TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brincadeiras E Jogos Indígenas Na Educação Física: Reflexões E Possibilidades

Por:   •  13/10/2023  •  Artigo  •  1.634 Palavras (7 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 7

BRINCADEIRAS E JOGOS INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES

Mário Celso Corrêa Júnior

Fábio Arnoni

        É de conhecimento dos professores da educação básica, o fato dos dispositivos formativos e legislações oficiais fomentarem o trabalho da educação das relações étnico-raciais, e em especial de matriz indígena, no âmbito escolar. Porém, é inegável que essa temática ainda aparece como algo desafiador para a maioria deles, sendo necessários muitos esforços voltados para sua efetivação na prática docente em geral e principalmente no componente curricular de Educação Física.

        Diante dessa conjuntura, o objetivo desse artigo é trazer possibilidades e reflexões acerca do trabalho de brincadeiras e jogos indígenas nas aulas de Educação Física, iniciando com uma prévia análise dos documentos oficiais que embasam esse conteúdo cultural tão importante para a educação e a formação integral dos estudantes.

         A Lei nº 11.645/ 2008 foi um marco legal, de fundamental importância para a educação básica, pois incluiu no Currículo Oficial do Ensino Fundamental e Ensino Médio, a obrigatoriedade da abordagem da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Legislação essa, que teve como um dos principais objetivos valorizar a contribuição desses povos originários, tanto no quesito social, quanto econômico e político, para a consolidação e formação da população brasileira.

        Com isso, os documentos oficiais, que tratam da Educação em território nacional, foram se adequando para contemplar essas diretrizes. Nessa linha, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, trouxe em suas competências gerais e também nos diversos componentes curriculares, menções relacionadas ao trabalho de atividades culturais indígenas ao longo da educação básica, visando à formação cultural, social e artística dos discentes (BRASIL, 2018).

        No componente curricular de Educação Física, para os anos iniciais do Ensino Fundamental, mais especificamente 3º ao 5º ano, a BNCC apresenta três unidades temáticas que englobam a matriz indígena, a saber: brincadeiras e jogos; dança; lutas.

Diante desses pressupostos, daremos ênfase às brincadeiras e jogos, que se apresentam como vertente central dessa discussão. Acerca desses conteúdos, a BNCC traz as seguintes habilidades a serem desenvolvidas durante as aulas de Educação Física:

(EF35EF01) Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.

(EF35EF02) Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os alunos em brincadeiras e jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana.

(EF35EF03) Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas.

(EF35EF04) Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis (BRASIL, 2018, p. 229).

        Diante desses aspectos expostos pelos documentos e legislações oficiais, fica cristalina a relevância da abordagem dessa temática, valorizando o patrimonial cultural indígena nas unidades escolares e especialmente no componente curricular de Educação Física.

Possibilidades para as aulas de Educação Física

A vista desse cenário, trataremos na sequência de algumas possibilidades de brincadeiras e jogos que podem ser utilizados por professores de Educação Física em suas aulas. Quando falamos em educação para as relações étnico-raciais e, em especial de matriz indígena, é indispensável à ênfase na contextualização dessas práticas, versando sobre seu valor cultural, bem como é necessário que haja uma ressignificação das mesmas, a fim de atribuir novos sentidos para estabelecer relações com o cotidiano dos alunos.

Jogo da Onça

        Esse jogo, de origem indígena, é também conhecido como Adugo e tem suas raízes históricas relacionadas às etnias Bororos – MT, Guarani – SP e Manchakeri – AC. Rotineiramente, nas aldeias, ele é jogado no chão, sendo que os povos utilizam pedras como peças (SARDINHA; GASPAR; MOLINA, 2011).

        Nas aulas de Educação Física, após uma contextualização prévia, o professor pode trabalhá-lo como um jogo de tabuleiro, feito em uma folha de papel ou até mesmo desenhado no chão, deixando-o, assim, mais próximo de suas origens. É disputado em duplas, onde seu tabuleiro é formado por um triângulo na parte de baixo e um quadrado na parte principal, como mostra a imagem ao lado.

        Ele é composto por quinze peças, sendo quatorze cachorros e uma onça. As peças podem ser fabricadas com papéis da mesma cor - para identificar os cachorros - e de cor distinta para a onça. As peças só podem se mover nas interseções das linhas, podendo andar apenas uma casa vazia por vez. Apenas a onça pode fazer capturas, pulando por cima do cachorro e caindo em uma casa vazia, parecido com a captura do jogo de damas. Os cachorros precisam fazer ações que busquem encurralar a onça deixando-a sem movimento. Caso isso aconteça o aluno que estiver jogando com os cachorros vence a partida. Caso a onça capture 5 cachorros, quem estiver jogando com a onça será o vencedor (SANTOS; VIANA, 2016).         [pic 1][pic 2]

[pic 3]

Arranca Mandioca

        Essa brincadeira, bastante divertida e adorada pelos alunos, ainda é muito pratica em diversas aldeias indígenas, sendo oriunda dos povos Guarani e Xavantes. Era muito utilizada para trabalhar a força nos praticantes (MEIRELLES, 2007).[pic 4]

        Para desenvolvê-la, o professor pedirá aos alunos para que formem uma fila sentados ao chão. O primeiro da fila será o “dono da roça” e ficará agarrado em um ponto fixo, que pode ser um pilar, uma árvore ou até mesmo a trave do gol. Os outros participantes devem segurar firmemente no companheiro da frente e assim sucessivamente, formando algo parecido com uma corrente. Quando o “dono da roça” der o sinal, um aluno, selecionado pelo professor tentará retirar as “crianças mandiocas” da fila, começando pela última.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (586.6 Kb)   docx (880.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com