vividas e partilhadas ao logo da vida escolar, influenciam as tomadas de decisões didáticas quando o professor realiza o seu planejamento curricular.

Diante disso, esta atividade tanto configura-se por um resgate do ensino escolar vivido, como também configura-se por uma atividade de planejamento didático para articular os esportes olímpicos e não olímpicos no trabalho educacional das Atividades Aquáticas em aulas de Educação Física Escolar.

A seguir, apresentamos as etapas e os procedimentos que precisa realizar para concluir a sua atividade de Portfólio:

1ª ETAPA

Lembre-se da escola onde realizou o Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Redija um texto, de no máximo uma lauda/página descrevendo esta escola e os espaços para as aulas da Educação Física. Comente se você teve aulas de Educação Física Escolar que tratou da temática  Atividades Aquáticas. Se sim, como foram estas aulas? Se não, indique o por quê?

RESPOSTA: Escola Estadual de Ensino Fundamental “Nova Carapina”. Esta foi a escola em que prestei meu ensino fundamental. Situada em um bairro de classe baixa, a escola Nova Carapina atendia cerca de quatro bairros no município de Serra. Possuía em média 11 salas de aula, um laboratório de informática, uma biblioteca, banheiros feminino, masculino e dos professores. Atendia em média 600 alunos por turno, mas apesar de grande possui apenas uma quadra de esporte descoberta e um terreno. Com o tempo a quadra foi coberta e o terreno se tornou uma quadra de areia. Infelizmente não havia verba suficiente para atividades aquáticas, pois por ser uma escola pública, muitas vezes faltavam até materiais básicos para as aulas de educação física, como bola, rede, corda, etc.

2ª ETAPA

Escreva um texto de análise, de no máximo uma lauda/página, relacionando a realidade das aulas de Educação Física vividas (realização ou não de aulas de Educação Física com a temática Atividades Aquáticas) com a realidade das aulas de Educação Física Escolar da atualidade. Cite os elementos facilitadores e dificultadores para se trabalhar a Temática Atividades Aquáticas na Educação Física Escolar nos dias de hoje.

RESPOSTA: Antigamente não existiam muitas regras nas aulas, os professores simplesmente entregavam a bola para os alunos jogarem o que queriam, muitos ficavam excluídos, principalmente por não ter materiais para todos participarem, mas mesmo assim, todos recebiam nota, simplesmente por estarem alí, até por que não existia avaliação. A não ser que a aula fosse teórica, não existia nenhuma possibilidade de uma aula sobre atividades aquáticas, devida a falta de verba para a construção de uma piscina e compra de assessórios, como espaguetes, boias, colchonetes, etc.

Hoje em dia, as aulas de educação física melhoraram muito, pois devido a muitas reivindicações, a maioria das escolas possuem quadras cobertas, mais materiais e até estagiários para auxiliar os professores, coisa que raramente se via nas escolas. Infelizmente, poucas escolas ainda contam com recursos para as atividades aquáticas, pois o estado não vê como algo de extrema importância e necessidades para a educação dos alunos. As únicas escolas atuais que contam com recursos como: piscina, espaguete, boias, redes, etc., são as escolas particulares. Este tipo de recurso deveria estar disponibilizado em todas as escolas da rede pública, esta seria a solução para a iniciação das atividades aquáticas dentro das escolas.

3ª ETAPA

A partir do contexto de ensino da escola atual e, resgatando os conhecimentos estudados na Unidade 2 (páginas: 56 – 96) sobre os esportes aquáticos olímpicos e esportes aquáticos não olímpicos e, na Unidade 6, p. 137-153 (DARIDO; SOUZA, 2015 – citado no tópico O que preciso estudar?), resolva as questões a seguir:

Escolha uma modalidade de esporte aquático olímpico e uma modalidade de esporte aquático não olímpico, citados no material e elabore um Plano de Atividades para o contexto da escola atual apresentado no texto que você elaborou na 2ª etapa. Para tanto:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (392.7 Kb)   docx (144.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com