TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia. A biomecânica

Tese: Ergonomia. A biomecânica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  Tese  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 3

Ergonomia

1. É o conjunto de conhecimentos científicos que visam estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho, às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

2. A Antropometria é o estudo das dimensões do corpo humano e é fundamental para a ergonomia, no desenvolvimento de máquinas, equipamentos e ferramentas que serão manuseadas pelo homem.

3. Num sentido mais restrito pode ser definida como a atitude ereta e bem balanceada do indivíduo em posição "normal". Para o contexto da biomecânica está mais relacionada a posição do corpo ou de um determinado seguimento seja este realizando alguma atividade ou não.

Ou seja, é a posição relativa da cabeça, do tronco e dos membros, seja em repouso ou em movimento.

4. A digitação é um exemplo de esforço repetitivo.

5. A biomecânica refere-se ao estudo do corpo humano considerando este como uma estrutura que funciona segundo as leis da mecânica. Para Micginnis (2002) é o estudo das forças e dos seus efeitos nos seres vivos: A biomecânica utiliza leis da física e conceitos de engenharia para descrever movimentos realizados por vários segmentos corpóreos e forças que agem sobre estas partes do corpo durante atividades normais de vida diária (FRANKEL & NORDIN, 1980).

Sendo assim a biomecânica avalia os movimentos de um organismo vivo e o efeito da força, seja empurrando ou tracionado sobre esse organismo.

6. Sensação de fraqueza generalizada ou exaustão ocorre normalmente após exercícios repetitivos, ou até mesmo por falta de condicionamento físico, quando os músculos são pouco utilizados.

7. O local ideal de trabalho tem que existir um ambiente confortável, com iluminação adequada, temperatura agradável, sem excesso de ruídos, com um bom aspecto, tem que estar sempre limpo e organizado.

8. LER (Lesões por Esforços repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

Onde LER/DORT é uma síndrome relacionada ao trabalho, caracterizada pela ocorrência de diversos sintomas, simultaneamente ou não, tais como: dor, parestesia, sensação de peso, fadiga de aparecimento insidioso, geralmente nos membros superiores, mas que também pode acometer os membros inferiores. Incluem várias doenças, entre as quais, tenossinovite, epicondilite, tendinite, síndrome do túnel do carpo, cistos sinoviais, bursite, dedo em gatilho.

9. Porque a ergonomia procura adequar o ambiente de trabalho ao trabalhador, proporcionando uma melhor realização de suas atividades diárias, evitando possíveis acidentes e lesões.

10. c) Encosto com forma levemente adaptada ao corpo para proteção da região lombar.

11. b) Sentar em cadeiras com encosto reto.

12. (x) Certo

13. (x) Certo

14. c) quando a tarefa exige elevado grau de concentração e destreza.

15. c) fazer pausas, alternando a posição, para evitar desajustes posturais.

16. e) adequar o trabalho ao homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com