TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Gímnicas

Por:   •  26/5/2015  •  Bibliografia  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  2.942 Visualizações

Página 1 de 2

TEMA: Atividades Gímnicas

 Inicialmente precisamos compreender o conceito de gímnica,o que é? Segundo as pesquisas, gímnica é a atividade que engloba todas as ginásticas: ginástica artística, ginástica rítmica,ginástica acrobática, de trampolim e a ginástica para todos (Ginástica Geral).

 

 Para a montar uma plano de aula,é necessário que se tenha os conteúdos: conceituais,procedimentais,atitudinais.Além do método e estratégia,material e avaliação.

 

 Abaixo será mostrado proposta de atividade gímnica para crianças da faixa etária a partir de 3 anos.

TEMA DA AULA: TAPETE MÁGICO

-Objetivo da aula: Explorar diferentes maneiras de movimento usando o material “tapete” (pode ser aquele para banho em fomato de pés,ou outro qualquer).

-Conteúdo Conceitual: Compreender as variações de movimentos com diferentes funções do tapete.

-Conteúdo Procedimental: Criar diferentes movimentos a partir das diverss funções do objeto e executar os movimentos criados pelos colegas.

-Conteúdo Atitudinal: Interação com ênfase tanto na criação de propostas diferentes como na aceitação das propostas alheias.

-Método e Estratégias: Após mostrar aos alunos o tapete,entregar um para cada aluno e pedir que explorem,brincando,quais as maneiras de nos posicionarmos em cima deles. Propor possibilidades diferentes daquelas que surgirem,sem demonstrar como fazê-las. Questioná-los se sabem qual a função desse objeto,indagando-os sobre outras possibilidades de função que ele possa ter nas brincadeiras que ocorrem nas aulas de Educação   Física. A partir dos primeiros momentos de exploração do material e de suas possibilidades, o professor pode propor alguns desafios:      

  • Será que com ele podemos carregar algo? (apoio como bandeja,formar cone com o tapete,etc). É possível imitarmos algum animal como esse objeto? (ex: cada tapete em uma mão,imitando pássaro).
  • Vamos identificar as cores dos tapetes? Será que cabe todos os amiguinhos em 1 tapete?
  • Vamos brincar de “estende e dobra” ?
  • Vamos montar obstáculos com os colchonetes? Será que conseguimos pular,engatinhar,andar de lado?

 

-Material: Colchonetes individuais de qualquer modelo

Avaliação: Observar os alunos mais criativos e aqueles que apresentam mais dificuldade em propor e cooperar com os colegas nas explorações do material,mas não ficar só nas observações,e sim registrar para futuras comparações de cada aluno com ele mesmo,analisando suas progressões,assim como a necessidade de receberem estímulos para se tornarem mais criativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (122.5 Kb)   docx (49.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com