TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Aquáticas para Gestantes

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.735 Palavras (11 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 11

ATIVIDADES AQUÁTICAS PARA GESTANTES

                                                                       Simone Nogueira de Araújo

Resumo: A atividade física vem se destacando como um dos pilares fundamentais para obter uma qualidade de vida, e a cada dia aumenta o número de mulheres que a praticam. Mesmo no período gestacional há uma preocupação das gestantes pelo seu bem estar físico e também com algumas doenças e complicações que poderá ocorrer no período da gestação. Quanto o tipo de atividade adequada geralmente são prescritos exercícios de baixa intensidade e duração média de quarenta minutos para não acarretar riscos para a mãe e o feto. Somente profissionais habilitados podem atuar na elaboração do programa de exercício físico para a gestante.  O objetivo desse artigo é mostrar a importância e benefícios das atividades aquáticas para as gestantes, através de uma revisão bibliográfica.

Unitermos: Atividade física. Período gestacional. Atividades aquáticas.

Introdução

           A gravidez, embora não seja uma doença, é um período que envolve diversas modificações no organismo materno, é justamente nesse período que ocorrem várias alterações de caráter fisiológico, morfológico, psicológico e nutricional que necessitam ser estudada pelo profissional de Educação Física para que possa avaliar estas modificações em relação ao processo de prescrição de uma atividade física para a gestante.

         Em décadas passadas, as gestantes eram aconselhadas a reduzirem suas atividades e interromperem, até mesmo, o trabalho ocupacional, especialmente durante os estágios finais da gestação, acreditando-se que o exercício físico aumentaria o risco de trabalho de parto prematuro (ARTAL et al, 1999).  As recomendações variavam de acordo com os contextos socioculturais. No início do século XX começaram a serem desenvolvidos os programas de assistência pré-natal com o intuito de romper o ciclo vicioso de medo, tensão e dor, incluindo a atividade física, porém sem um embasamento científico (LEITÃO et al, 2000). Embora persistam controvérsias sobre esta prática no período gestacional, a atividade física vem se integrando de forma crescente nesse período.  

           As atividades aquáticas são prescritas como uma excelente atividade no período gestacional, porque possibilitam movimentos sem causar impacto às articulações e tendões, estimulando toda a musculatura e manutenção do tônus muscular, efeitos benéficos sobre o sistema respiratório e cardiovascular, recuperação de enfermidades, entre outros. De acordo com Mauad Filho et al (1999) os exercícios aquáticos são beneficentes durante todo o período gestacional pois não apresentam incômodos para a paciente, principalmente no último trimestre.

    Aspectos gerais da gestação e exercício físico

             Durante muito tempo afirmou-se que as mulheres que quisessem se tornar mães, não poderiam em hipótese alguma praticar atividades físicas e deveriam se manter em repouso até o fim da gestação. Com o passar dos anos se desenvolveram alguns estudos para que se pudessem obter informações diferentes. De acordo com (Mittelmark, Dorey e Kirschbaum, 1991) Mulheres que se exercitam antes da gravidez e que continuam a fazê-lo durante a gestação tendem a ganhar menos peso, além de dar à luz a bebês mais saudáveis e suportar melhor as exigências físicas do parto natural. Os obstetras começaram a observar que gestantes submetidas a programa de exercícios físicos regulares possuíam melhores níveis de saúde, apresentavam uma gestação mais tranquila e a recuperação pós-parto era mais eficiente e menos traumática que gestantes sedentárias.

              No período da gravidez o organismo apresenta varias modificações anatômicas e a parede abdominal é a primeira a sentir essas modificações, deslocando o centro de gravidade, sujeitando as grávidas à lordose lombar, à medida que a barriga aumenta. A cintura pélvica aumenta 60% sua mobilidade devido à relaxinas, o quadril aumenta também o seu tamanho para ampliar o espaço a abrigar o bebê. O diafragma é comprimido devido ao maior volume uterino, dificultando-lhe a respiração, o estômago tem eixo alterado para a horizontal, dificultando a digestão, as glândulas mamárias têm seu volume aumentado, solicitando mais músculos dorsais e peitorais.

          Os benefícios da atividade física para gestantes são inúmeros. Porém, para que a gestante se “apodere” destes benefícios, os exercícios devem ser prescritos individualmente e respeitando o gosto da gestante. Outra questão importante está relacionada com o limite físico, que é variável de acordo com o dia, a temperatura e estado mental. É totalmente contra indicado exageros na prática das atividades. Tal prática vem sendo cada vez mais discutida e, de modo especial, as suas possíveis repercussões maternas e fetais.

             A atividade física pode trazer vários riscos para mãe como: hipoglicemia, hipertermia e lesões músculo esquelética, mas também apresenta benefícios como: diminuição das câimbras; melhora na circulação sanguínea; redução do inchaço; fortalecimento da musculatura abdominal; redução do desconforto intestinal; melhora da postura corporal; mais rápida recuperação pós-parto; diminuição das dores lombares; maior controle respiratório; controle do aumento do peso corporal; aumento das exigências físicas da gestação; Já no feto o exercício pode diminuir o fluxo sanguíneo para a placenta, e também causa hipertermia e hipoglicemia, mas pode oferecer menor tempo de evolução do trabalho de parto e ao menor índice de indicação de parto cesárea (CONTTI et al, 2003). Entretanto, alguns resultados desfavoráveis foram observados na aplicação de exercícios intensos, entre eles a ocorrência de prematuridade e baixo peso (ARTAL et al, 1999), Mas antes de qualquer atividade todas as gestantes devem fazer um exame obstétrico e clínico no início da gestação antes de participar de programas de exercícios, sendo que as suas orientações devem ser seguras e considerar as respostas fisiológicas normais da gestante à vários tipos de atividades (ARTAL et al, 1999). O tipo de atividade física deverá ser adequado a cada paciente (MAUAD FILHO et al, 1999).

        De acordo com Cossenza e Carvalho (1999), os sinais e sintomas para interrupção do exercício são: dor, sangramento, falta de ar, tontura, batimento cardíaco irregular, fraqueza, taquicardia, dor na coluna ou região púbica e dificuldade para andar.

           Diante dessas possíveis complicações, é importante que se tenha alguns cuidados com a prática do exercício e a sua prescrição, para que a gestante adquira os benefícios proporcionados por tal prática de maneira segura.

Tipos de Atividades físicas    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (123 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com