TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características da Psicologia da Edducação

Por:   •  24/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

CLARETIANO

EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

GILBERTO IAMAUTI

RA 8061347

Possibilidades

Limitações

BEHAVIORISMO/ NEOBAHAVIORISMO

1 Apresentar ao aluno como deveria ser seu comportamento durante uma avaliação da matéria. Consequência do reforço positivo, uma recompensa ao aluno, aumentando a probabilidade de resposta no futuro.

2 Elogios para um determinado comportamento do aluno e que seja bem sincero com critérios claros perante a sala de aula.

3 Outra possibilidade: um aluno é levado à diretoria pelo seu comportamento inadequado e seus pais são chamados à escola Haverá uma consequência negativa, podendo ser retirado algo do aluno, aumentando uma resposta mais para frente.

1 Devido aos fatores conscientes  e sensoriais como: percepção, memoria, atenção e intencionalidade.

2 Necessidade de ter um reforço tanto positivo quanto o negativo para haver mudança no comportamento do individuo.

3 Pela necessidade do estimulo para se obter uma resposta

PSICANÁLISE

Existem duas possibilidades: Transferência positiva: aluno expressa sentimentos de amor ao professor.

Transferência negativa: ódio, desconfiança, inveja, competitividade.

Se um aluno, por alguma razão consciente ou não, não se sente à vontade com um professor, não conseguindo entender o que ele quer transmitir durante as aulas ou se tem algo que não goste nele, haverá dificuldades em aprender conteúdos da aula. .

O aluno pode ter transferido algo negativo para a figura desse professor e não consegue mais fixar o conteúdo da matéria.

Essas limitações fazem com que o professor não sabia como se comportar e, às vezes, são difíceis de reconhecê-las. Devido o fato de se tratar de questões do inconsciente muitas vezes pode ser difíceis de encontrar uma resposta, determinar a causa do problema e corrigi-las.

HUMANISMO

Criação de um ambiente que estimule o aluno a ficar motivado pela sala de aula e pela matéria. O professor tem consciência de suas atitudes e manter uma postura ética em relação a suas ações. Todos são iguais.

Não há uma metodologia ou estratégias de ensino.

GESTALT

A percepção deve ser levada em consideração, o cérebro humano seria dinâmico e usaria todas suas funções ao mesmo tempo. Neste sentido o aluno teria um melhor aprendizado usando sua percepção visual ou espacial.

Limitando a percepção visual ou espacial, poderia perder-se a capacidade de explorar outras perspectivas, de limitar-se a um desenvolvimento pouco criativo e carente de uma visão mais ampla do todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com