TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação, Prescrição e Atenção À Saúde

Por:   •  19/10/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.360 Palavras (6 Páginas)  •  1.706 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdade Pitagoras

Ensino a Distância

Rosângela Rodrigues Sousa

Relatório do estágio : Avaliação, Prescrição e Atenção À Saúde

Goiânia

20200

Rosângela Rodrigues Sousa

RELATÓRIO DO ESTÁGIO : Avaliação, Prescrição e Atenção À Saúde

Relatório apresentado á Faculdade Pitagoras. como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de avaliação, prescrição e atenção á saúde  do curso de Educação Fisíca

Docente supervisor: Wodson

Goiânia

2020

SUMÁRIO

1​RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO LOCAL/INSTITUIÇÃO CONCEDENTE​4

2​RELATO DOS ARTIGOS DE METODOLOGIAS, ESTRATÉGIAS E ABORDAGENS NO CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM AVALIAÇÃO, PRESCRIÇÃO E ATENÇÃO À SAÚDE​5

3​RELATO DE ESTUDO DE REFERÊNCIAS ADICIONAIS EM AVALIAÇÃO, PRESCRIÇÃO E ATENÇÃO À SAÚDE​6

4​RELATO DA ANÁLISE DO LOCAL DE ATUAÇÃO DO ESTÁGIO​7

5​RELATO DAS METODOLOGIAS UTILIZADAS PELO SUPERVISOR DE CAMPO, NA ÁREA DE ATUAÇÃO EM AVALIAÇÃO, PRESCRIÇÃO E ATENÇÃO À SAÚDE​8

6​RELATO DA OBSERVAÇÃO​9

7​FICHAS DE OBSERVAÇÃO​10

8​RELATO DA PARTICIPAÇÃO​11

9​FICHAS DA PARTICIPAÇÃO ​12

10​APRESENTAÇÃO DO PLANO DE REGÊNCIA​13

11​RELATO DOS APONTAMENTOS DO SUPERVISOR DE CAMPO E SUPERVISOR ACADÊMICO SOBRE O PLANO DE REGÊNCIA​14

12​RELATO DE REGÊNCIA​15

13​FICHAS DE REGÊNCIA​16

14​ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE AS ETAPAS DE CAMPO​17

15​FICHA DE ACOMPANHAMENTO​18

CONSIDERAÇÕES FINAIS​19

REFERÊNCIAS E CITAÇÕES​20

INTRODUÇAO

Esta publicação integra uma série de cinco módulos: -potencialidades é desafios das práticas corporais e atividades físicas no cuidado e promoção da saúde; Idosos e cardiopatas ; exercícios e hipertensão;  exercício e diabetes; e palestras sobre os benefícios do exercício físico na saúde.

A Promoção da Saúde é apontada como um dos pilares do SUS e representa, de maneira operacional, um “conjunto de estratégias e formas de produzir saúde, no âmbito individual e coletivo, caracterizando-se pela articulação e cooperação intra e intersetorial, pela formação da Rede de Atenção à Saúde (RAS), buscando articular suas ações com as demais redes de proteção social, com ampla participação e controle social” (BRASIL, 2014).

a Promoção da Saúde caminha para além das atividades coletivas, educativas, de concepções idealísticas e inalcançáveis relacionadas às condições de vida, assim como de esforços direcionados a mudança de comportamentos a partir de prescrições descontextualizadas, de modo a ser caracterizada quando são abarcadas as complexidades relacionadas à saúde e as múltiplas possibilidades de atuação, que necessariamente consideram princípios e diretrizes relacionadas à concepção ampliada de saúde, equidade, autonomia, empoderamento e protagonismo dos sujeitos (nas esferas individual e coletiva).

  Partindo da idéia de que a maioria dos indivíduos nasce em boas condições de saúde e, com o passar do tempo, esse estado pode ser alterado por fatores externos e/ou genéricos, a saúde pública e conseqüentemente seus profissionais passam a agir para proporcionar a esses indivíduos uma melhor qualidade de vida. Percebe-se, portanto, que existem formas de retardar ou melhorar o quadro clinico dessas pessoas,  com o objetivo de atender as necessidades, melhorando ou resolvendo os problemas apresentados pela população.

Boa parte destas doenças é causada pelo sedentarismo, provocada pela falta de exercício físico, uma vez que a tecnologia rouba o espaço dessa prática, ocasionando o surgimento de diversas doenças, podendo aumentar ou agravar o número de pessoas doentes, comprometendo ainda mais a sua qualidade de vida.

RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO LOCAL/INSTITUIÇÃO CONCEDENTE​

Grupo de 08 idosos, sendo 5 mulheres e 3 homens,com idades acimas dos 60 anos, e que possuem uma caracteristicas em comum: são cardiopatas

a) Quais são as caracteristicas da cardiopatia/ cardiopata?

 -Caracterizada pela perda progressiva da capacidade funcional do coração;  coração não consegue desempenhar adequadamente suas funções, diminuindo a expectativa de vida da pessoa.

b) Quais os cuidados que o profissional deve ter no trabalho com idosos cardiopatas? Lembrando que essas pessoas tomam medicamentos, e o profissional precisa tomar conhecimento de suas características.

-O profissional deve analisar o prontuário, identificar os fatores de risco e definir as variáveis do programa de acompanhamento ou treinamento, minimizando os riscos associados às atividades através de monitoração e prescrição consciente dos exercícios e potencializando os resultados positivos, como o despertar do interesse sobre a prática e a interação com a(s) equipe(s) multidisciplinar(es). O profissional também deve atualizar periodicamente as fichas de acompanhamento e avaliação, aferir e monitorar a freqüência cardíaca e a pressão arterial antes, durante e depois das atividades

c) Quais práticas de atividade físicas são mais indicadas? justifique sua resposta.

-As atividades aeróbicas como caminhada, corrida e bicicleta têm muitos pontos ao seu favor: melhora da capacidade cardiorrespiratória e da circulação coronariana (no coração) e nos membros inferiores (pernas), além do controle da pressão arterial que significa, na prática, a redução de triglicérides e da intolerância à glicose, assim como o consumo de gordura corporal.

d) Quais são os benefícios da atividade física para esse publico: idosos e cardiopatas.

-atividade fisica é um fator importante na prevenção, bem como no tratamento das varias doenças cardiacas (Polock e Wilmark, 1993). A inatividade fisica tem sido considerada um fator de risco importante das doenças cardiacas. Individuos com doenças cardiacas, que praticam atividade fisica apresentam menor número de eventos pós-operatorio e de reinternações hospitalares, alem de reduçao da mortalidade (Charlson, Isom, 2003). A pratica regular de atividade fisica ou mesmo um estilo de vida mais ativo tem mostrado ser um meio de proteção contra a ocorrencia de doenças cardiacas, reduzindo a mortalidade (Negrão e Barreto, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (45.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com