TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos do Corpo Humano

Por:   •  12/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.876 Palavras (24 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 24

Segundo o professor Nando Lúcio, na posição anatômica, o corpo avaliado necessita está ereto (de pé), calcanhares unidos, com os olhos volvidos para o horizonte, os pés igualmente devem estar apontados para frente e aprumados ao restante do corpo, braços estendidos e sobrepostos ao tronco e com as palmas das mãos voltadas para frente (os dedos estendidos e unidos). Necessitar compreender que não é a posição normal dos braços, que costumeiramente estariam em torção mais ou menos medial (com as palmas voltadas para o corpo). O corpo humano nesta posição pode ser desconectado conceitualmente em planos. O plano medial, sagital ou sagital medial passa através do eixo mais longo que cruza o corpo, dos pés até a cabeça; este plano separa o corpo em antímeros direito e esquerdo. O que quer que esteja situado próximo a este plano é chamado medial, e o que está longe dele, lateral. Um plano parasagital é paralelo ao plano medial, e muitas vezes dá-se a denominação de plano sagital ao plano medial. O plano frontal ou plano coronal passa também pelo eixo maior (dos pés à cabeça), mas é perpendicular ao plano medial, separando a frente do corpo, ou ventre, da parte de trás, ou dorso. Algo em posição à frente do plano frontal é chamadas antgerior, ao passo que algo situado atrás desse plano é chamado posterior. O plano horizontal, transverso ou axial atravessa o eixo menor do corpo, do dorso até o ventre , isto é, da posição posterior para a anterior. Denomina-se em superior e em inferior. Também encontramos as regiões dorsais ventrais. A posição anatômica é de extrema importância para a educação física, pois sem a anatomia, não seria possível entender o funcionamento celular ligado aos exercícios. São muitos os sistemas relacionados, mas podemos citar os sistemas: esquelético, cardiovascular, muscular e neurológico como fundamentais agentes. O melhor jeito de precaver lesões quando se pratica um esporte é estar sendo acompanhada por um profissional da Educação Física.

O corpo humano pode ser entendido em três partes caracterizadas, assim como nos esclarece o site Toda Matéria, para nossa melhor compreensão, são elas: cabeça, tronco e membros. Cada parte do corpo humano é desenvolvida por diferentes estruturas e sistemas, onde cada um tem seu papel particular: sistema ósseo, muscular, circulatório ou cardiovascular, digestório, nervoso, endócrino, imunitário ou imunológico, respiratório, urinário e reprodutor. Nenhum ser humano é igual a outro. Embora a variedade de atributos, todos temos um corpo semelhante. Todos nós temos as mesmas estruturas fundamentais e a mesma organização. Cabeça: A cabeça é desenvolvida pelo crânio e pela face. No interior do crânio encontra-se o cérebro. Na face estão os olhos, o nariz, a orelha e a boca. O cérebro é o órgão mais importante do sistema nervoso. É a sede dos atos conscientes e inconscientes, da inteligência, da memória, do raciocínio e das imaginações. Os olhos, o nariz, a orelha e a boca fazem parte dos órgãos dos sentidos, responsáveis por levar informações ao cérebro. Tronco: O tronco é constituído pelo pescoço, a nuca, o tórax, o dorso, a região glútea, o abdômen e o quadril. A maior parte dos órgãos que compõem o corpo humano situa-se no tronco, entre eles a laringe, a glândula tireoide, o coração, pulmões, fígado, pâncreas, estômago, intestino grosso e intestino delgado. No tórax estão localizados o coração, que é um órgão muscular que bombeia o sangue para as diversas partes do corpo, e os pulmões, órgão esponjoso responsável por oxigenar o sangue. Membros: Os membros dividem-se em superiores e inferiores. Os membros superiores são formados pelo ombros, braços, cotovelo, ante braços, pulso e mãos. Os membros inferiores são formados pela pelves, coxas, joelhos, pernas, tornozelos e pés. Os membros são responsáveis por toda a mobilidade do corpo humano.

A fim de estudar a disposição estrutural de vários órgãos, o corpo pode ser seccionado e diagramado de acordo com três planos basais de secção: sagital, frontal ou coronal e transversal. Plano Sagital: se amplia verticalmente ao longo do corpo dividindo-o em partes direita e esquerda. O plano sagital mediano é o plano sagital que passa longitudinalmente ao longo do plano mediano do corpo. Plano Frontal ou Coronal: também passa longitudinalmente ao corpo e divide-o em partes anterior (frontal) e posterior (dorsal). Plano Tranversal: também chamado de horizontal, divide o corpo em partes superior e inferior, conforme nos diz o site SanBiomédica.  

Segundo o site Só Biologia, os ossos dos membros superiores e inferiores ligam-se ao esqueleto axial por meio das cinturas articulares. Membros Superiores: Composto por braço, antebraço, pulso e mão. O braço só tem um osso: o úmero, que é um osso do membro superior. O antebraço é composto por dois ossos: o rádio que é um osso longo e que forma com o cúbito (ulna) o esqueleto do antebraço. O cúbito também é um osso longo que se localiza na parte interna do antebraço. A mão é composta pelos seguintes ossos: ossos do carpo, ossos do metacarpo e os ossos do dedo. Os ossos do carpo (constituída por oito ossos dispostos em duas fileiras), são uma porção do esqueleto que se localiza entre o antebraço e a mão. O metacarpo é a porção de ossos que se localiza entre o carpo e os dedos. Membros Inferiores: São maiores e mais compactos, adaptados para sustentar o peso do corpo e para caminhar e correr. Composto por coxa, perna, tornozelo e pé. A coxa só tem um osso - o fêmur - que se articula com a bacia pela cavidade catilóide. O fêmur tem volumosa cabeça arredondada, presa a diáfise por uma porção estreitada - o colo anatômico. A extremidade inferior do fêmur apresenta para diante uma porção articular - a tróclea - que trás dois côndilos separados pela chanfradura inter-condiliana. O fêmur é o maior de todos os ossos do esqueleto. A perna e composta por dois ossos: a tíbia e a fíbula (perônio). A tíbia é o osso mais interno e a fíbula é o osso situado ao lado da tíbia. Os dedos são prolongamentos articulados que terminam nos pés. O pé é composto pelos ossos tarso, metatarso e os ossos dos dedos. O metatarso é a parte do pé situada entre o tarso e os dedos. O tarso é a porção de ossos posterior do esqueleto do pé.

As junturas sinoviais, segundo o artigo do site Portal da Educação, são articulações do tipo mais comum, apresentam cavidades e o elemento que se interpõem entre os ossos, é o liquido sinovial. Os ossos desta juntura são unidos por uma cápsula articular. Apresentam grande mobilidade e são bastante complexas. As características comuns dessa juntura são cápsula articular, cavidade articular, líquido sinovial e membrana sinovial. A Cápsula articular representa o meio de união, lembrando um manguito de tecido conjuntivo que envolve a articulação prendendo nos ossos que se articulam. A cavidade articular é um espaço virtual contendo uma pequena quantidade de liquido sinovial. O Líquido sinovial lubrifica a articulação e é secretado pela membrana sinovial. A membrana sinovial reveste a cavidade articular. As articulações sinoviais ocorrem na maioria dos ossos do esqueleto apendicular. Antes de prosseguir é importante dizer que na articulação do tipo sinovial existe também uma estrutura chamada de superfície articular. Essa superfície são estruturas que entram em contato em uma juntura.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.3 Kb)   pdf (203.9 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com