TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biomecanica

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.474 Palavras (14 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 14

1 – Descreva quais são os 3 planos e 3 eixos do movimento. Cite 5 exemplos de movimentos articulares ou movimentos cotidianos para cada um desses 3 planos/eixos:

Plano sargital- É o plano que divide o corpo em duas partes sendo estas direita e esquerda.

Eixo lâtero - lateral - LATERAL MOVIMENTOS:

Abdução de ombro

Flexão de ombro

Hipertensão de ombro

Dorsiflexão: elevação da ponta do pé em direção à perna;

Flexão plantar: abaixamento da ponta do pé.

Plano frontal- O plano que divide o corpo em partes anterior e posterior. EIXO ntero-posterior

Movimentos

Flexão lateral - Inclinação do tronco para a direita ou esquerda;

Abdução: afastamento do segmento em relação à posição anatômica.

Adução: aproximação do segmento em relação à posição anatômica.

desvio lunar: inclinação em direção à ulna;

desvia radial: inclinação em direção ao radio.

Plano transversal- o plano que divide o corpo em partes superior e inferior.Eixo longitudinal

Movimentos

Pronação; rotação medial do antebraço;

Supinação; rotação lateral do antebraço.

Abdução horizontal; movimento do braço ou da coxa afastando se da linha média, quando estão com 90 graus de abdução

Adução horizontal; movimento do braço ou da coxa aproximando da linha média, quando estão com 90 graus de abdução.

Rotação medial ou interna; rotação em direção a linha média do corpo, usada para membros superiores ou inferiores.

2- Diferencie as contrações isométricas, excêntrica e concêntrica:

Contração isométrica: A contração isométrica ocorre quando um músculo gera força e tenta encurtar-se, porém não consegue superar a resistência externa, mantendo-se estático. Por exemplo, ao segurar um objeto pesado em uma das mãos, com o cotovelo flexionado em 90º, haverá uma contração isométrica do bíceps, uma contração isométrica pode gerar uma quantidade considerável de força, apesar da ausência de alongamento ou encurtamento perceptivo dos sarcômeros musculares e do subsequente.

Exemplo de contração isométrica

Contração excêntrica: A contração excêntrica ocorre quando as fibras musculares trabalham de maneira controlada para desacelerar os movimentos, pois a resistência externa ultrapassa a força muscular e o músculo se alonga a medida que a tensão aumenta. Por exemplo, em um exercício para os bíceps, o haltere é abaixado lentamente contra a força da gravidade, gerando uma contração excêntrica do músculo bíceps. Vale ressaltar que toda contração excêntrica só ocorre após uma contração concêntrica.

Exemplo de contração excêntrica

Contração concêntrica: Em uma contração concêntrica, o músculo se encurta e observa-se à medida que a tensão aumenta. Por exemplo, ao elevar um haltere da posição do cotovelo estendido para a posição fétida, ocorre uma contração concêntrica.

3-Diferencie as variáveis mecânicas FORÇA e TORQUE.

FORÇA a força é uma ação física com que causa deformações ou que altera o estado de repouso ou de movimento de um determinado objeto.

TORQUE É a grandeza física associada á possibilidade de rotação, em torno de um eixo, decorrente de uma força aplicada em um corpo.

4- Caracterize cada um dos 3 tipos de alavanca

- As alavancas de primeira classe também chamadas de INTERFIXA, o eixo do movimento esta no meio;Um exemplo no corpo humano seria o movimento da cabeça sobre a 1ª vértebra cervical movendo-se para cima e para baixo.

- As alavancas de segunda classe também chamadas de INTER-RESISTENTE , a resistência esta entre a força e o eixo do movimento. Apresenta a melhor vantagem mecânica, pois o braço de força é sempre maior que o braço de resistência e, quase não é encontrada no corpo humano com exceção da ação dos músculos flexores plantares do tornozelo quando uma pessoa fica nas pontas dos pés .

- As alavancas de terceira classe também chamadas de INTERPOTENTES, a força fica entre a resistência e o eixo do movimento. Esta é a alavanca mais comum no corpo humano, não oferece vantagem mecânica, porém é a melhor para o movimento.

Exemplo : o bíceps durante a flexão de cotovelo. O eixo é a articulação do cotovelo, a força exercida pelo bíceps seria a feita na inserção proximal do rádio e a resistência seria o peso do antebraço e da mão.

5- Quais a variáveis cinemáticas que podem ser medidas por meio de cinemetria cite as características de cada um dos 3 instrumentos de medição em cinemetria apresentados em aula.

A cinemetria consiste em um conjunto de métodos que busca medir parâmetros cinemáticos do movimento, isto é, a partir da aquisição de imagens durante a execução do movimento, realiza-se o cálculo das variáveis dependentes dos dados observados nas imagens, como posição, orientação, velocidade e aceleração do corpo ou de seus segmentos. A cinemetria constitui a área de avaliação biomecânica que se preocupa, fundamentalmente, com a descrição dos movimentos (deslocamentos), independente das forças que os produziram.

A cinemetria é composta por procedimentos de natureza óptica. Onde as medidas são realizadas através de indicadores indiretos obtidos através de imagens. Inicialmente, podemos considerá-la como um método que permite análises qualitativas, a partir da observação das imagens obtidas através de fotografia, filme ou película. Porém, a partir da mensuração do deslocamento de segmentos, representados pelos pontos selecionados no corpo humano; do tempo, através da frequência de aquisição; e da massa, por procedimentos da antropometria, podemos derivar grandezas cinemáticas. Assim, sob um outro enfoque, a cinemetria pode contribuir para uma análise biomecânica quantitativa dos movimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (133.3 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com