TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Aquáticas

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Avividades Aquáticas

Tarefa: atividade do ciclo 1 – 3ª semana

Nome: Lidiane Dal Pozzo

RA: 1193775

Turma: DGEF1401CRT2T

Parecer do Tutor: Ana Martha de A Limongelli

  1. Cite as conceituações de nadar, natação e atividades aquáticas? Qual dessas manifestações é a mais adequada para as aulas de Educação Física escolar?

R: Nadar é a ação de mover-se na agua ou sustentar-se sobre ela, ou seja, ação do ser humano na água, usando como recurso o próprio corpo de forma intencional tanto parado quanto em movimento. Nadar é o movimento e atitude que temos dentro da agua sem a ajuda de algum objeto de sustentação. “Nadar significa a ação participativa na água, se refere a qualquer ação motora que o indivíduo realiza intencionalmente para propulsionar-se através da água, refere-se a formas variadas e diversificadas de manifestação do sujeito na água, sem a intenção de resultados desportivos”. (ANDRIES JUNIOR; PEREIRA; WASSAL, 2002).

Natação é a ação de locomoção no meio liquido com movimentos técnicos estabelecidos, não necessariamente visando resultados desportivos, vindo ser uma atividade física que consiste em movimentar braços e pernas para fazer deslocamento dentro d’água tendo o auxilio de objetos para que facilite o aluno a nadar.

Atividades Aquáticas é: natação sincronizada, polo aquático, canoagem,  triatlo, maratona aquática, pentatlo moderno, a vela, o remo, além dos esportes aquáticos olímpicos. As atividades aquáticas visam meios de desenvolvimentos técnicos para que se obtenham bons resultados em uma competição que o leve a uma vitória. Para Marin (2004), Atividade Aquáticas inclui todos os tipos de atividade que se desenvolvem no meio aquático e podem abranger vários âmbitos.

A mais adequada é a: Atividades Aquáticas, pois incluem todos os tipos de atividade que se desenvolvem no meio aquático abrangendo vários âmbitos entre eles âmbito utilitário, educativo, desportivo ou competitivo,  âmbito da saúde, terapêutico e recreativo. Todos eles são importantes para podermos trabalhar com os alunos no nosso dia a dia nas aulas de educação física escolar e através do desenvolvimento nas aulas desde cedo podem proporcionar diversos benefícios relacionados a relação social e afetiva dentro do âmbito escolar e da sua própria comunidade.

  1. Considerando a construção história das relações do homem com o meio aquático, descreva uma atividade para uma aula de Educação Física escolar que estimule o aluno refletir sobre sua história de vida aquática.

R: Desde a era primitiva as atividades aquáticas já eram praticadas, onde os homens nadavam por vários motivos: fugir dos inimigos e predadores,  caçar, pescar, colher frutas e até mesmo para o seu lazer. Para mim uma atividade que poça fazer com que os alunos reflitam sobre a história do homem no meio aquático é a atividade: Caça aos bichos. Nesta atividade  você joga varias plaquinhas na piscina (podendo ser confeccionadas de isopor) com nomes de bichos escritos. Divide-se a turma em duas equipes, que ficarão todos de um lado da piscina. Quando o professor der o sinal um aluno de cada equipe nada ate o outro lado da piscina, pega uma plaquinha com o nome de um bicho e volta. Assim que este aluno chegar, o outro sai, e assim sucessivamente. No final de um tempo a equipe que pegou mais plaquinhas sem repetir os nomes dos bichos ganha a brincadeira. Esta é uma brincadeira que estimula o lado histórico tento a caça aos bichos como exemplo histórico,  e também desenvolve o lado físico motor e o raciocínio, pois além de nadar e estar se exercitando, trabalharão a memorização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (308.7 Kb)   docx (257.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com