TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades de locomoção e cognição

Por:   •  20/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  783 Visualizações

Página 1 de 2

PLANO DE AULA (20/10/2015)

TEMA DA AULA: Atividades de locomoção e cognição

LOCAL: Quadra

MATERIAL : Giz

TURMA: 2º ano

DURAÇÃO : 50 minutos

OBJETIVOS

Principal

Melhorar a agilidade e atenção dos alunos.

Secundários

  • Promover atividades que melhorem o equilíbrio dos alunos;
  • Promover atividades que melhorem a cognição dos alunos.

PRIMEIRA PARTE DA AULA - Aquecimento

Roda de conversa

Pique-Pega: um aluno é escolhido para ser o pegador, os demais deverão correr por toda a quadra, para não serem pegas elas deverão deitar no chão de costas.

SEGUNDA PARTE DA AULA – Aula Propriamente Dita ou Parte Principal da Aula

Morto-Vivo: com os alunos dispostos em um círculo o professor falará “morto” e os alunos deverão se agachar, quando disser “vivo” eles deverão se levantar. Quando uma criança errar irá para o centro da roda.

Variação: Morto-Vivo em corrida: os alunos ficarão correndo pela quadra atentas aos comandos do professor, quando o professor disser “morto” eles deverão deitar-se no chão, quando disser “vivo” deverão se levantar e continuar correndo, a criança que errar virará estátua e ficaram de pé no lugar onde erraram até o comando do professor para voltar a se mexer.

Pique-Pega do Cercado: o professor fará dois cercados (podendo ser desenhados com giz no chão ou com barbante), e escolherá dois alunos para serem  os pegadores, quando alguém for pego ele será conduzido ao cercado onde permanecerá ate que todos forem pegos.

Variação: um aluno será escolhido para ser o pegador, quando alguém for pego deverá ficar imóvel no lugar até que outro aluno venha salva-lo, para salvar o aluno deverá passar entre as pernas do aluno que foi pego.

TERCEIRA PARTE DA AULA – Volta à Calma

Viúva e Viúvo: O professor deverá dividir a turma e duplas, porém um aluno deverá ficar sozinho e será denominado viúva ou viúvo que deverá através de piscar o olho, chamar para si um dos alunos da fileira da frente que estiver sentado. Neste momento o companheiro do aluno chamado deverá segurá-lo impedindo a fuga, se o colega conseguir fugir, deverá sentar-se à frente daquele que piscou(viúvo/viúva) e o que ficou sozinho passará a ser o viúvo ou viúva e assim sucessivamente. Esta atividade estimula atenção e reflexos.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (129 Kb)   docx (559.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com